1) Concessão para administração do Parque por uma empresa privada capaz de investir em um projeto viável de restauração  paralelo a um projeto de revitalização de atrações para o Parque.                 
2) Implantar uma gestão profissional do turismo, capaz de criar um calendário eficiente e inteligente de eventos, atuando intensamente fora de Caxambu para atrair entidades, empresas, associações , clubes de serviço, etc...  aproveitando oportunidades sazonais, como férias, temporadas de verão, inverno, datas comemorativas e ocasiões oportunas. Ideal seria promover um evento atrativo a cada semana, durante o ano inteiro. 
 3) instalação de uma universidade federal na antiga FUNABEM Podendo ser até mesmo uma extenção de cursos de uma universidade federal em MG. 
4) Atuação conjunta com secretarias de turismo de municípios vizinhos, visando a criação de um calendário com atrações variadas e complementares.
                                                                                             4) Incentivo  para atrair a 5) instalação de empresas no município, oferecendo vantagens e eliminando barreiras protecionistas e  burocracia excessiva.
6) Atuação conjunta com setores de hotelaria, comércio e serviços para implantação de um projeto de turismo receptivo, visando melhorar (e muito)  as insformações e o atendimento prestado aos visitantes.
7) Criação profissional de uma campanha de marketing inteligente para criar uma identidade, uma imagem, um slogan e outros métodos capazes de indentificar Caxambu de forma positiva - um local extemamente atraente e acolhedor para uma visita em família.      
Além de investimentos em projetos de revitalização urbana, segurança, saúde e transportes urbanos.  
Foto: Nelson Homsi

 
