AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 20 de junho de 2011

UNIFEI adere ao consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas
Luiz Otávio Coutinho
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) aprovou o ingresso da instituição no Consórcio das Universidades Sul-Sudeste de Minas Gerais, em reunião realizada no último dia 13 de junho. A UNIFEI foi a primeira universidade entre as sete envolvidas a aderir oficialmente ao consórcio. Posteriormente os Conselhos Universitários das universidades federais de Alfenas (14/06) e Lavras(dia 15/06) também decidiram pela adesão ao Consórcio. As outras universidades envolvidas decidirão até ao dia 20 junho.
O reitor Renato Nunes informou que um grupo de cerca de 60 a 70 pró-reitores, diretores, professores, pesquisadores, técnico-administrativos e alunos das sete universidades mineiras vem participando, desde julho do ano passado, da elaboração da proposta para o consórcio que envolve a forma de gestão, o plano de desenvolvimento institucional, constituído pelas principais ações e metas a serem desenvolvidas, além do documento de formalização que tem a formatação de um convênio inter-institucional.
Segundo o reitor da UNIFEI, o grupo de trabalho definiu algumas ações prioritárias, entre as quais se contam um programa de mobilidade de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos, um projeto de um corredor cultural entre as sete universidades e a implantação de um Laboratório Internacional de Pesquisa em Bioenergia (uma das áreas consideradas prioritárias pelo consórcio).
O modelo de gestão prevê a existência de um Conselho Diretor cuja presidência será exercida rotativamente por cada um dos reitores das sete universidades envolvidas. Em função disso, a Secretaria Executiva do consórcio e a sua ´sede´ será itinerante. O jornal O Estado de Minas noticiou erradamente que o município de Caxambu seria a sede fixa do consórcio das universidades.
O reitor Renato Nunes acrescentou que a proposta a ser apresentada definitivamente ao Ministério da Educação, até o final de junho, sugere que o Laboratório Internacional de Pesquisa em Bioenergia seja sediado conjuntamente pelos municípios de Caxambu e Pedralva.
Além da UNIFEI, participaram da elaboração da proposta do Consórcio das Universidades Sul-Sudeste de Minas Gerais, a Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fonte: TV Uai 
http://www.tvuai.com.br/tvuai/1490

A tarja amarela para marcação de texto é do editor deste blog