AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 11 de outubro de 2016

TCEMG

TCEMG revelará índice de efetividade das prefeituras em encontro com eleitos


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promove, nos dias 7 e 8 de novembro, em Juiz de Fora (na Zona da Mata), o primeiro evento regional do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios, que abordará o tema: "Governança e Gestão para Novos Prefeitos e Vereadores Eleitos". O local será o Expominas, na rodovia BR 040, Km 790, bairro São Pedro; onde se reunirão participantes de 166 municípios, vindos da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas.

Na oportunidade, os prefeitos eleitos da região receberão do presidente do Tribunal, conselheiro Sebastião Helvecio, os resultados do IEGM 2016, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, apurados em seus municípios. Será a primeira vez que o índice, construído pela Corte de Contas, se tornará público. Ele indica a realidade da gestão municipal em sete dimensões: educação, saúde, planejamento, finanças, meio ambiente, defesa civil e tecnologia da informação.

De acordo com o portal da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, órgão do TCEMG que organiza o evento, o objetivo dos encontros técnicos de 2016 é “entregar aos prefeitos e vereadores eleitos e suas futuras equipes um completo relatório sobre a avaliação do atual estado da gestão, bem como informar, de forma objetiva e sintética, boas práticas que podem auxiliar na melhoria de desempenho da gestão e legislatura que começa em 1° de janeiro de 2017”.

Participarão do encontro técnico, além de prefeitos e vereadores eleitos, suas futuras equipes, formadas por aqueles que exercerão as funções de controladores internos, gestores de contratos, e secretários de Planejamento, Fazenda, Educação, Saúde, e Assistência Social. Também são convidados procuradores-gerais de municípios, equipes de transição, e ONGs que executam políticas públicas.

Os encontros deste ano ocorrerão em três macrorregionais do Estado, entre novembro e dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Araxá e Belo Horizonte. A iniciativa faz parte do programa “Tribunal e os Jurisdicionados”, instituído em 2010, que tem como principal meta a capacitação continuada dos agentes públicos municipais e estaduais. “Pretende-se, com a iniciativa, promover maior interação com a sociedade, os jurisdicionados e instituições e, ao mesmo tempo, intensificar o papel pedagógico e preventivo do Tribunal”, esclareceram os organizadores.

Mais informações:

Diretoria de Comunicação do TCEMG

(31)3348-2370

Hot-site do evento:

https://libano.tce.mg.gov.br/eeventos/encontrotecnico2016