AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sind - UTE ´- Professor Cássio Diniz, do Sind-UTE/MG, participa de mesa redonda em Congresso Educacional de Betim

Professor Cássio Diniz, do Sind-UTE/MG, participa de mesa redonda em Congresso Educacional de Betim


No último final de semana ocorreu o V Congresso Educacional de Betim, na Grande BH. Tendo como homenageado especial o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, o congresso reuniu milhares de educadores da região para debater sobre uma educação transformadora que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E no domingo ocorreu a mesa temática "A luta dos trabalhadores em educação em defesa da escola pública", que contou com a participação da professora e diretora da APEOESP (Sindicato dos Profissionais do Ensino de São Paulo) Anatalina Lourenço, e do professor Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu.

Em sua fala, Cássio Diniz apontou que existe uma forte ofensiva conservadora no país - materializado pelo golpe -, que visa destruir as conquistas sociais dos últimos 30 anos, como também acabar com os direitos trabalhistas do serviço público e da iniciativa privada, tudo isso para garantir a lucratividade das grandes empresas e o pagamento dos juros e amortizações da dívida pública para os bancos nacionais e internacionais. Além disso, muitos ataques recaem especificamente sobre os educadores, pois os trabalhadores em educação do Brasil se tornaram a ponta de lança na luta contra a aplicação de políticas neoliberais que sucateam cada vez mais os serviços públicos e privatizam tudo depois. Segundo Cássio, não á a toa esse ataque representado pelo movimento intitulado "Escola Sem Partido", que busca criminalizar os professores que debatam com os estudantes temas como cidadania, racismo, homofobia, direitos das minorias, etc. Tentam, de todas as formas, jogar a sociedade contra os professores que defendem uma educação libertadora e transformadora.


Segundo ele, que também é professor da rede estadual e da Universidade do Estado de Minas Gerais, a categoria dos trabalhadores em educação tem um histórico de resitência e de luta na história do Brasil. "É importante retomarmos a vanguarda das lutas em defesa de um país mais justo, na luta contra o golpe e pela volta da democracia, e contra a retirada de direitos."


Sind-UTE/MG subsede Caxambu