sábado, 30 de abril de 2011

 Situação de Caxambu motiva criação de comunidade no Orkut

"NÃO DEIXE CAXAMBU MORRER"

"CAXAMBU UMA CIDADE MARAVILHOSA QUE É, UMA CIDADE TURÍSTICA , UM PARQUE MARAVILHOSO , ESTÃNCIA HIDROMINERAL, ESTÁ ACABANDO! CADÊ OS TURISTAS? CADÊ O CARNAVAL QUE ERA O MELHOR DA REGIÃO DO SUL DE MINAS, CADÊ A FACULDADE QUE PRECISAMOS? O QUE TEMOS PARA OS JOVENS, ADOLESCENTES? NADA! RUAS IMUNDAS , LIXOS E MATOS PARA TODO LUGAR. BURACOS E CALÇAMENTOS HORRÍVEIS. SI TEMOS O CENTRO PARA MOVIMENTOS, PORQUE FAZER EVENTOS EM LUGARES DESERTOS, PERIGOSOS, GENTE NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER. CARNAVAL TEM QUE VOLTAR PARA O CENTRO! TEMOS QUE LEVANTAR ESSA CIDADE! TURISTAS SUMIRAM! O COMÉRCIO ESTÁ ACABANDO! É UMA VERGONHA! É SÓ PROMESSA! PROMESSA! E NINGUÉM RECLAMA, ACEITAM E FICA POR ISSO MESMO. GENTE ESTÁ NA HORA DE MUDAR! PRECISAMOS DE ALGUÉM QUER MUDE CAXAMBU! VAMOS LUTAR!!!! ANTES QUE ACABE TUDO. E QUEM CONCORDA COMIGO, PARTICIPE! OBRIGADA!"

A comunidade conta hoje com 281 membros - a maioria jovens e adolescentes, preocupados em encontrar soluções para  a falta de perspectivas e de desenvolvimento econômico da cidade, interessados em debater, ou apenas protestar e demonstrar sua indignação com o a atual situação vivida em nosso município. 
Em tempos de globalização, cada vez mais a sociedade vem descobrindo e utilizando os os sites de relacionamentos como instrumento de comunicação eficiente para unir esforços e dar voz ativa ao cidadão.

Vale a pena divulgar e colaborar

Acesse 
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112324974

Arquivo Histórico

Fotos antigas de Caxambu
Quem conheceu o GOLPHINHO ???


Colaboração: Pepe

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Charge da Semana

Da série
INFALÍVEIS SUPER-HERÓIS
Personagens acima de qualquer crítica e de qualquer suspeita


                                                         Deixe seu comentário

Câmara Municipal de Caxambu

Dia de Audiência Pública
 
POLUIDORES,CORRELACIONADOS E LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS, TEMAS DESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA
DIA 05 DE MAIO DE 2011, ÀS 19 HORAS

Está na hora da participação da comunidade no direciomamento do orçamento que regirá o desenvolvimento de Caxambu no ano de 2012, durante a discussão dos projetos proposto para esta audiência pública na sede da Câmara Municipal
Foi enviado para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 36/ 2011, de autoria do Prefeito Municipal, Dr. Luis Carlos Pinto, DISPONDO SOBRE AS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTARIA DE 2012 e dá outras providências; protocolado na Secretaria da Câmara Municipal, no dia 14 do corrente mês, às 14:30 horas.
Outra boa oportunidade de ajudar a desenvolver uma política de cuidados para com o meio ambiente, será seu comparecimento nesta audiência de importância supra, visto que, é de responsabilidade nossa o futuro, e o meio ambiente esta inerente a vida.
Será também discutido nesta mesma reunião, o Projeto de Lei nº 57/2011, de autoria do Vereador José Luiz Fernandes Nogueira, que DISPÕE SOBRE NORMAS PARA INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E FUNCIONAMENTO DE POSTOS REVENDEDORES, POSTOS DE ABASTECIMENTOS, INSTALAÇÕES RETALHISTAS E POSTOS FLUENTES DE COMBUSTÍVEIS, NO MUNICÍPIO DE CAXAMBU - MG, BEM COMO ESTABELECE CRITÉRIOS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE POTENCIALMENTE POLUIDORES CORRELACIONADOS COM AS ATIVIDADES EM QUESTÃO;
Visando dividir com a comunidade a possibilidade de um melhor entendimento para que nosso município  goze de leis acondicionadas ao desenvolvimento, o Presidente Vereador Avilmar Hemetério, e seus pares convidam a todos para participarem. 
COMPAREÇA, SUA PRESENÇA E IMPORTANTE!!! 

