sexta-feira, 23 de abril de 2010
Curiosidades de Caxambu: O Calçadão
Quem não se lembra do misterioso "componente australiano" do primeiro calçadão de Caxambu?
Um ingrediente caríssimo, de pobre efeito estético, e que absorvia todo tipo de sujeira e deteriorava-se com muita facilidade... Uma triste memória.
Inusitadamente, o piso do calçadão de Caxambu foi refeito com pedras de granito - material nobre, utilizado para pisos e revestimentos de áreas internas. O granito polido produz um belíssimo efeito, mas fica extremamente escorregadio quando molhado. Curiosamente, chegaram a ser assentadas as faixas de granito polido no calçadão, mas foram posteriormente raspadas para evitar acidentes. Ou seja: O granito foi polido para depois ser raspado (?).
O tipo de piso mais utilizado em vias públicas para pedestres é a pedra portuguesa - que possui um belo efeito, não absorve sujeira e torna-se autolimpante.
Além disso, o granito raspado ganha um aspecto fosco, semelhante ao concreto, e ainda se torna extremamente poroso, manchando-se com muita facilidade. Trata-se de um material pouco adequado para o calçamento de uma via pública, pois exige limpeza e manutenção constantes.
É o que acontece no calçadão de Caxambu depois de um dia de grande movimento nos bares situados no local, como mostarm as fotos acima.
Some-se a tudo isso a falta de limpeza que deveria ser feita pela prefeitura.
A bem da verdade, o poder público municipal encontra um dilema diante do calçadão de Caxambu:
ou mantém uma vigilância constante para limpar o local a todo momento, ou evita que o local seja utilizado para eventos envolvendo o público - o que seria o maior de todos os absurdos.