AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 30 de setembro de 2012

Nota: Direção do Hotel Glória de Caxambu

Caxambu  Eleições 2012

“SENHORAS E SENHORES CIDADÃOS CAXAMBUENSES,  COM MUITO RESPEITO A TODOS OS CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO DESTE MUNÍCIPIO, NAS ELEIÇÕES PRÓXIMAS, VENHO EXTERNAR NOSSA SINCERA PREFERÊNCIA PELA VITÓRIA DO MAIS PREPARADO E QUALIFICADO CANDIDATO A OCUPAR A PRINCIPAL CADEIRA POLÍTICA DESTA COMARCA.
QUE ESTE CONSIGA COLOCAR EM PRÁTICA SUAS PROPOSTAS DE GOVERNO, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO DO MUNÍCIPIO, ASSIM COMO, DESEMPENHE AÇÕES VITORIOSAS, COM BASE EM PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS, DE HONESTIDADE, SINCERIDADE, TRANSPARÊNCIA, E ACIMA DE TUDO RESPEITO A TODO O POVO DE CAXAMBU.
O HOTEL GLÓRIA PRESTIGIARÁ E APOIARÁ O FUTURO PREFEITO DE CAXAMBU, A PARTIR DE JANEIRO DE 2013, PAUTANDO NA MAIS HONESTA ORDEM E PROFISSIONALISMO, SE COLOCANDO COMO PARCEIRO, DEFENSOR E PROPAGADOR DO CRESCIMENTO DO TURISMO LOCAL E REGIONAL.
EM NOME DA DIRETORIA, DAS GERÊNCIAS E DE TODOS OS DEMAIS COLABORADORES DO HOTEL GLÓRIA, REAFIRMO NOSSA ISENÇÃO DE APOIO POLÍTICO, POR ACHARMOS RELEVANTE A LIVRE EXPRESSÃO DEMOCRÁTICA.”

MUITO OBRIGADO,

CHRISTIANO CHAVES DO CARMO
DIRETOR
HOTEL GLÓRIA S/A 


 

Nota de Falecimento

Eduardo de Almeida Lima

Eduardo de Almeida Lima - foto: Câmara Nova







Registramos com pesar o falecimento do ex-vereador e amigo, Eduardo de Almeida Lima, ocorrido na manhã deste domingo em Belo Horizonte. 
Uma grande perda para Caxambu.


Videos da Web

Canal do Otário: GOL 1.0 - Volkswagen 

Como um automóvel produzido no Brasil consegue ser vendido no México pela metade do preço que é vendido aqui?


Fonte: Canal do Otáriohttp://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4&list=UU_08jhZG1YSX3nxMVgQcc5w&index=5&feature=plcp


Dia da Secretária


sábado, 29 de setembro de 2012

DJ Peroba é internado em estado grave

DJ Peroba

O grande DJ Peroba está internado em São Paulo, com sério problema de saúde. Nosso querido amigo Peroba passou mal há alguns dias e ficou internado em São Lourenço por 4 dias, quando foi diagnosticado um tumor muito grave em seu sistema urinário. Ele então foi transferido para São Paulo, onde se encontra internado.
O DJ Peroba é um ícone em toda a região, o maior e melhor DJ de todos os tempos do Sul da Gerais.
Nós, do jornal Polêmica, e do Jornal Arte3, queremos pedir a todos os amigos que façam uma corrente oração para o nosso irmão Peroba, para que ele saia dessa difícil situação em que se encontra. Ao irmão Peroba nossos sinceros votos de melhora, e que volte rápido para alegrar as festas de nossa região.