Fonte: Câmara Nova
http://camaranovacaxambu.blogspot.com/

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Colaboração dos leitores

 Caxambu no feriado, tudo liberado

 As fotos acima foram enviadas por um morador de Caxambu, indignado com a atitude daqueles  motoristas que estacionam seus veículos sobre a calçada. Segundo o relato que acompanha as imagens, as fotos foram tiradas na quinta-feira durante o feriado da Semana Santa
" acho que não preciso explicar muito, as imagens dizem tudo, o camarada para descarregar seu carro ficou cerca de 1 h. estacionado deste jeito.."
Agradecemos pelo envio da matéria, aproveitando para informar que nosso espaço está aberto para publicar, fotos, denúncias, reclamações, agradecimentos e artigos enviados pelos nossos leitores

O Editor
COLUNA SERGIO LEVENHAGEN on line

" Espere o melhor, prepare-se para
 o pior e aproveite o que vier".
                          
Expectativas da administração de Caxambu-2009/2012)
 
# Muita gente aqui em Caxambu na semana santa, como de costume, e muita reclamação também - tanto de turistas quanto de caxambuenses ausentes - pelo abandono da cidade por mais que essa Administração tente melhorar e não consegue.
A gente pode até reconhecer pelo esforço, mas está faltando ainda muita coisa, principalmente nos nossos cartões postais, mas fazer o que? Vamos continuar cobrando e apontando as falhas caso, queiram corrigir, como acontecia em administrações anteriores, e a única até hoje a reclamar das críticas de maneira contundente foi essa atual, mesmo tendo um prefeito que ,devido as outras ocupações,vai pouco à prefeitura e acha que está tudo bom e vamos que vamos, afinal não prometeu nada e sendo assim qual pobre mortal terá coragem de cobrar? Começou com "QUEM AMA CUIDA" e não cuidou, depois veio "CAXAMBU MERECE RESPEITO" e não respeitou e agora "É CAXAMBU ACONTECENDO" e nada acontece.

