Peregrinaçăo à Nhá Chica
 A  Associação Terra das Águas (Movimento Viva São Lourenço Viva), o  Serviço Autônomo de Turismo (Servtur) e a Fundação Municipal de Cultura  (Fumdec) já começaram a organizar a 14ª Peregrinação à Nhá Chica. Como  ocorre tradicionalmente, o início oficial da caminhada de 33 Km de São  Lourenço à Baependi, ocorre no dia 1º de maio, às 5h da manhã, depois da  benção, na praça da Igreja Matriz.
Os  peregrinos têm dois pontos de partida: a igreja Matriz ou a capelinha  de Nhá Chica, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A estrutura montada  pela organização da peregrinação começa a funcionar às 5h. Em tendas  montadas pelo caminho, atiradores do Tiro de Guerra fazem distribuição  de água, mas também existem pontos para medição de pressão.
No  ano passado, pouco mais de 1300 peregrinos passaram entre 5h e 13h pela  tenda responsável pela contagem oficial, localizada na entrada da  cidade de Baependi. Mas, de acordo com o presidente do Servtur, Sidney  Cabizuca, mais de 1500 pessoas fizeram a caminhada em 2010. “Muita gente  saiu no início da madrugada”, diz. A peregrinação atrai pessoas de toda  a região, além de turistas que aproveitam o feriado (esse ano cai no  domingo) para fazer a caminhada. Os 33 km de estrada de chão cortam as  áreas rurais dos municípios de São Lourenço, Soledade, Caxambu e  Baependi. O caminho, na maior parte do tempo, tem pouca inclinação. Os  trechos mais difíceis são no começo, entre São Lourenço e Soledade, e no  final, entre Caxambu e Baependi, onde a estrada tem muitas pedras e  pouca sombra.
A  peregrinação tem o apoio das prefeituras dos quatro municípios, da  Congregação Irmãs Franciscanas do Senhor e de diversas entidades civis e  militares.