 Fonte: Jornal Polêmica 

 http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7314650197649674306#editor/target=post;postID=459988587621166836

CARLOS ALBERTO PARREIRA VISITA JUIZ DE FORA COMO CONSULTOR DA SECOPA


Ex-técnico da Seleção Brasileira avalia infra-estrutura das cidades candidatas a centros de treinamento; ele vai ajudar a atrair seleções ao Estado. O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, visitou, nesta quinta-feira (27), as instalações esportivas de Juiz de Fora. O especialista foi contratado como consultor da Secretaria Especial da Copa (Secopa) para atrair seleções ao estado de Minas Gerais. Parreira, acompanhado do secretário interino da Secopa, Fuad Noman, e do prefeito Custódio Matos, começou a jornada no haras do município de Matias Barbosa, seguiu para o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e terminou a agenda no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Juiz de Fora e Matias Barbosa fazem parte da primeira versão do catálogo da FIFA com Centros de Treinamento de Seleções (CTS), que são os locais onde as seleções treinam cerca de três semanas antes dos jogos oficiais. Belo Horizonte, Ipatinga e Uberlândia completam a lista de cidades mineiras pré-selecionadas pela FIFA. Outras duas versões da publicação devem ser divulgadas em 2013. Entretanto, cabe às seleções de futebol a escolha dos locais de treinamento e hospedagem.
Critérios
Parreira apontou três critérios fundamentais utilizados pelas equipes. “É essencial que as cidades ofereçam segurança, confiança e privacidade. Além disso, é óbvio que o local deve ter um bom centro de treinamento, um bom aeroporto e bons locais de hospedagem. As seleções, normalmente, não procuram luxo, mas conforto. Tem que ser amor à primeira vista”, detalhou o ex-treinador, que já participou de nove Copas do Mundo.O consultor da Secopa fez, ainda, uma boa avaliação da visita. “A localização de Juiz de Fora é um fator favorável”, disse. Parreira visitará em breve as cidades de Uberlândia e Ipatinga. O secretário Fuad Noman destacou o nível das demais instalações de Minas na disputa para atrair seleções durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. “Temos várias alternativas de alto padrão em nosso estado. É preciso que todos se comprometam, porque será um momento em que atrairemos milhares de pessoas. Por isso, Parreira está nos auxiliando nessa tarefa de identificar os aspectos que precisam ser melhorados”, reiterou. Em Minas, permanecem como candidatas a CTS as cidades de Araxá, Patos de Minas, Sacramento, Caxambu, Extrema, Poços de Caldas, Varginha, Caeté, Lagoa Santa, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Montes Claros, Sete Lagoas e Uberaba. O estado já recebeu visita de delegações internacionais de futebol de seis países: Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Alemanha e Colômbia. O secretário municipal de Esporte e Lazer de Juiz de Fora, Renato Miranda, lembrou que a cidade se prepara com muita expectativa, desde 2009, para a realização do evento esportivo de 2014. “Já realizamos e participamos de seminários e criamos um grupo específico para lidar com os assuntos da Copa do Mundo. A cidade está muito bem localizada, assim como nosso aeroporto e o estádio municipal, que não exige deslocamentos longos”, observou.

Fonte: Correio dos Lagos 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hipertensão Arterial é assunto de palestra no Hospital São Camilo

Classificada como uma das patologias crônicas mais frequentes entre a população brasileira, a hipertensão arterial é responsável por uma estatística de morte que assusta o país, mata duas vezes mais que o câncer, três vezes mais que acidentes e seis vezes mais que infecções, incluindo a AIDS. O assunto foi discutido no Hospital São Camilo de Caxambu, em palestra proferida pela nutricionista Greyce de Barros.

Ela explica que a redução no consumo do sal é um importante fator para controlar a pressão, além da prática de exercícios físicos, controle do peso e consultas regulares ao médico. A hipertensão é caracteriza pela elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais, sendo: 120/80 mmHg.

“Os riscos associados a essa elevação são consideráveis, como infartos, derrames, insuficiência cardíaca, entupimentos e obstrução das artérias e vários outros de acordo com outros problemas de saúde que o hipertenso pode desenvolver. Quem possui histórico familiar deve ter cuidados dobrados”, afirma a nutricionista.

Um dos grandes desafios é a conscientização das pessoas, já que a doença é silenciosa e nem sempre possui sintomas visíveis. Greyce lembrou a importância dos Chuck-ups anuais e exames de rotina para detectar alterações.

Hospital São Camilo é contemplado com doação de materiais de pintura

A empresa Coral contemplou o Hospital São Camilo de Caxambu com a doação de 180 litros de tinta e 180 litros de massa corrida para novas pinturas na estrutura do Hospital. Os materiais doados irão favorecer a estética da infraestrutura.

O diretor administrativo, Sérgio Catardo, acredita que a parceria é fundamental para o crescimento da instituição e colocou placas para registrar o agradecimento. “Todas as doações que o Hospital recebe, são para contemplar a comunidade. Agradecemos a parceria com a Coral”, afirmou Sérgio.

Novo Curso - Desenvolvimento de Líderes


A mudança Começa em Você


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"O ESTRANHO"
 
Alguns anos depois que nasci, meu pai conheceu um estranho, recém-chegado à nossa pequena cidade.
Desde o princípio, meu pai ficou fascinado com este encantador personagem, e em seguida o convidou a viver com nossa família.
O estranho aceitou e desde então tem estado conosco.
Enquanto eu crescia, nunca perguntei sobre seu lugar em minha família; na minha mente jovem já tinha um lugar muito especial.
Meus pais eram instrutores complementares:
Minha mãe me ensinou o que era bom e o que era mau e meu pai me ensinou a obedecer.
Mas o estranho era nosso narrador.
Mantinha-nos enfeitiçados por horas com aventuras, mistérios e comédias.

Ele sempre tinha respostas para qualquer coisa que quiséssemos saber de política, história ou ciência.
Conhecia tudo do passado, do presente e até podia predizer o futuro!
Levou minha família ao primeiro jogo de futebol.
Fazia-me rir, e me fazia chorar.

O estranho nunca parava de falar, mas o meu pai não se importava.
Às vezes, minha mãe se levantava cedo e calada, enquanto o resto de nós ficava escutando o que tinha que dizer, mas só ela ia à cozinha
para ter paz e tranquilidade. (Agora me pergunto se ela teria rezado alguma vez, para que o estranho fosse embora).
Meu pai dirigia nosso lar com certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentia obrigado a honrá-las.

As blasfêmias, os palavrões, por exemplo, não eram permitidos em nossa casa? Nem por parte nossa, nem de nossos amigos ou de qualquer um que nos visitasse. Entretanto, nosso visitante de longo prazo, usava sem problemas sua linguagem inapropriada que às vezes queimava meus ouvidos e que fazia meu pai se retorcer e minha mãe se ruborizar.
Meu pai nunca nos deu permissão para tomar álcool. Mas o estranho nos animou a tentá-lo e a fazê-lo regularmente.
Fez com que o cigarro parecesse fresco e inofensivo, e que os charutos e os cachimbos fossem distinguidos.
Falava livremente (talvez demasiado) sobre sexo. Seus comentários eram às vezes evidentes, outras sugestivos, e geralmente vergonhosos.
Agora sei que meus conceitos sobre relações foram influenciados fortemente durante minha adolescência pelo estranho.
Repetidas vezes o criticaram, mas ele nunca fez caso aos valores de meus pais, mesmo assim, permaneceu em nosso lar.
Passaram-se mais de cinquenta anos desde que o estranho veio para nossa família. Desde então mudou muito; já não é tão fascinante como era ao principio.
Não obstante, se hoje você pudesse entrar na guarida de meus pais, ainda o encontraria sentado em seu canto, esperando que alguém quisesse escutar suas conversas ou dedicar seu tempo livre a fazer-lhe companhia...
Seu nome?
Nós o chamamos Televisor...
Pede-se que este artigo seja lido em cada lar.
Obs.:

Agora, este Televisor tem uma esposa que se chama Computador, e um filho que se chama Celular!
Acho que devemos ter muito cuidado com estes dois novatos, já que o primeiro foi a lareira da sala de visitas de nossas vidas, onde queimamos nossas raízes...



Compartilhado por Sandra Amaral - via e-mail

Faculdade Victor Hugo - São Lourenço - MG

Campanha para adoção de animais


Frio bate novo recorde nas capitais do Sudeste

A grande e forte massa de ar polar que entrou no Brasil trouxe frio rigoroso para esta primeira semana de primavera. A madrugada desta quinta-feira, 27 de setembro, foi com frio recorde em todas as capitais do Sudeste. Em São Paulo e Belo Horizonte, a temperatura ficou abaixo dos 10ºC.

