AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 16 de abril de 2016

Utilidade pública - Caxambu adianta vacina contra H1N1 visando a prevenção da população

Caxambu adianta vacina contra H1N1 visando a prevenção da população

A Campanha de Vacinação contra Influenza em Caxambu será iniciada nesta segunda, dia 18, nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira. Excepcionalmente no sábado do dia 30 de abril (Dia D da Campanha), todas as unidades estarão funcionando.
A Secretaria de Saúde, por intermédio da atual Administração, informou que a cidade de Caxambu irá adiantar a vacina para prevenir o quanto antes toda a população caxambuense.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.
A imunização contra a influenza é de fundamental importância, uma vez que se trata de uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A vacina será estendida até o dia 20 de maio, e aplicada nos seguintes postos do município de Caxambu:
- Policlínica: de 8h30 às 16h;
- PSF do bairro Santa Tereza: das 9h às 15h30;
- PSF do bairro Caxambu Velho: das 9h às 15h30;
- PSF do bairro Santa Rita: das 9h às 15h30;
- PSF do bairro Trançador: das 9h às 15h30;
- PSF do bairro São Januário: das 9h às 15h30;
- Todas as unidades no dia D da Campanha (30 de abril): das 8h às 17h.
Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos de idade (grupo prioritário), gestantes, puérperas ( mulheres até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais (grupo prioritário), e portadores de doenças crônicas (havendo a necessidade de prescrição médica dos portadores, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Maria Fátima, a medida preventiva para evitar surto da síndrome gripal, é: Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro; Usar lenços descartáveis protegendo a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis; Lavar os brinquedos das crianças com água e sabão e desinfetar com álcool a 70% para evitar contaminação com secreções; Aos pais, observar se o filho está com tosse, febre e dor de garganta, e procurar assistência médica; Não compartilhar mamadeiras, copos, toalhas e objetos pessoais com indivíduos com sintomas de gripe; Recomenda-se que a criança ou adulto doente fique em casa, a fim de evitar a transmissão da doença; Manter os ambientes ventilados; Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados de gripe devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e ingerir bastante liquido.
Portanto, não deixe de ir à unidade de saúde mais próxima de sua casa levando o cartão de vacina.


Fonte: Prefeitura Municipal de Caxambu