AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

TUBERCULOSE- O QUE FALTA É INFORMAÇÃO.




Nesta quinta-feira, 26 de Setembro a equipe de saúde Hilda da Silva Nogueira realizou uma mobilização sobre tuberculose para os alunos da Escola Estadual Domingos Gonçalves de Melo Mingote (POLIVALENTE).
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. É causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir. Alem da tosse persistente por mais de 3 semanas,outros sintomas presentes são, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento acentuado e fraqueza
A Tuberculose ainda é uma doença envolta em muitos estigmas de preconceito, fazendo com que as pessoas não procurem atendimento, por isso a divulgação e educação são tão importantes.
O tratamento da tuberculose é a base de antibióticos, é eficaz e gratuito, no entanto, não pode haver abandono.