 # Atendendo pedidos de vários servidores municipais sobre as perdas salariais questionadas em 2008 pelo Dr.Luiz Carlos Pinto, médico da Prefeitura, feitas na "Tribuna Livre" da Câmara de Vereadores, e que até hoje não foram resolvidas, tenho a dizer que dificilmente haverá um prefeito que consiga atualizar os salários de vocês. Se alguém prometer ou assumir compromisso em acertar, pode descartar que não vai acontecer. As perdas hoje devem estar em quase 60%. Impossível de acertar. O orçamento do nosso municipio não comporta tamanha despesa e ainda tem a "Lei de Responsabilidade fiscal" e que o Dr.Luiz Carlos fez naquela época pode ter sido, creio eu, falta de informações. Sei que a maioria não pensa assim, o que não deixa de ser um direito de cada um; lembrando ainda que o "Piso salarial dos professores de Caxambu" é, por decisão do STF, de R$1.187,87. a partir desse mês de abril.
 # Quanto as verbas do "PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA" que foram retirados R$ 307.000,00 para reforma do MUSEU, cabe ao prefeito esclarecer ou pessoa designada por ele, tendo em vista que mais de 200 pessoas de nossa cidade gastaram em média 60 reais (a maioria sem poder) para tirar documentos na esperança de ter uma casa própria, e como eles merecem respeito; espero ser desmentido nesse assunto - o que me deixará muito satisfeito - e que as verbas serão mesmo utilizadas na construção das casas. Quanto ao MUSEU, em 1984, se não me falha a memória, o então prefeito Luiz Machado reformou aquele mesmo prédio que está em reforma hoje, colocou uma porção de fotos, imagens, peças, quadros, documentos falando de NOSSA CAXAMBU e quando ele saiu, tempos depois o que aconteceu? Aconteceu a mesma coisa com a CRUZ VERMELHA, A GUARDA MIRIM, o FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO tudo isso na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Machado. Por isso as pessoas que estão comprometidas com esse trabalho de cultura e informação do passado de NOSSA CAXAMBU tem que criar mecanismos legais que num futuro ninquém possa destruir esse patrimônio,.novamente.
- Para minha Tia DALVA BUSTAMANTE LEVENHAGEN que partiu nessa quarta dia 27 de abril, rumo a eterna felicidade. Deixo aqui para todos os seus filhos e meus primos Inácio, Aninha, Fernandinho, Dalvinha, Eduardo, Paulinho, Guto, Elaine, Frederico, não minha tristeza e sim minha alegria de uma pessoa sempre solidária e bondosa desde os tempos que eu tinha 3 anos de idade e ia sempre na casa de vocês jogar bola e conversar com o meu saudoso TIO FERNANDO LEVENHAGEN. " A morte não é a nossa perda maior. Nossa perda maior é o que morre dentro de nós enquanto vivemos".
A gente volta
 sempre.

 Sergio Levenhagen.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Informativo Caxambu Convention

Cloque sobre as imagens para ampliar

Talento Caxambuense

 Poesia Laureada de Eustáquio Gorgone

Eustáquio Gorgone

 

 S.Bernardo na rota literária


Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC


Mais do que evento de premiação, o Concurso Literário de São Bernardo, encerrado na semana passada, proporcionou aos participantes troca de experiências e ocupou posição importante para fortalecer o crescimento de novos escritores no País.


Dezoito obras foram premiadas entre 1.054 inscritas em três categorias: conto, poesia e dramaturgia. Pelo regulamento, metade dos premiados deveria residir em São Bernardo. Os outros nove contemplados vêm de outras cidades da região e de Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O roteirista Gustavo Penna, de São Bernardo, foi um dos vencedores da categoria dramaturgia com o livro Santos Dumont - O Musical, que produziu em dez meses. "Concursos assim são estímulo para as pessoas continuarem criando. É para ter certeza de que existem formas de entrar no panorama literário nacional", disse o escritor, apaixonado pelas histórias de Santos Dumont.

Com um histórico de mais de 30 anos de dedicação à produção poética, o funcionário público Eustáquio Gorgone de Oliveira, de Caxambu, Minas Gerais, foi um dos vencedores da categoria com o conjunto de seis poesias que deu origem ao livro Moradora da Rua Bauru, no qual expõe as lembranças da vida de uma moradora de São Bernardo.

"É um evento importante que dá oportunidade de integrar autores de outros estados, estimulando uma divulgação maior e fazendo com que surjam novos escritores", Oliveira.

A avaliação das obras foi feita por um crítico literário, um especialista de cada área e por um professor universitário.
Para o professor de Literatura Brasileira José Marinho Nascimento, da Fundação Santo André, avaliador da categoria poesia, o evento é um estímulo para que os órgãos públicos, ligados à Cultura, incluam em suas agendas anuais os concursos literários.

"É sempre um sinal de que há uma produção de qualidade que espera espaço, que busca eco, que aguarda vez, desesperadamente, neste cenário insípido dos enlatados, do fast-food artístico. Minha sugestão é que o prêmio fosse revertido em patrocínio, edição e lançamento do próprio livro vencedor. O escritor precisa de projeção. Individualmente, na maioria das vezes, é muito difícil", detalha Nascimento.