São Paulo
gelou! A temperatura mínima foi de 8,7ºC no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet. O recorde anterior era de 8,8ºC, em 15 de julho. No ano passado, a temperatura chegou a 8,5ºC, em 2 de setembro. O recorde absoluto de frio em setembro, no Mirante de Santana, é de 2,3ºC, em 15 de setembro de 1943.

Em
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o Inmet registrou uma temperatura mínima de 9,9ºC, no centro da cidade. O recorde anterior era de 11,2ºC, em 19 de julho.

Vitória
, capital do Espírito Santo, a temperatura mínima na madrugada desta quinta-feira foi de 16,2ºC. O recorde anterior era de 17,1ºC, registrados em 1 de setembro e 10 de agosto.

O frio polar pegou o
Rio de Janeiro com muita intensidade também. Na Praça Mauá, no centro da capital fluminense, a temperatura mínima foi de 14,8ºC, a mais baixa do ano. O recorde anterior neste local era de 15,9ºC, em 20 de julho. A estação meteorológica que fica no Alto da Boa Vista registrou 11,5ºC, mas o recorde de frio deste ano é de 11,4ºC, em 10 de julho.

A madrugada desta sexta-feira ainda será de frio intenso no Sudeste e novos recordes poderão ocorrer nas capitais dos Estados. O frio será bastante intenso nas áreas serranas e pode gear na Mantiqueira.


O ar polar intenso começa a se afastar do Sudeste no fim de semana, o que vai permitir rápida elevação da temperatura. As noites serão menos frias e durante a tarde já se terá a sensação de calor, especialmente no domingo.


 Fonte: ClimaTempo
 http://www.climatempo.com.br/noticias/114050/frio-bate-novo-recorde-nas-capitais-do-sudeste/

Previsão do Tempo para Caxambu - MG

 http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/731/caxambu-mg

Mulher é agredida a mordidas após briga de vizinhos em Caxambu

Segundo a polícia, mulher foi abordada na rua e recebeu as mordidas.  Agressora fugiu e ainda não foi encontrada.

Uma mulher de 59 anos foi agredida a mordidas por uma vizinha na noite desta quarta-feira (26) no bairro Trançador, em Caxambu (MG). Segundo a Polícia Militar, a dona de casa disse que caminhava pela rua quando foi abordada pela agressora, que a agarrou e deu mordidas no rosto dela e no polegar da mão direita.
Após as agressões, a mulher fugiu e até esta publicação, ela não havia sido encontrada. Conforme a polícia, o motivo da agressão seria uma briga entre elas.

Do G1 Sul de Minas
 http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/09/mulher-e-agredida-mordidas-apos-briga-de-vizinhos-em-caxambu-mg.html

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleições 2012

RESULTADO DO JULGAMENTO DE MARCUS NAGIB GADBEM EM 25 09 NO TRE-MG:
AGRAVOS RETIDOS E ACOLHIDOS EM PARTE OS EMBARGOS NOS TERMOS DO RELATOR DESEMBARGADOR WANDER MAROTTA.

 
FORMA NEGADOS PROVIMENTOS AOS DOIS
VEJA A INTEGRA DO VEJA A INTEGRA DO VOTO NO LINK E DEPOIS CLIQUE EM "VOTO"
 http://www.tre-mg.jus.br/aplicativos/php/divulga_plenario/index.php?acao=processos_sessao_rcan&nomenu=true&dia=25%2F09%2F2012&numero=181&dt_composi=25%2F09%2F2012+-+18%3A00
 http://www.tre-mg.jus.br/aplicativos/php/divulga_plenario/index.php?acao=processos_sessao_rcan&nomenu=true&dia=25%2F09%2F2012&numero=181&dt_composi=25%2F09%2F2012+-+18%3A00
Compartilhado por  Júlio Leite
 
