Poluição Sonora 
Recebemos um artigo interessante, que ilustra de forma clara e objetiva a interpretação legal  aplicada às questóes que envolvem denúncias de poluição sonora. Por se tratar de um assunto que ainda gera polêmica na cidade de Caxambu, transcrevemos aqui o artigo, com o objetivo de ampliar o conhecimento de nossos leitores:
"Ministério Público de PE lança cartilha de  combate à poluição sonora"
"Uma  ótima iniciativa do Ministério Público de PE foi lançar uma Cartilha sobre  combate à poluição sonora. Toda ilustrada e colorida, o impresso vem também com  um CD-Rom com modelos de cartas, petições, boletins de ocorrência, para  facilitar o trabalho tanto de quem é vítima quanto de quem tem a tarefa de  combater a poluição.
O  material foi criado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio  Ambiente (Caop Meio Ambiente), sob a coordenação do promotor de Justiça André  Silvani.
Clique em http://www.mp.pe.gov.br/ uploads/ pRz2SUN60BKLnkUfg5nRtQ/ cartilha_poluicao_sonora.pdf  e baixe a cartilha em PDF. As cartilhas serão distribuídas para quem solicitar  pelo email caopmape@mp.pe.gov.br.
A  poluição sonora é, atualmente, uma dos maiores motivos de reclamações da  população ao Ministério Público. Em vários municípios, os promotores vêm atuando  contra o problema, seja cobrando a atuação dos órgãos de controle, seja emitindo  recomendações ou realizando termos de ajustamento de conduta com os poluidores.  Causadora de estresse e até de confrontos entre vizinhos, a poluição sonora é  considerada um problema de saúde pública e de segurança.
SAIBA  MAIS
Até  que horas posso fazer barulho?
Pouco  importa se é manhã, tarde, noite ou madrugada. As leis sobre poluição sonora  visam à proteção do sossego, do trabalho e da saúde, em qualquer que seja a  hora.
Somente  sons ou ruídos muito altos geram poluição sonora?
Não.  Tudo vai depender do contexto. Se o som ou ruído que você produz de algum modo  alcança os ouvidos do seu vizinho, este é quem poderá dizer se isso é ou não  aceitável.
O  que eu devo fazer quando vítima da poluição  sonora?
Antes  de tudo, manter a calma. Se existir, seguramente, espaço para um diálogo direto  com o poluidor, esse deve ser o primeiro passo. Caso não haja resultado,  procurar um dos órgãos de controle (polícias Militar e Civil, Ministério  Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e órgãos  municipais).
O  que eu devo fazer para não incomodar a  vizinhança?
O som  que você emite deve ser contido dentro do ambiente que pertence a você. Há  soluções acústicas para todos os casos, muitas vezes a custo  baixo.
Poluição  sonora é crime ou contravenção?
Poderá ser uma coisa ou outra. Será um  crime quando afetar a saúde de alguém; será uma contravenção penal sempre que  comprometer o trabalho ou o sossego das pessoas.
Posso  ser preso por incomodar alguém com ruídos?
Sim.  A poluição sonora, além de uma infração administrativa sujeita a multa também é  considerada uma infração penal passível até de prisão em  flagrante.
redação: Andréa Pessoa, com informações  da comunicação do MPPE"