"As pessoas não resistem às mudanças, resistem a ser mudadas"
                  # Graças à incompetência do Ministro Fernando  Haddad; que pensa que as coisas são tão simples assim, que o PIG (Partido  da Imprensa Golpista) aproveita as chances e usa e abusa de ser chamada  de "imprensa livre" que de livre não tem nada: ela é  direcional, parcial, e omissa nos casos que interessam;  tenta  desqualificar o ENEM que foi criado no Governo LULA para que todos  tivessem chances de ingressar no Ensino Superior de maneira justa e  igual. Antes de LULA, em cada 4 estudantes que cursavam cursos superiores,  3 eram de classe de alto poder aquisitivo; hoje, de cada 4que cursam  cursos superiores, 3 são de baixa renda.
                 # Esse levantamento mostra o crescimento de  oportunidades para todos os jovens brasileiros conseguirem realizar um  sonho; ter melhores condições de vida através da educação, estudando,  trabalhando, prestando concursos. E vem o Ministro Haddad, sabendo que no  ano passado "roubaram" os gabaritos das provas dentro da gráfica e vazou  para ao PIG, que não pensou duas vezes: caiu de pau em cima do ENEM, e  vem esse ano outra vez. Agora dizendo que a impressão das provas estava errada,  invertido  no  cabeçalho que prejudicou mais de 2 mil estudantes - isso em um  universo de 3 milhões e 200 mil estudantes, e o Fernando Haddad tenta  explicar numa posição inocente de que ninquém será prejudicado. Isso nós  sabemos, Sr. Ministro; mas que o que V.Exa não sabe é que tudo que as  elites dominantes querem nesse país é impedir que pessoas vindas lá do  extremo, da pobreza, tenham acesso à uma vida melhor. Isso eles jamais vão  aceitar, jamais. O Canal de TV RBS do PARANÁ (afiliada à rede GLOBO)  teve nessa terça-dia 16 novembro - no Jornal local, um comentário de um  jornalista da emissora jogando toda a sua RAIVA, seu ÓDIO, sua ARROGÂNCIA  contra os menos favorecidos terem acesso à uma vida melhor. Foi uma  coisa alucinante e sem surpresas, porque ele é o exemplo real do que  pensam os que se acham "os donos do Brasil". Lembro aqui que quando o  LULA nomeou um NEGRO e uma MULHER para o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)  foi como se desse uma flechada no peito da arrogância das elites ou  pseudo-elites desse país, que até hoje não aceitaram essa decisão.
                # Ano que vem, parece que teremos outro Ministro da  Educação. Esperamos que desde a saída das provas para serem imprimidas,  até a chegada na gráfica, que a POLICIA FEDERAL esteja ao lado e fique  dentro da gráfica 24 horas em revezamento, vigiando cada virgula cada  centimetro, tudo da impressão, conferir cada letra antes de serer  distribuidas as provas, pois HOJE NÓS TEMOS 84 UNIVERSIDADES FEDERAIS QUE  ADERIRAM AO ENEM, e vamos ter mais. Isso vai depender de não dar mais  "milho prá bode" como fizeram agora. NÃO podemos dar chances para esses reacionários, só querem o bem deles: são os grandes  derrotados dessa politica de crescimento do Brasil. E vamos sim  derrotá-los sempre que houver necessidade, porque ESSE PAÍS NÃO TEM DONO,  JÁ TEVE, MAS AGORA O BURACO É MAIS EMBAIXO.
Tenho dito.
Tenho dito.
               - Saudações tricolores - a gente volta! 
Sergio Levenhagen
- Um abraço prá Kátia Marina, minha irmã, pelo seu aniversário  agora nesse mês.