AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 21 de agosto de 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 - ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016
PROMESSA É DÍVIDA, NÃO PROGRAMA DE GOVERNO

by José Celestino Teixeira.

O que fazer para mudar o marasmo e o pessimismo que tomaram conta da cidade?

Primeiro saber que Governar não é só Prometer, mas, Cumprir o Prometido.

Enquanto a cidade não se dinamizar economicamente, não tem solução.

Não tem solução, enquanto a Prefeitura for o primeiro Empregador no Município.

Assim permanecendo, os Candidatos estarão sempre às voltas de assegurar empregos e oportunidades de sobrevivência aos eleitores.


Única alternativa ao Desemprego é a Eleição.
Qualquer Candidato, sem exceção, promete emprego (ainda que em "Off") em troca de votos. E nisto, os eventuais candidatos à Reeleição por todo o País levam sempre vantagem junto aos demais.

É certo, que quando o Prefeito se aventura à Reeleição tem em mãos o controle dos Cargos Comissionados (não concursados) e, que cada cargo desses, entre parentes e amigos lhe asseguram, no mínimo quatro ou cinco votos (pai, mãe, irmãos, sogra e sogro).
Numa cidade em que o desemprego é uma realidade, ninguém vai querer perder a boquinha.
Boca boa, que afasta as consequências cruéis do Desemprego.

Um Secretário Municipal recebe em torno de 3,5 Mil Reais Mensais.
Digam-me, onde em Caxambu alguém receberia esta remuneração, senão na Prefeitura?
Assim, a alternância do Poder passa diretamente pela capacidade assegurar empregos.
E na administração pública o acesso ao emprego se garante pelo Concurso Público ou pela Nomeação a Cargos Comissionados dos parentes, amigos e correligionários.
Fora esta regra, não há exceção!
Ainda que, o pretendente ao emprego tenha capacidade, não será contratado se não garantir votos ao Prefeito que pretende ser Eleito ou ao Vereador Apoiador.
Na Administração Pública, nem sempre, a Competência assegura a Nomeação, mas, o QI (Quem Indicou) é que resolve.

Nesse compasso, Nada Vai Mudar!
O Poder Público Municipal, não deveria liderar as atividades de geração de empregos, mas, sim, subsidiar as atividades privadas geradoras de empregos e desenvolvimento.

Já se falou aqui, que a Relação Custo Benefício nos Serviços Públicos Municipais é Péssima.
Paga-se muito e em contrapartida recebe-se pouco, muito pouco.

Caberia então ao Município assegurar condições, para que a iniciativa privada avançasse e, não procurar substituir seu Papel.
Deve o Município através de uma boa administração assegurar Tributos Justos e, não, extorsivos aos Contribuintes.
O Poder Público deve ser visto como “FACILITADOR” e, não, como “COMPLICADOR”!
Não pode ocupar o lugar da atividade privada, sob pena de falência de seus propósitos.

A coisa pública não é mercadoria de negócio!

A Iniciativa Privada busca sempre o "Lucro" e boas oportunidades de negócios , além, da eficiência como ferramenta de Sucesso.
Quanto Custa instalar uma pequena indústria em Caxambu?
Quais são os incentivos fiscais?
O que a cidade tem a oferecer?
Não é o Prefeito que vai resolver todas as questões econômicas que afligem a População, já que esta tem variantes que nem sempre o controle estão ao alcance das mãos do alcaide.

Se não complicar, já tá muito bom!
Não pode nunca, o Município dar o que não tem, nem oferecer o que não lhe compete.
Não há milagre a se fazer, mas, trabalho realizar sem interesses pessoais.

O Equilíbrio da Balança Financeira é Fundamental: Não se Gasta mais, que a Capacidade de Arrecadação.
A Maquina Administrativa de Caxambu, além de cara é ineficiente, não produz resultado satisfatorio.
Até o Momento temos assistido um discurso de Mudança, sem, contudo, apresentarem os Sete Candidatos a ferramenta desta Mudança.

Não basta falar!
Tem que apresentar aos eleitores as soluções viáveis dos nossos problemas.
Contudo e infelizmente, nenhum deles ainda trouxe a público os respectivos Programas de Governo.
Enquanto, contraditoriamente, o atual administrador promete Continuidade do Progresso.