O chefe da Divisão da Biblioteca da cidade, Ricardo Queiroz, anunciou que para a próxima edição já se estuda acrescentar a categoria crônicas. "Queríamos estimular a produção literária da cidade e com isso também a leitura. O concurso proporcionou que as pessoas pudessem colocar suas obras numa visibilidade muito maior, contando com a participação de pessoas de vários lugares, como Minas Gerais, Acre e Rio Grande do Sul", explica.

Queiroz lembrou que teve até brasileiro radicado na Argentina que se inscreveu, pois teve conhecimento do concurso por meio das redes sociais. Cada um dos 18 ganhadores recebeu prêmio de R$ 10 mil.


Fonte: Diário do Grande ABC 
http://www.dgabc.com.br/News/5880689/s-bernardo-na-rota-literaria.aspx

terça-feira, 26 de abril de 2011

Audiência Pública da ALMG em Caxambu


Prefeito de Caxambu pede à Copasa perdão de dívidas

Questionamentos sobre o total da dívida da prefeitura de Caxambu (Sul de Minas) com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), contraída no período de 1999 a 2003, marcaram a audiência pública que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoveu nesta terça-feira (26/4/11) na cidade. A reunião foi realizada a requerimento do vice-presidente da comissão, deputado Pompílio Canavez (PT), do deputado Almir Paraca (PT) e da deputada Liza Prado (PSB), atendendo a pedido de vereadores do município.
A dívida foi a razão apontada pelo representante da Copasa, o gerente operacional do Distrito Rio Verde, Marco Aurélio Ribeiro, para o fato de a empresa se negar a executar as ligações de rede de água e esgoto em loteamento destinado à construção de moradias pelo programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. Segundo ele, pelo Decreto Estadual 43.635, de 2003, a Copasa estaria impedida de celebrar convênios com municípios inadimplentes. O prefeito de Caxambu, Luiz Carlos Pinto, admitiu que houve débitos, em gestões anteriores, referentes ao não pagamento de fornecimento de água, mas esclareceu que, atualmente, a prefeitura está em dia com a empresa. Ele salientou que, por outro lado, a Copasa também usufrui de benefícios ao prestar serviços à cidade e, em nome dessa relação, o prefeito pediu publicamente o perdão da dívida.
Reforçando o argumento do prefeito, o deputado Pompílio Canavez disse que a Copasa também tem vantagens por ter direito à exploração de diversos serviços na cidade. O parlamentar lembrou que, além de ser responsável pela implantação e manutenção das redes de água e esgoto, a Copasa também faz o serviço de envasamento de água mineral para comercialização. Na opinião de Canavez, por essas razões, a dívida poderia ser considerada paga. Ele também fez um apelo à Copasa para que cancele a dívida.
Negociações - O representante da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro, afirmou que, em dezembro de 2003, houve uma primeira negociação com a prefeitura, em que foi estabelecido o pagamento da dívida em parcelas, que começaram a ser pagas no ano seguinte mas tiveram o pagamento interrompido no início de 2005, quando assumiu o prefeito Isaac Rosental. No ano passado, a Copasa enviou ofício à prefeitura no sentido de solicitar ao legislativo local o reconhecimento da dívida. Projeto nesse sentido tramitou na câmara municipal, mas não foi aprovado.
Para o vereador Arnaldo José Ribeiro, causa estranhamento o fato de a Copasa ter esperado tanto tempo para começar a cobrar a dívida. Ele alega que o primeiro acordo foi feito "no apagar das luzes", sem autorização da câmara municipal. O vereador considerou correta a decisão, em 2005, de suspender os pagamentos, elogiando a iniciativa do prefeito na época. Ribeiro também defendeu o questionamento da dívida judicialmente.
O presidente da Câmara Municipal de Caxambu, vereador Avilmar da Silva Hemetério, acredita que a dívida já esteja prescrita e discorda do valor reclamado pela empresa. "O cálculo apresentado pela Copasa é inviável de pagar." A procuradora do município, Marta Maria Vieira Vilela, tem a mesma opinião, alegando que a prescrição da dívida poderia ser provada na Justiça.
Atendendo à sugestão da deputada Liza Prado, após a audiência, o prefeito Luiz Carlos Pinto, os vereadores e o representante da Copasa se reuniram para iniciar uma nova negociação. O deputado Pompílio Canavez informou que, não havendo acordo, deverá ser elaborado um requerimento, para que seja solicitado o perdão da dívida.
Presenças - Deputado Pompílio Canavez (PT), vice-presidente, e deputada Liza Prado (PSB).


Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br
   13ª  Peregrinação de São Lourenço ao santuário de Nhá Chica



Clique sobre o link abaixo para assistir ao video com a reportagem sobre a 13ª Peregrinação à Nhá Chica



A 13ª Peregrinação à Nhá Chica acontece domingo dia 1º de maio às 5h da manhã, com saída depois da benção, na praça da Igreja Matriz de São Lourenço e chegada no Santuário Nossa Senhora da Conceição em Baependi. A missa dos Peregrinos está marcada para as 13 h. São 33 quilômetros passando pela Estrada Real nos municípios de Soledade de Minas e Caxambu.

São esperados mais de 1.300 peregrinos, que terão pelo caminho apoio com distribuição de água, ambulâncias, membros do Tiro de Guerra entre outros.

O evento é promovido pela Associação Terra das Águas, Serviço Autônomo de Turismo (Servtur) e Fundação Municipal de Cultura (Fumdec) todos de São Lourenço com apoio das Prefeituras de Soledade de Minas, Caxambu e Baependi, além da participação da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, responsáveis pelo recebimento dos Peregrinos no Santuário em Baependi.

Serviço

Caminhada de Nhá Chica
Domingo:
dia 1º de maio
Saída: as 5 da manhã em frente Igreja Matriz de São Lourenço
Chegada: Santuário Nossa Senhora da Conceição em Baependi
Missa dos Peregrinos: as 13 h
Percurso: 33 quilômetros entre São Lourenço e Baependi,
passando por Soledade de Minas e Caxambu na Estrada Real
Contato: Associação Beneficente Nhá Chica: 35 3343 1077
www.nhachica.org.br


Turismo: SEMANA SANTA EM CAXAMBU

Considerações sobre o turismo em Caxambu
O que pode ser feito para melhorar?

                                                                                                  Foto: ACORCAX

O excelente fluxo de turistas registrado durante o último feriado surpreendeu muita gente em Caxambu de forma bastante positiva. Há tempos não se viam filas na entrada do Parque das Àguas, nem uma intensa movimentação de turistas nos restaurantes e lojas de Caxambu, embora o Hotél Glória já tivesse anunciadono dia 30 de março que operava com uma previsão de 95% de ocupação para a Semana Santa:
Tudo isso serve para constatar que o turismo de Caxambu continua sendo atrativo, embora sujeito à grandes oscilações no decorrer do ano,.
A movimentação registrada no último feriado pode servir ainda para a abertura de um debate muito produtivo, que possa nos ajudar a identificar os motivos destas oscilações no fluxo de turistas que escolhem Caxambu como destino de férias ou lazer.
Certamente, um dos fatores que colaborou para o sucesso do último feriado foi o prolongamento dos dias de folga - e isso está relacionado com o tempo de viagem que o turista gasta para chegar até aqui.
Entretanto, não podemos ficar simplesmente a mercê do calendário. Existem alternativas que vão desde a melhoria e o encurtamento das estradas, acesso aéreo, criação de produtos turísticos atrativos, capazes de estimular visitantes a fazer uma viagem um tanto mais longa, maior divulgação, e uma série de outras providências que poderiam ser adotadas.
Nossa proposta é abrir a seção de comentários deste blog para acolher propostas e trocar idéias sobre o que pode ser feito para beneficiar o turismo em Caxambu. Nossa proposta inclui ainda a abertura de um espaço para saber quais são as impressões dos turistas que nos visitam.
Contamos com a colaboração de todos.


