Palace Hotel - Caxambu

sábado, 21 de maio de 2016

Presidente da APAE participa de reunião na Câmara

Presidente da APAE participa de reunião na Câmara

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Oswaldo Alves Ramos, participou da reunião realizada pela Câmara, no dia 16 de maio, atendendo ao convite da Casa. Na ocasião, ele informou que a APAE está passando por dificuldades desde setembro de 2015 e que não tem mais como enxugar os gastos. Comentou que a entidade atende 170 alunos gratuitamente, que é mantida por alguns convênios, como a subvenção do Executivo, bem como a ajuda da comunidade. Reforçou a necessidade da aquisição de um terreno para a construção da Casa Lar e equoterapia.
 Informou que a APAE realizará alguns eventos, a fim de angariar recursos e comentou que o município pagou naquela data o repasse referente a maio, à terceira parcela, o que ajudará muito a associação. Comentou que a APAE é parceira do município e que recentemente perdeu um médico devido ao atraso na folha de pagamento. Convidou a população para visitar a APAE e conhecer o atendimento oferecido aos alunos. Senhor Oswaldo informou que a verba do FUNDEB está em dia com a Associação.
Na oportunidade, o senhor Oswaldo falou dos cuidados que requerem os alunos da APAE, muitas vezes um atendimento individualizado. Informou que a APAE não está oferecendo a equoterapia atualmente, devido às diversas dificuldades e que não estão estruturados para oferecer este tipo de atendimento.
Manifestações dos vereadores
– O secretário Denílson Martins recordou que a prefeitura não tem condições de assumir os alunos da APAE. Reforçou que a APAE deveria requerer judicialmente a subvenção devida e que parte da verba do FUNDEB já é direcionada à Associação. Considerou que o repasse deveria ser feito de forma prazerosa pela Administração. Falou da necessidade de mudança da lei no sentido da verba do FUNDEB ser direcionada às APAEs, e não aos municípios, que repassam, pois é um direito e não um favor da Administração.
– O vereador Marcos Halfeld recordou dos diversos requerimentos apresentados ao Executivo indagando informações sobre os repasses do FUNDEB à APAE. Colocou os seus serviços à disposição do Asilo e reforçou a necessidade de mais independência da APAE. Em relação à Casa da Criança e do Adolescente, pediu mais dedicação e sensibilidade da Administração, também para as outras entidades que prestam relevantes serviços.
– O vereador Jean Carlos informou que em Itamonte a prefeitura reajustou o repasse à APAE, apesar da crise enfrentada por todos os municípios brasileiros.
– O vereador Nilton Américo enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Asilo Santo Antônio, pela Casa da Criança e do Adolescente e APAE. Recordou da luta da APAE em busca de apoio para a Casa Lar e equoterapia em outras esferas, a grandeza do trabalho da APAE e da Casa da Criança e do Adolescente.
– O vice-presidente Clóvis Almeida comentou sobre o trabalho desenvolvido pela APAE, principalmente na cozinha experimental, e reforçou a necessidade do retorno da equoterapia para o desenvolvimento dos alunos.
– O presidente Fábio Curi reconheceu a importância do trabalho exercido pela APAE e manifestou apoio à Associação.



Fonte: Câmara Municipal de Caxambu