E já teve gente indagando: Qual Progresso?
Os demais Candidatos, não se dignaram a apresentar a Forma Ideal, para que a propalada Mudança se opere entre nós.
A Propaganda Política impactada, pela Nova Legislação Eleitoral que impõem Novos Padrões de Comportamento jogou por terra os recursos mirabolantes de antes.

Todos estão sem saber por onde começar.
Vê-se que até agora, a Propaganda se restringe a apresentar Santinhos, onde se distribuem sorrisos e promessas.
A Velha Política calcada nas carreatas e nos incômodos Trios Elétricos, felizmente Acabou.

Além disso pegar criança no colo, abraçar Anão e dar beijinhos em Pobre, não Cola mais.
Já sentimos um Silêncio Abismal entre todos Políticos e os Eleitores, em todo Território Nacional.
Interessante que o povo saturado das promessas vãs, já não participa da Propaganda Eleitoral com interesse.
Pelo contrário foge dela.

O abismo entre Candidatos e Eleitores é pura Realidade.
Ouve-se por Educação!
E, ao que parece a Internet é o único espaço permitido aos Candidatos para se aproximar do Eleitor.
Mas, ela da forma em que estão sendo feitas as abordagens, certamente não vai garantir Votos a Ninguém ( 60% dos eleitores não frequentam redes sociais).
Mera Ilusão!

As rádios locais, sempre se mantiveram ausentes dos interesses da 
comunidade, senão mantendo uma programação pobre em cultura e informação.
Cada uma delas tem um Dono.
E ambas se limitam em puro entretenimento, sem nenhum comprometimento com o papel de informação tão peculiar do Rádio, como meio e instrumento de informação e divulgação da vida comunitária.

O ciúme é Geral, ninguém põem a boca no microfone, senão os que não oferecem ofuscamento.
Não imaginem os Candidatos, que o Eleitor vá perder tempo em ouvir só promessas, quando todos carecem de Soluções.

A Propaganda Eleitoral da forma que aí está é a consagração da ineficiência, não convence a ninguém a menos que traga no discurso uma promessa de emprego.
No andamento da carruagem, nada de concreto vai Mudar!

O Eleitor cansado de tanta promessa saturado de tantas decepções, já não mais acredita na Política, como solução de seus Anseios.
A Esperança, não se constrói com Promessa, mas, com certeza e convicção de capacidade de mudança.
Para tanto é preciso divulgar projetos e ferramentas.
Abrir a discussão sobre temas fundamentais e, não tirar da Cartola o Coelho da Eterna Salvação.

Governar não é fazer mágica, mas, realizar o progresso que não se concretiza por meras Promessas.
A Realidade que vivemos é Lição pra muita Gente: Discurso Não Muda a Realidade.

De tudo nos restou, uma única Certeza: A Nova Lei Eleitoral nos trouxe Paz, quanto a Barulheira e a Sujeira dos abomináveis Trios Elétricos e a poluição visual de pôsteres, santinhos e outdoors que, além de caros impunham uma desigualdade flagrante entre os competidores.
Que nenhum deles pense em gastar agora, para recuperar depois.
A Operação Lava-Jato está aí operando uma transformação fundamental no Cenário Político Nacional.

Ao que parece voltamos ao tempo do boca a boca.
O Candidato tem que convencer o Eleitor no Cara a Cara, no boca a boca.
Mas, tem muito Eleitor não querendo ver a Cara, de nenhum Político.
A Formula Mágica Faliu!

Não há Trio Elétrico nem Show Pirotécnico que recupere a antiga Formula de se Fazer Política.
Se a pessoa jurídica, hoje, não pode investir na propaganda Política e, nem no apoio financeiro aos candidatos, não vejo pessoa física disposta a doar um percentual do seu curtíssimo salário, em benefício de nenhum candidato por mais bonitinho que ele seja.

Convenhamos, que este Distanciamento entre Candidatos e Eleitores tem um único culpado: os próprios Políticos.
Uma Classe, que nos últimos tempos governou pra si mesma, em busca de ganhos econômicos pessoais e garantia do enriquecimento familiar.

Quem quiser voto tem que vir buscá-lo junto ao Eleitor (no Cara a Cara, no boca a boca), já não vale comprar!
Antes Isto!


José Celestino Teixeira Teixeira