Projeto:A Mulher e o cuidado Pré-Natal
Justificativa: A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período peculiar na vida de uma mulher e o nascimento do filho é uma expectativa única, portanto, merecem ser tratados de uma forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, por gestores e pelo governo (Vieira, 2011).
A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social (Falcone 2005).
Objetivo Geral:Coordenar um grupo de gestantes com a  finalidade de esclarecer  duvidas e cuidados que surgem durante o período pré-natal.
Objetivos Específicos:Abordar através de ações educativas os temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados com a higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, a importância do planejamento familiar, os cuidados com o recém-nascido, a importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e questões escolhidas pelas mulheres participantes. (Amaral, Souza e Cecatti, 2010)
Metodologia: O projeto será desenvolvido nas dependências dos PSF, através de reuniões com as gestantes que participarão de um ciclo de palestras por profissional da área.
Datas e locais: As ações acontecerão no mês de Março de 2.019, nos seguintes PSF:
Dia 12/3 – Trançador – 14h
Dia 19/3 – São Januário – 14h
Dia 26/3 – Caxambu Velho – 14h
Palestrante: Betânia Maciel – Assistente social do CRAS.
Considerações Finais: Colaborar através de ações educativas a fim de que as gestantes possam ter uma vida mais tranquila, tendo recebido informações importantes, tanto no período gestacional como após, mantendo obem estar físico e psicológico, tanto seu como do recém-nascido.