Fernando Victor

                                                                         Deixe seu comentário


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Convite

 
 AUDIÊNCIA PÚBLICA
 
COPASA - QUESTIONADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS E REGIONALIZAÇÃO DA ALMG NA CÂMARA MUNICIPAL
 
 A Câmara Municipal de Caxambu comvida a todos para a AUDIÊNCIA PÚBLICA que será realizada  nesta terça-feira, dia 26/04/2011, às 13 horas na sede da Câmara Municipal. A audiência tratará de esclarecer os pontos obscuros pontuados pela Companhia de Saneamento do Estado, citando o município como possível credor, ficando assim os munícipes impedidos de utilizar os serviços prestados pela COPASA
 
Fonte: Câmara Nova 
http://camaranovacaxambu.blogspot.com/

domingo, 24 de abril de 2011

Charge da Semana

 Da série
Grandes Comandantes da História
(e da Literatura também)


                                                                                     Deixe seu comentário
     COLUNA SERGIO LEVENHAGEN on line



" SERÁ QUE DÁ PRÁ ENTENDER?"

# O Prefeito Municipal de Caxambu, Dr.Luiz Carlos Pinto, conforme Lei Órdinária 2018/2011 foi autorizado pela Câmara Municipal de vereadores, a fazer "Abertura de crédito especial do orçamento de 2011 no valor de R$ 170.104,00 para aquisição de equipamentos e materiais permanentes  para o MUSEU de Caxambu, e os recursos necessários foram ORIUNDOS DOS INVESTIMENTOS EM PROGRAMAS HABITACIONAIS, OBRAS E INSTALAÇÕES - QUER DIZER: TIROU O DINHEIRO DA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES EM CAXAMBU para equipar o MUSEU! 
E tem mais: conforme Lei ordinária 2016/2011 autorizou abertura de crédito adicional suplementar no valor de  R$ 159.000,00, sendo  R$137.600,00 dos INVESTIMENTOS EM PROGRAMAS HABITACIONAIS (CONSTRUÇÃO TAMBÉM DE CASAS POPULARES) que foram retirados para fazer despesas em servidores comissionados na secretaria da Câmara Municipal, atividades do CRAS, equipamentos e atividades do bolsa-familia, etc...
Então, com essas duas leis ordinárias (resumindo as leis) FORAM RETIRADOS  R$307.704,00 (trezentos e sete mil e setecentos e quatro reais) da CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES EM CAXAMBU. Mas como? 
O que aconteceu que levou a essa decisão? 
Sinceramente, não entendi o que aconteceu, e ainda mais com a discussão da COPASA com relação se liga ou não liga a água/esgoto para as casas populares devido a falta de acordo no pagamento devido pela Prefeitura de Caxambu. 
Tem que lembrar que o Prefeito Municipal só pode efetuar pagamento mediante acordo com a devida autorização da maioria dos nobres vereadores.
Então, quem pode dar explicações para a população caxambuense sobre essa verba retirada da CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES?
Na questão dos 500 mil reais da VENDA da folha de pagamento, em breve teremos a solução.Tudo ao seu tempo. e quanto mais tempo demorar .........  

"Democracia acaba no momento em que as urnas são abertas e só voltam em época de eleições".
A gente volta
sempre

Sergio Levenhagen
XVIII Mostra de Orquídeas de Caxambu
 
Curso básico de orquídeas

A ACOR (Associação Caxambuense de Orquidófilos) convida a todos, para visitar o ultimo dia da XVIII Mostra de Orquídeas de Caxambu, neste domingo, quando será realizado um curso básico de orquídeas às 10 horas.
Aproveitamos, para convidar a todos para nossos próximos eventos:
-Mostra Regional de Orquídeas nos dias 21 a 24 de julho. 
- IV Exposição Nacional de Orquídeas nos dias 11 a 13 de novembro. 




