sábado, 22 de maio de 2010

Boletim informativo: Polícia Militar Ambiental


OPERAÇÃO AMBIENTAL "ARRAIA"
MUNICÍPIO DE AIURUOCA


 “Chegará o dia  em que os homens conhecerão o íntimo dos animais.
Neste dia, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade - Leonardo Da Vinci.


             Em 21 de maio de 2010, no município de Aiuruoca/MG, a Polícia Militar de Meio Ambiente de São Lourenço, Aiuruoca e Itamonte/MG, realizaram em Aiuruoca a operação de meio ambiente denominada “Arraia” – onde foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros rurais: Engenho de Cima, Ponte Alta, e no perímetro urbano.
             Antecedendo à operação, foram realizados patrulhamentos nas zonas rurais do município, na tentativa de flagrar os autores na prática de atos criminosos de caça e pesca com petrechos proibidos. Com o apoio de membros comunidade, chegamos aos nomes e endereços citados. Segundo os denunciantes, que querem a imagem preservada, os atos de caça chegaram a ser praticados dentro da unidade de conservação de proteção Integral, denominada “Parque Estadual Serra do Papagaio”.
             Durante  o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos os seguintes materiais:
a)      uma espingarda cartucheira, sem marca, sem número e sem dados de calibre; b) oito buzinas (de chifre e metal); c) um casco de animal silvestre conhecido por tatu; vinte dois (22) cães da raça “americana”; dez redes de  pesca; além de uma rede  para captura de capivaras.
Quanto às redes de pesca, o autor foi notificado e será autuado com multa de R$ 2.529,91.
             Foram lavrados os boletins de ocorrência com  destino  à Delegacia de Polícia local e cópia  ao Ministério Público, para as demais providências.

             Lembro que os animais possuem os mesmos sentimentos que os seres humanos: tem pai, mãe, irmãos e não podemos permitir maldades e desrespeito.
             Seja por desespero, seja por inconsciência, ignorância ou cupidez, os homens estão destruindo as bases da sua existência com a violação dos sistemas naturais. 
             O Comandante do 3º Pelotão de Meio Ambiente, esclarece que atos de caça a animais silvestres e pesca com materiais proibidos constituem crime ambiental, e lembra: aquele que quiser exercer atividades ligadas à fauna, flora, mineração e pesca, podem procurar a Polícia Militar de Meio Ambiente para informações. 
Estamos trabalhando para servir e somar.


POLÍCIA
MILITAR

DE MINAS GERAIS
Nossa profissão, sua vida
17ª RPM -17ª CIA PM IND MAT
3º PEL MAMB


Elias Silva  - Subten PM
Cmt 3º Pel Mamb