AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sind-UTE/MG se reúne com Prefeitura de Caxambu para discutir os salários atrasados: pagamentos serão regularizados

Sind-UTE/MG se reúne com Prefeitura de Caxambu para discutir os salários atrasados: pagamentos serão regularizados



Desde o momento que surgiram histórias de que o ex-prefeito Ojandir Bellini deixaria de pagar os salários dos educadores municipais no mês de outubro, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – subsede Caxambu – começou a se mobilizar para atuar em defesa dos interesses de sua categoria.

A partir do dia 07 foram tomadas várias medidas. O seu departamento jurídico foi acionado e, principalmente, o sindicato iniciou a mobilização dos professores e funcionários das escolas e creches municipais, visando a luta em defesa do pagamento dos salários.

Depois de debates entre os educadores nas escolas, o Sind-UTE/MG deliberou pela realização do “DIA DE PROTESTO CONTRA O NÃO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS”, com paralisação total das atividades na rede municipal de educação, marcado inicialmente para o dia 21 de outubro. Paralelo a isso, buscou estabelecer diálogo com o prefeito interino, para que uma solução fosse alcançada.

Finalmente, como solicitado pelo Sind-UTE/MG, a prefeitura se reuniu com representantes do sindicato na tarde dessa terça-feira (18/10). Estavam presentes representando o executivo municipal o prefeito Beto Gadben e a secretária de Educação Khatia Fernandes. Pelo Sind-UTE/MG as professoras Carla Fernandes (da direção sindical) e Endyra Cordeiro.

No inicio da reunião a professora Carla Fernandes colocou que o pagamento dos salários era fundamental para os trabalhadores em educação, pois em sua maioria são provedores de família, e estão com suas contas atrasadas. 

O atual prefeito informou que o atraso se deu por conta de seu antecessor, que trocou as senhas e chaves de acesso das contas da prefeitura, o que prejudicava a transferência de dinheiro para a realização dos pagamentos. E que hoje esse problema já havia sido solucionado no Banco do Brasil, que a transferência seria feita e que o pagamento já estava empenhado na Caixa Econômica Federal, para ser realizado no dia 21/10/2016(sexta-feira)

Diante dessa posição oficializada pela prefeitura e pelos resultados dessa reunião, o Sind-UTE/MG subsede Caxambu decidiu dar um voto de confiança ao atual chefe do executivo, e deliberou pela SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA PARALISAÇÃO DO DIA 21 DE OUTUBRO. Porém, o sindicato orienta a todos os trabalhadores em educação da rede municipal a permanecerem em alerta e mobilizados para, caso não haja o pagamento, estarem prontos para novas ações concretas.

Acreditamos que a promessa de pagamento para a próxima sexta-feira representa uma vitória da mobilização da categoria. A pressão dos trabalhadores organizados pelo Sind-UTE/MG foi fundamental para que houvesse por parte da prefeitura o empenho necessário para resolver esse grave problema.

No entanto, a mobilização deve continuar. A organização sindical dos trabalhadores em educação precisa se fortalecer, sempre em defesa de seus direitos e em prol de uma educação pública de qualidade social.

SOMENTE A LUTA MUDA A VIDA! UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

Sind-UTE/MG subsede Caxambu