 Atenciosamente,

Acorcax - Associação Caxambuense de Orquidófilos

sábado, 23 de abril de 2011

IV Caxambu Mais Gourmet - Programação





Programação (Sujeita a alterações)              
IV CAXAMBU MAIS GOURMET


    
Programação Diária Completa - dia 15/07/2011

Abertura Oficial do IV Festival Gastronômico Caxambu Mais Gourmet
Horário: 20h00 - Local: Hotel Caxambu

Programação Diária Completa - dia 16/07/2011

CAFÉ NO PARQUE 
Cultura, quitutes e cafés especiais de Minas em ambiente charmoso e acolhedor para você curtir uma culinária saudável, tipicamente mineira de qualidade comprovada.
Horário: 10h00 às 18h00 - Local: Rinque do Parque das Águas

Café Fitness
Exercícios para queimar calorias
Horário: 10h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h30

Mostra Cultural
Atração: Banda Cônego Castilho Moreira no coreto do Parque
Horário: 11h00 - Local: Coreto ao lado do Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h00

Workshop 01
Oficina de cozinha indiana por Matagy
Horário: 10h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h30

Workshop 02
Culinária Saudável para crianças - Gourmet Kids
Realizado pelo Dr Maycon M. Azevedo Pereira Nutricionista pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI -MG – Centro Universitário Universitas
Horário: 15h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas.
Duração: 01h30

Mostra Cultural
Atração: Apresentação de CONGADA
Horário: 16h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h00

Mostra Cultural
Atração: Banda CIFRAS NO VARAL – Caxambu.
Horário: 17h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 03h00

Programação Diária Completa - dia 17/07/2011

CAFÉ NO PARQUE 
Cultura, quitutes e cafés especiais de Minas em ambiente charmoso e acolhedor para você curtir uma culinária saudável, tipicamente mineira de qualidade comprovada.
Horário: 10h00 às 18h00 - Local: Rinque do Parque das Águas

Café com Yoga
Atividade realizada pela terapeuta holística Marisa Tamirá
  • Professora de Yoga pela Academia Sarva Yoga de Yoga Integral – Sarvananda – Prof. Georg Kriticós, de Belo Horizonte.
  • Autodidata em Naturopatia e Práticas de Emagrecimento e Rejuvenescimento.
  • Experiência de Yogaterapia e Alongamentos com criança excepcional.
  • Terapeuta Corporal & Reeducadora Postural: Cursos de Extensão, Congressos e Pesquisas em Relaxterapia, Massoterapia, Antiginástica e Alongamentos - Rio de Janeiro - São Paulo - Belo Horizonte.
Horário: 11h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h30

Quadrilha Interativa
Você pode não só assistir uma apresentação da melhor quadrilha da região como também pode dançar.
Horário: 18h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h30

Programação Diária Completa - dia 18/07/2011

Workshop 03
Cozinha criativa com reaproveitamento
Chef: Carlos Eduardo Silva
Horário: 15h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas.
Duração: 01h30

Programação Diária Completa - dia 19/07/2011

Workshop 04
Um Passeio pela Cozinha  Francesa
Chef: Constance Goodtfredsen Cheff de Cuisine do Restaurante Royal Dansk
Horário: 15h00 - Local: Hotel Lopes
Duração: 01h30

Programação Diária Completa - dia 20/07/2011

Passeio Gourmet ao Sítio Golden Garden
Horário: 09h00 – Local de saída: portaria do Parque das Águas
Transporte: bicicleta, charrete. Carro ou cavalo
Duração: 04h30
Palestra 01
História do Queijo Azul de Minas
Ministrante: Antonio Goodtfredsen Cheff de Cuisine do Restaurante Royal Dansk
Horário: 16h00 - Local: Hotel Bragança
Duração: 01

Programação Diária Completa - dia 21/07/2011


Exposição "Artes em Minas"
Quarta versão da exposição, com artistas plásticos do Município e Região.
Horário: 10h00 às 18h00 - Local: Hall de entrada do Balneário do Parque das Águas de Caxambu
Workshop 05
Degustação de queijos
Ministrante: Laticínios Cruzília
Horário: 16h00 - Local: Hotel Bragança
Duração: 01h30
Praça de Alimentação CAXAMBU MAIS GOURMET
Uma das grandes novidades deste ano é que os restaurantes participantes criarão pratos que contenham ingredientes típicos da nossa região, com preços acessíveis. Cada restaurante deverá preparar um prato que contenha um dos queijos a seguir: AZUL DE MINAS, MINAS PADRÃO ou MINAS FRESCAL, além de uma HORTALIÇA DA ÉPOCA. Uma oportunidade para os chefs mostrarem talento e criatividade e para o público se deliciar com novos sabores.
Horário: 19h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Mostra Cultural
Atração: JULIANA FERNANDES e Banda – Caxambu.
Horário: 20h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h30

Mostra Cultural
Atração: grupo CAROÇO DE BANANA – Caxambu.
Horário: 22h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 03h00

Programação Diária Completa - dia 22/07/2011

Exposição "Artes em Minas"
Quarta versão da exposição, com artistas plásticos do Município e Região.
Horário: 10h00 às 18h00 - Local: Hall de entrada do Balneário do Parque das Águas de Caxambu
Praça de Alimentação CAXAMBU MAIS GOURMET
Uma das grandes novidades deste ano é que os restaurantes participantes criarão pratos que contenham ingredientes típicos da nossa região, com preços acessíveis. Cada restaurante deverá preparar um prato que contenha um dos queijos a seguir: AZUL DE MINAS, MINAS PADRÃO ou MINAS FRESCAL, além de uma HORTALIÇA DA ÉPOCA. Uma oportunidade para os chefs mostrarem talento e criatividade e para o público se deliciar com novos sabores.
Horário: 19h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Mostra Cultural
Atração: RUSSO JAZZ BAND – São Paulo.
Horário: 19h30, 21h30 e 23h30 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 01h30 (três entradas de 30 minutos)


Programação Diária Completa - dia 23/07/2011

Exposição "Artes em Minas"
Quarta versão da exposição, com artistas plásticos do Município e Região.
Horário: 10h00 às 18h00 - Local: Hall de entrada do Balneário do Parque das Águas de Caxambu
Passeio Gastronômico CAMINHO DAS OLIVEIRAS.
Visita orientada aos olivais do Alto Gamarra com degustação de produtos da 1ª colheita de azeite orgânico do Brasil
Visita às cachoeiras da região.
Horário: 09h00 – Local de saída: portaria do Parque das Águas
Transporte: Van
Duração: 04h30
Palestra 02
Gordura boa x gordura ruim - Saiba a diferença.
Ministrante: Dr. Roberto de Souza Nilo
Título de Especialista em Nutrologia pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).
*Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada à Medicina.
*Membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Horário: 15h00 - Local: Hotel Caxambu
Duração: 01h30
Praça de Alimentação CAXAMBU MAIS GOURMET
Uma das grandes novidades deste ano é que os restaurantes participantes criarão pratos que contenham ingredientes típicos da nossa região, com preços acessíveis. Cada restaurante deverá preparar um prato que contenha um dos queijos a seguir: AZUL DE MINAS, MINAS PADRÃO ou MINAS FRESCAL, além de uma HORTALIÇA DA ÉPOCA. Uma oportunidade para os chefs mostrarem talento e criatividade e para o público se deliciar com novos sabores.
Horário: 19h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Mostra Cultural
Atração: TIOJAZZ – Poços de Caldas.
Horário: 22h00 - Local: Rinque de Eventos do Parque das Águas
Duração: 03h00