AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Corpo de Bombeiros atende a quase seis mil ocorrências de corte de árvore em 2017


No ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a quase seis mil ocorrências envolvendo o corte e a poda de árvores em todo o estado. Contudo, essas ocorrências são atendidas em situações específicas. Saiba quando acionar o CBMMG!

Em princípio, o corte ou a poda de árvores não é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar, porém, quando houver risco iminente a pessoas ou bens, a história é diferente.

Caso a árvore estiver na rua, a responsabilidade é da Prefeitura Municipal. Em Belo Horizonte, os agendamentos devem ser realizados pelo número 156. Se a situação for dentro de um terreno particular, a responsabilidade é do proprietário, que deverá contratar um profissional especializado, depois de obter uma autorização da prefeitura.

Saiba as situações onde o Corpo de Bombeiros deve ser acionado:

- Risco iminente: Quando a árvore oferecer perigo de cair e atingir pessoas, animais, casas ou veículos e quando já estiver caída e gerar risco às pessoas e transtornos ao trânsito;

- Apoio à comunidade: Embora não sejam situações de risco, há casos em que os bombeiros atuam por falta de outros órgãos técnicos para realizar o serviço ou quando a árvore é de grande porte. Um exemplo comum é a poda de palmeiras mediante pedido de órgãos públicos. Nesses casos, a instituição deve obter uma autorização da Prefeitura antes de solicitar o corte/poda, que fará uma vistoria para avaliar a situação da árvore. Caso seja constatado o risco iminente, o serviço será executado.

- Falta de empresas especializadas: Nos municípios onde não há serviço especializado de corte/poda, mesmo que não haja risco iminente de queda, os bombeiros poderão avaliar a possibilidade de realização do serviço. Lembrando que o solicitante (pessoa/empresa) deve obter antes uma autorização da prefeitura ou órgão competente.

O corte e a poda de árvores é um serviço extremamente técnico e de alto risco e, por isso, requer treinamento para a atividade. Jamais tente realizar o trabalho sozinho e nem corte árvores sem autorização.

Ligue para o 193 somente nos casos especificados acima, pois caso a viatura chegue ao local e constate ser apenas um corte ou poda sem risco, o pedido não será atendido e os bombeiros deixarão de prestar outros atendimentos de urgência e emergência.


Fonte: CBMMG