A assessoria do candidato informou que entrará com recurso junto ao TSE para continuar na disputa para as eleições de 2012
 http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/abrirTelaPesquisaCandidatosPorUF.action?siglaUFSelecionada=MG
Caxambu E Região Cvb
Prosseguindo com as reuniões com os candidatos a prefeito de Caxambu, hoje-26.09.2012, o Caxambu e Região Cvb encontrou-se com o candidato a prefeito Guilherme Pereira, na sede do Caxambu Convention. Na foto, o presidente da entidade - Fili
pe Condé Alves, juntamente com o presidente do Sindicato de Hotéis - Amaro Gadbem, entrega ao candidato Guilherme Pereira o CADERNO DE IDÉIAS, com propostas para o turismo (Parque das Águas, Balneário e Aeroporto), Centro de Convenções, Meio Ambiente e Educação.
Compartilhado por 
    Caxambu E Região Cvb

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Documento Histórico - fotos antigas de Caxambu

Antigo Hotel Prado 
(extinto)
Repare no detalhe: os dois homens em primeiro plano estão cavando o canal do Rio Bengo.
 Mais ao fundo, dentro do Parque das Águas, pode ser visto o pavilhão primitivo da Fonte Leopoldina.


O Hotel Prado foi construído pelo Sr. José Luís do Prado, depois foi vendido ao Sr. José Divino Nogueira de Sá e passou a chamar-se de Hotel Nogueira de Sá. Este vendeu ao Sr.  Capitão João Carlos Vieira Ferraz,  que veio  de Barra Mansa e o adquiriu juntamente com Américo Brasil, quando passou a ser  chamado de Hotel Caxambu. Mais tarde, em 1883, passou a chamar-se Hotel João Carlos, posteriormente Hotel da Empresa Mayrink (depois que o Conselheiro Mayrink o comprou), depois Hotel Universo e Parque Hotel. Atualmente, o terreno corresponde à área ocupada pelo Supermercado Carrossel e as lojinhas do Parque das Águas.
O Sr. Capitão João Carlos Vieira Ferraz foi quem construiu o atual Palace Hotel de Caxambu – MG.
  
Colaboração: Pepe
Caxambu E Região Cvb promove reuniões com candidatos a prefeito de Caxambu
Rodrigo Condé e Amaro Gadbem com o Camdidato Jurandir, sua esposa Néia, e seu vice, Beto
Prosseguindo com as reuniões com os candidatos a prefeito de Caxambu, na sexta-feira-21.09.2012, o Caxambu e Região Cvb encontrou-se com o candidato a prefeito Jurandir Belini, no comitê do candidato. O primeiro encontro, oficialmente agendado, foi cancelado pela coordenação da campanha do candidato por motivo de força maior. Na foto, o presidente da entidade - Filipe Condé Alves, juntamente com o presidente do Sindicato de Hotéis - Amaro Gadbem, entrega ao candidato Jurandir Belini o CADERNO DE IDÉIAS, com propostas para o turismo (Parque das Águas, Balneário e Aeroporto), Centro de Convenções, Meio Ambiente e Educação.
 Compartilhado por  Caxambu E Região Cvb

Poços de Caldas

Prédio de complexo de prefeitura é isolado após ameaça de bomba

Criminosos tentaram explodir caixa eletrônico em Poços de Caldas (MG).
Gate vai retirar bananas de dinamite que foram abandonadas no local.

 O prédio do Complexo Santa Cruz, onde funcionam as secretarias municipais de Poços de Caldas (MG), está isolado na manhã desta segunda-feira (24) aguardando a chegada do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar. Eles vão retirar duas bananas de dinamite que foram abandonadas no local por criminosos que tentaram explodir um caixa eletrônico na noite deste domingo (23).

Segundo a Polícia Militar, três homens armados tentaram arrombar o caixa. Eles chegaram no complexo, renderam um guarda municipal e tentaram arrombar o equipamento, que fica no corredor do prédio. Eles perfuraram o caixa, mas não chegaram a instalar as bananas de dinamite. Depois, eles fugiram sem levar nada. A polícia foi chamada depois que o guarda municipal se soltou.

Fonte: G1
 http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/09/predio-de-complexo-de-prefeitura-e-isolado-apos-ameaca-de-bomba.html

 

domingo, 23 de setembro de 2012

Banda Kely Kris   

"Porque Brigamos" 

 GRAVAÇÃO DO DVD NO HOTEL GLÓRIA CAXAMBU


Banda Kely Kris - Eu Te Amo 

CONTATO:
031 99544116

Compartilhado por 

sábado, 22 de setembro de 2012

Eleições 2012

Carros de som são as principais queixas em Caxambu

  Daniela Maria


A principal queixa dos moradores de Caxambu, de acordo com Cartório Eleitoral da cidade, são os carros de som. Segundo o analista da justiça Eleitoral, Mario Lucas da Silva Veloso, a unidade recebe em média quatro representações semanais. Na cidade a principal denuncia que o órgão recebe é por propaganda irregular dos carros de sons.

Caxambu, cidade Sul Mineira com aproximadamente 22 mil habitantes, tem na disputa para a vaga do Executivo seis candidatos. Na disputa pelas 11 cadeiras do legislativo estão 101 candidatos. 


Fonte: Estado de Minas
 http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/eleicoes/eleicoes-sul/2012/09/21/noticias_internas_eleicoes,318981/carros-de-sons-sao-as-principais-queixas-em-caxambu.shtml
Água Mineral em lata será novo produto mineiro

Última das três marcas do Sul de Minas resgatadas pela Copasa, Lambari volta ao mercado em março, depois da reformulação completa da fábrica. Próximo passo vai ser a exportação
Marta Vieira

Garrafas exibem os rótulos antigos das águas minerais Araxá, relançada em julho deste ano e Lambari, que volta ao mercado no início de 2013
 Última representante do famoso Circuito das Águas, no Sul de Minas Gerais, a ser resgatada pelo programa de revitalização das águas minerais conhecidas na região desde o século 18, a marca Lambari voltará a ser produzida em março de 2013. Além das versões de 310 e 500 ml na garrafa PET, a bebida poderá surpreender os concorrentes embalada em latas de alumínio, projeto em estudo na Copasa Águas Minerais de Minas Gerais, subsidiária da companhia mineira de saneamento que assumiu as fontes e as unidades de envase há cerca de sete anos. A reestruturação da fábrica de Lambari começou duas semanas atrás, com conclusão prevista para dezembro de um investimento de R$ 3 milhões, informou ontem o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

Toda a planta industrial será revisada e readequada conforme as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e receberá equipamentos, boa parte deles já adquirida. Do recurso orçado, resta um aporte de R$ 900 milhões, que será destinado à adequação física das instalações, com capacidade para envasar 8 mil litros por hora. A montagem mecânica deverá se estender de janeiro a meados de fevereiro para que o primeiro carregamento chegue no mês seguinte aos consumidores de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Ricardo Simões, o foco principal das vendas é o mercado paulista, onde as outras marcas já são comercializadas. A água mineral Caxambu foi a primeira a ser repaginada e retornar ao consumo, em 2008, seguida da Cambuquira, em 2011, e da Araxá, em julho deste ano. A Copasa vai completar um desembolso de R$ 30 milhões, iniciado em 2006, na revitalização das fontes e relançamento das bebidas.

A partir de 2013, revela Ricardo Simões, o desafio será mirar o mercado externo, especificamente as vendas na América do Sul. “Concluídos os projetos de revitalização e diante da boa aceitação do mercado, aí então vamos partir para avaliar a viabilidade das exportações”, disse o presidente da Copasa. A companhia aposta na qualidade das águas minerais de Minas como mote frente à concorrência, tendo em vista se tratar de um negócio pequeno. Afinal, a capacidade total de envase alcança 36 mil litros por hora. Na engarrafadora da marca Araxá, a empresa poderá trabalhar com um acréscimo de 4 mil litros por hora.

