sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Leilão leva o melhor da raça Mangalarga Marchador ao Sul de Minas



O começo de setembro vai ser agitado na cidade de Caxambu, no Sul de Minas Gerais. Dos dias 07 a 11 de setembro ocorre a 62ª Exposição Agropecuária da Sociedade Rural do Sul de Minas e a 27ª Exposição especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. Os eventos de caráter zootécnico irão reunir os profissionais e empresários da área, além dos amantes da vida rural. Será possível acompanhar a apresentação das melhores espécies da região.
Entre os dias 09 e 10 de setembro irá acontecer no tradicional Hotel Glória o XI Leilão JB da OGAR & Convidados. O Leilão vai levar à cidade as melhores linhagens de animais, embriões e ovários. O Hotel Glória foi fechado para o evento e os hospedes poderão participar. O encontro marca a volta do Cavalo Mangalarga Marchador à sua região de origem.
A história diz que em 1812, o barão de Alfenas ganhou de D. João VI, um garanhão da raça Alter Real e este cruzou com as éguas comuns do Sul de Minas. Como resultado desse cruzamento surgiu um novo tipo de cavalo chamado Sublime. Esses cavalos chamaram muito a atenção, e logo o proprietário da Fazenda Mangalarga trouxe alguns exemplares para sua fazenda próxima à Corte no Rio de Janeiro. Rapidamente tiveram suas qualidades notadas na sede do Império e foram apelidados de cavalos Mangalarga, graças ao nome da fazenda de onde vinham. Já em 16 de setembro de 1948 um encontro decisivo marcou a criação da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Marchador da Raça Mangalarga, também no Sul de Minas, em Caxambu.
Com tanta história em um lugar só, os participantes do leilão ainda irão aproveitar todos os prazeres de Caxambu – que em tupi quer dizer “água que borbulha” – que é considerado o maior complexo hidromineral da América Latina. A cidade possui 12 fontes de água mineral de alto teor diurético e desintoxicante, cada uma com propriedades químicas diferentes, que formam o Parque das Águas. Além do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.
Depois de dez anos de realizações itinerantes a 11ª edição do Leilão JB da OGAR torna a ocasião ainda mais especial ao retornar para o local onde tudo começou. A união do evento com as atrações turísticas da cidade garantiu para o Hotel Glória mais de 90% de ocupação para e, segundo Christiano Chaves do Carmo, diretor administrativo do Hotel, deve chegar a 100%.
Hotel Glória Caxambu, Av. Camilo Soares, 590 – Centro – Caxambu/MG|Reservas: (35) 3341-9200 / reservas@hotelgloriacaxambu.com.br |www.hotelgloriacaxambu.com.br [ Distâncias:Belo Horizonte: 380 km| São Paulo: 320 Km| Rio de Janeiro: 280 km| Juiz de Fora: 200 km| São José dos Campos: 220 km| Volta Redonda: 165 km.

Fonte: Portal Fator Brasil