Palace Hotel - Caxambu

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Projeto para preservação do sítio arqueológico em Baependi

Projeto para preservação do sítio arqueológico em Baependi


Recentemente foram descobertos no município de Baependi três sítios arqueológicos com pinturas rupestres atestado por Arqueólogos, Professores da UFMG e pesquisadores do Museu de História Natural de Minas Gerais, e também pelo NPA – Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande. Vide reportagens nos links


Tendo em vista a falta de recursos governamentais para a conservação do patrimônio Cultural, Arqueológico e Ambiental, a Nascente Associação Ambiental propõe a aquisição da propriedade rural onde se localiza um dos Sítios Arqueológicos. Trata-se de área de aproximadamente nove hectares, localizado na região denominada Itaúna, microbacia do Ribeirão do Jacu, a aproximadamente 1.150 m de altitude, em vegetação nativa e pasto, que possui nascentes e pequenas manchas de reservas florestais, além aflorações rochosas com até de sete metros de altura.
Após a aquisição, propomos a criação de uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural - para assegurar sua devida relevância. Além de preservar belezas naturais e históricas, as RPPNs assumem, cada vez mais, os objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre vários outros serviços ambientais.  Além disso, atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas neste tipo de reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável, o que ampliaria o leque de opções turísticas para Baependi.
Num terceiro momento, será proposto o tombamento da área junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a fim de consolida-la como bem público da história e cultura local.
O envolvimento da comunidade na preservação do patrimônio cultural e ambiental é indispensável para manutenção de sua própria identidade. A Nascente Associação Ambiental é uma associação aberta à participação de todos os que querem de alguma forma, colaborar para a proteção de tais valores. Toda e qualquer ajuda sempre será importante e muito bem-vinda.
Desta forma iniciamos uma campanha para arrecadar recursos para aquisição da área. Fizemos um Leilão e Feijoada que aconteceu no, dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), que resultou na arrecadação de mais de R$ 12.000,00. O primeiro passo foi dado, mas ainda são necessárias mais algumas ações para conseguir os recursos e efetivar a compra do imóvel.
No entanto, toda e qualquer ajuda sempre será importante e muito bem-vinda.

CONVIDAMOS VOCÊ A FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA!
1 forte abraço

Ricardo Toledo

Nascente Associação Ambiental