Oportunidade


“Os nossos objetivos nesse negócio sempre foram recuperar um patrimônio que faz parte da história de Minas Gerais e atrelar as marcas às oportunidades que a Copasa pode ter fora do estado”, disse Ricardo Simões. Naturalmente gasosa, a água Lambari tem características físico-químicas associadas à bebidas energéticas. Entre as histórias reproduzidas por gerações no Circuito das Águas, as cidades de Lambari e Caxambu disputam o mérito de suas fontes terem curado a princesa Isabel, em 1868, de uma suposta infertilidade. Ela e o marido, Louis Philippe Marie Ferdinand Gaston, o conde d’Eu, teriam desfrutado durante quatro meses das águas do Sul de Minas.

As fontes de Lambari foram descobertas em 1780 e, conforme a lenda local, seus poderes energéticos atraíram figuras ilustres como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Wenceslau Braz e Hermes da Fonseca. Dentro do programa de reativação da produção das águas, a Copasa passou a produzir em janeiro as garrafas PET usadas no envase das marcas Araxá e Caxambu.


Fonte: 

 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tutela do patrimônio hídrico do Sul de Minas

Poços de Caldas: Diga não à destruição das águas termais!


Por que isto é importante

Poços de Caldas, conhecida estância termal do Sul de Minas Gerais. A cidade cresceu em função da descoberta e utilização terapêutica destas águas termais e sulfurosas, que atraíam pessoas de diversas regiões para tratar de problemas da pele (século XIX). Daí a origem de seu nome. A cidade possui dois balneários termais em funcionamento (Thermas Antônio Carlos e Balneário de Macacos) que atraem turistas de todas as partes.
Em 2007 o município desapropriou uma área localizada em Zona Rural de Proteção Ambiental (ZRPA), assim determinada pelo Plano Diretor, onde está localizado o córrego Várzeas de Caldas. O intuito desta desapropriação foi o de ali implantar o "Paço Municipal", com o objetivo de agregar Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e atividades correlatas, inclusive Centro de Convenções. O citado córrego localizado na área desapropriada possui fraturamento em seu leito que permite a recarga das águas termais e sulfurosas (estudos CETEC-MG e IPT). De acordo com estes estudos, as águas penetram em um complexo sistema de fraturamento, e percorrem uma distância bastante profunda, para aflorar, após longo período, nas fontes que abastecem os balneários localizados no centro da cidade. Além disto, o córrego também é manancial de abastecimento de água potável e a área onde o mesmo se localiza é área de recarga de águas pluviais, o que minimiza o impacto das chuvas sobre os bairros localizados a juzante, que sofrem com enchentes em épocas de chuvas. Foi pelas características do córrego e da área de entorno que a mesma foi designada como área de proteção ambiental.
Desde julho/2011, duas ações tramitam na Justiça. Uma foi impetrada por uma ONG regional (ADISMIG) e outra pelo Ministério Público de MG. Elas pedem que o Executivo proceda ao licenciamento ambiental do empreendimento, inclusive com pedido de liminar para paralisação de obras, entretanto nenhuma liminar foi concedida. A Câmara Municipal faz vista grossa à lei municipal que determina que o licenciamento ambiental para o empreendimento seja feito. Estranhamente, o Poder Judiciário acatou na semana passada um Mandado de Segurança impetrado pelo Executivo, com a argumentação dos prejuízos pecuniários decorrentes da paralização da primeira obra iniciada na área (prolongamento da estrada da Cachoeirinha, que dá acesso ao terreno desapropriado), e que foi embargada pela Polícia Militar Ambiental, em fev/2012, por intervenção em APP, sem autorização de órgão competente.
Caso concretizadas as obras pretendidas e que já estão em andamento, suas consequências serão sentidas pela atual e futuras gerações.
O sistema de abastecimento das águas termais e sulfurosas poderá ser prejudicado. O sistema de abastecimento de água potável poderá ser comprometido. Bairros lindeiros poderão sofrer ainda mais as conseqüências decorrentes de enchentes. Problemas urbanísticos de diversas ordens poderão demandar investimentos do Poder Público para minimizar os danos. E a cidade dificilmente logrará êxito na promoção de um crescimento equilibrado e sustentável, conforme previsto e almejado pelo Plano Diretor do município.




