AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 2 de junho de 2015

 Um Caxambuense no projeto Rondon




Meu nome é Gilson, sou estudante de Medicina pela UFSJ, campus em Divinópolis. É a segunda vez que a universidade participa do RONDON (sendo que no ano passado, eles atuarem em Alhandra, PE). 

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, que visa aproximar os universitários da realidade brasileira, através da realização de atividades multidisciplinares em municípios em situação de vulnerabilidade social e isolados do país. Sendo um projeto de integração social, envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do país.

A equipe da UFSJ é composta por 8 alunos, graduandos dos cursos de Medicina, Farmácia e Bioquímica (Nicole Aragão, Gilvânia Rabelo, Letícia Vieira, Thaiane Moreira, Gustavo Freitas, Pedro Cardoso, Elton Silva e Gilson Donizette), e dois professores (Maria José Nunes e Marcelo Gonzaga Araújo).

A cidade em que iremos atuar, em julho deste ano, chama-se Itupiranga, e é um dos 15 municípios em que o Projeto RONDON terá estudantes atuando. Nossas ações compõem o chamado Conjunto “A” de ações, que inclui: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

No momento estamos na etapa de elaboração de cada uma das 28 oficinas a serem executadas em Itupiranga, junto da comunidade em geral (crianças, adolescentes, mulheres, homens, idosos, professores, comerciantes, profissionais de saúde, entre outros).
Nós vamos pro Pará no dia 17/07 e ficamos lá até o dia 02/08, e além da UFSJ, o Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Dois Vizinhos, também enviará alunos, que vão atuar no Conjunto B de ações – que contemplam ações voltadas para Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Nossas atividades não têm a função de prestar serviços, mas de formar multiplicadores. Tudo que vamos levar pra lá tem como objetivo plantar a iniciativa na população, pra que eles deem seguimento nas ações.

Minha parte é capacitar professores, assistentes sociais e conselheiros tutelares na detecção de violência contra a criança e o adolescente; oferecer uma oficina de planejamento da gestação saudável e segura; inclusão de deficientes na escola e outras, nas quais eu sou auxiliar, como a oficina de alimentação saudável e capacitação de cuidadores de idosos. Bom, a nossa lista é bem grande mesmo.


Oficinas
Capacitação de cuidadores de idosos
Primeiros socorros
Produção de instrumentos musicais com recicláveis
Hipertensão
Orientação sexual e sexualidade
Oficina do sorriso – nutrição e saúde bucal
Combate a evasão escolar
Oficina de dança
Protegendo nossas crianças – conselho tutelar, escola e assistência social
Educação ambiental – Teatro de fantoches
Inclusão de pessoas com deficiência
Mamãe e bebe – gestação saudável
Organização de biblioteca
Bullying na escola
Distúrbios de aprendizagem
Vigilância sanitária em farmácias – VISA
Oficina de pintura de tecidos
Aproveitamento de alimentos
Remédios da natureza – Horta
Ações na praia – Ginástica para terceira idade
Ações na praia – Meio ambiente e higiene
Show de talentos
A cidade em quadrinhos – Fotografia
Álcool e outras drogas
Vigilância sanitária em farmácias – Proprietários
Leishmaniose e hanseníase
Orientação sexual e sexualidade – jovens
Ação educativa em diabetes
Valorização da mulher
Saúde do homem




Reportagem da TV Integração (afiliada da Rede Globo em Divinópolis)

Publicação da notícia no Portal da UFSJ: