Nesse sábado (11/04), o Conselho Regional de representantes de escolas, SRE e aposentados se reuniu no Sind-UTE/MG em Caxambu para debater sobre a Campanha Salarial-Educacional 2015, e deliberar sobre a sua organização na região. Estiveram presentes representantes de várias escolas das cidades de Caxambu e Baependi.
O tema central foi a Assembleia Estadual de trabalhadores em educação, que ocorreu no dia 31 de março em Belo Horizonte, e que contou com a participação de uma caravana de nossa região. As companheiras participantes puderam relatar o que foi debatido diante das propostas apresentadas pelo governo no dia 30, como também o rechaço a essas propostas, que na avaliação de todos não atendem as reivindicações da categoria, o que motivou a assembleia a votar o indicativo de greve para o dia 29 de abril. Além disso, discutiu-se sobre os últimos informes sobre a Lei 100.
Várias propostas foram encaminhadas ao sindicato, como a necessidade de se aprofundar o debate sobre o plano de carreira (correção de disparidades sem perdas de direitos), como também a edição de um material (panfleto, documento, etc.) que explique para a base, principalmente para os designados e ex-efetivados, que a adesão ao movimento é um direito que ninguém pode negar e que todos podem participar sem prejuízos, como prevê a lei, contrapondo-se aos anos de terrorismo de Estado que reinou durante os últimos 12 anos.
O Conselho Regional debateu também a organização da paralisação de 24 horas convocada para o dia 29 de abril, com a convocação de uma nova Assembleia Estadual para esse dia. Os presentes deliberaram pela tarefa de tentar mobilizar os trabalhadores em educação de suas escolas para esse dia, como também a organização de uma caravana da região para participar da assembleia.
Por último, o conselho parlamentou sobre a tramitação no Congresso do PL 4330, que trata da liberação total da terceirização no Brasil. A aprovação desse projeto constitui como um ataque direto à classe trabalhadora e aos seus direitos conquistados nos últimos 80 anos. Foi informado que as Centrais Sindicais, sindicatos e diversos movimentos sociais estão chamando um grande dia de lutas (Paralisação Nacional) para o dia 15 de abril, como forma de resistência ao ataque do congresso aos direitos dos trabalhadores.
Fonte: Sind - UTE Caxambu e Região
http://sindutecaxambu.blogspot.com.br/2015/04/conselho-regional-de-representantes-de.html