Fonte: Aavaz.org

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Documento Histórico - fotos antigas de Caxambu

Antiga fonte Dom Pedro



Colaboração: Pepe

Charge3 - Os filósofos caipiras

Já escolheu seu candidato?

 

 Nota da Redação:

De acordo com a informação compartilhada há pouco por amigos no facebook, Flávia já teria feito contato por telefone com a família, informando que está passando bem.
Vale registrar a rapidez e eficiência para a transmissão de informações através das redes sociais para colaborar em casos como este
(Atualizado as 15hs 16min)


Pessoa desaparecida
Flávia Oliveira Gomes dos Santos 



Segundo nota divulgada pelo site da PM regional: na noite desse sábado, compareceu ao Quartel da Polícia Militar um cidadão de 35 anos, Técnico em Informática, o qual relatou que sua esposa Flávia Oliveira Gomes dos Santos, de 25 anos, atendente, estava desaparecida desde o dia 14/09/12, sexta-feira.


O solicitante informou que Flávia saiu para trabalhar por volta das 11h e não retornou, não sendo vista por parentes ou amigos.


O solicitante também disse que na data do desaparecimento, sua esposa teve um desentendimento familar com o pai dele.

Ele disse que Flávia não apresenta qualquer problema de saúde, não faz uso de medicamentos e não é pessoa sequestrável ou que tenha inimigos.

Ela possui as seguintes características: cabelos loiros, olhos verdes, 1,68 altura e pele branca.

O solicitante foi orientado quanto as demais providências cabíveis.

Dicas PM:

* Se você conhece Flávia ou tem alguma informação que possa ajudar a encontrá-la, ligue 190.

http://www.pmmg.portalregional.mg.gov.br/index2.asp?rpm=6




O marido de Flávia também está pedindo auxílio atrravés das redes sociais:



"Gente pelo amor de Deus se alguém souber o paradeiro da Flávia Oliveira Gomes dos Santos da padaria Caxambuense avise, ela sumiu e a nossa filha de 5 anos está doente pela mãe, sumiu sábado, qualquer notícia nos avise!"





Paulo Gonçalves


 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Documento Histórico

Caxambu - 1933
Hotéis, atrações, horários de trens e informações turísticas




Colaboração: Pepe
Ouça os quatro sambas finalistas do Império Serrano para o carnaval de 2013


Homenagem a Caxambu será o enredo do desfile da Império Serrano para o desfile do próximo carnaval

Acesse o link abaixo para conhecer os sambas finalistas:

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tratamento de Feridas é tema de capacitação no Hospital São Camilo de Caxambu
Na capacitação também foi apresentado o Procedimento operacional Padrão para curativos.

 A equipe de enfermagem do Hospital São Camilo de Caxambu passou por uma capacitação sobre cuidados no tratamento de feridas. Cristina Maciel, enfermeira especialista em Terapia Intensiva Adulto e Infantil, proferiu a palestra que destacou a importância da avaliação das feridas, do direcionamento e planejamento dos cuidados de enfermagem.
Foi discutido também a implementação da terapia tópica que proporciona dados para monitorar a trajetória da cicatrização das feridas. Segundo a enfermeira, a equipe assistencial deve estar atenta para detalhes da ferida.
“A localização anatômica, a profundidade da ferida, o tipo e a quantidade de tecido que foi comprometida devem ser avaliados criteriosamente em cada paciente. O objetivo é acelerar o processo de cicatrização causando a menor dor e desconforto possíveis ao paciente”, afirma.
Entre os itens abordados na palestra estava a observação sobre a ferida ser de granulação, epitelização, desvitalizado ou necrose, se tem edema, observar a cor, temperatura, endurecimento e descamação. “Fazer curativo não é um processo fácil, temos que observar e verificar  qual o melhor curativo a ser feito, pois para cada apresentação de lesão/ferida  é indicado um tipo de curativo, de acordo sempre com prescrição médica ou a cargo da enfermeira especialista”, finaliza Cristina Maciel.
Na capacitação também foi apresentado o Procedimento operacional Padrão para curativos.