AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 24 de abril de 2012

Caxambu no Roteiro da Expedição Miramundos

Aon investe em expedições ecológicas e atletas brasileiros


A Aon, corretora que se mantém na vanguarda mundial de seguros, resseguros e capital humano, resolveu investir ainda mais no Brasil patrocinando atletas brasileiros, como a velejadora Adriana Kostiw, que estará representando o Brasil nas Olimpíadas de Londres e ações sócio-ambientais, como a nova Expedição Miramundos: Estrada Real 2012, que se inicia em 23 de abril. A Aon já é a patrocinadora de um dos maiores clubes de futebol do mundo, o Manchester United.
A nova aposta da Aon é na jornada de mais de 800 km de bicicleta pelo Caminho Velho da Estrada Real e que compreende o trecho entre Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ) - primeira via aberta para conectar o tráfego entre a região mineradora das Minas Gerais e o litoral fluminense. Os aventureiros Rafael Duarte e Jaime Portas Vilaseca fazem parte da equipe de mountain bike, rumo às raízes do Brasil.
O grupo, também integrado pelos fotógrafos Daniel Ramalho e Flávio Forner – que acompanharão os ciclistas em um carro de apoio - partirá de Ouro Preto (MG) - Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - seguirá por algumas cidades dos caminhos dos Diamantes e Sabarabuçu, passando pelo Santuário do Caraça, onde realizará palestras de cunho sócio-ambiental para as comunidades, autoridades e empresários locais.
Catas Altas, Santa Bárbara, Barão dos Cocais e Caeté são os municípios anfitriões da atividade. Em seguida, os miramundos seguirão pelo Circuito das Águas e pela Serra da Mantiqueira, até alcançar o destino final: a costa de Paraty (RJ) - cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A expedição reproduzirá o percurso que era feito pelos primeiros exploradores brasileiros que desbravaram o interior do país no século XVII, a pedido da Coroa Portuguesa, em busca de ouro, diamantes e outras riquezas minerais. O trajeto inclui as pequenas estradas de terra e trilhas que conectam diversas cidades, que cresceram a partir de pequenas vilas, estabelecidas pelos exploradores há mais de 300 anos.
A equipe vai compartilhar com o público cada detalhe desta aventura em um blog no site do jornal O Globo (www.oglobo.com.br/miramundos) e também pelas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.
Histórico da Miramundos -A Miramundos é uma equipe de expedições jornalísticas e fotográficas que tem como objetivo a imersão intensa de seus integrantes nas mais variadas aventuras e jornadas, para que seus relatos e imagens tornem-se mais reais, profundos e legítimos, abordando valores de preservação dos patrimônios histórico-culturais e do meio-ambiente.
Em 2009, quando a Miramundos pedalou da França à Espanha pelas trilhas, foi a primeira equipe do jornalismo brasileiro a relatar uma peregrinação pelo Caminho de Santiago, diariamente, através de um blog. Em 2011, foi a primeira equipe de expedicionários do mundo a atualizar um blog do alto do Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Venezuela, Guiana e Brasil, graças ao uso de tecnologia de comunicação via satélite.
Fotos dos integrantes da Miramundos já participaram de exposições no Brasil e na Espanha e foram premiadas no Sony Photo Awards, do World Photo London 2012.As expedições da Miramundos também já renderam aos seus parceiros alguns prêmios institucionais, como o “2011 Employee Volunteer Service Award”, promovido pela Aon Corporation e obtido através da realização do projeto Greening.
O projeto foi realizado com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono do ano de 2010 e culminou com a organização de uma Ação Ambiental, em outubro de 2011, para o plantio de 600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo, na região do Rio Santana, Miguel Pereira/RJ.
A ação contou com a participação de um grupo de 40 voluntários da Aon e seus familiares, em parceria com o ITPA – Instituto Terra de Preservação Ambiental – que desenvolve um importante projeto de restauração das florestas tropicais em diversas regiões do Rio de Janeiro e indicou o local do plantio devido a importância da área, próxima a Bacia do rio Guandu, principal fornecedor de água e energia para, aproximadamente, 7 a 10 milhões de pessoas do Rio de Janeiro.
O sucesso da ação resultou na conquista do prêmio institucional da Aon Corporation para o ITPA e foi muito gratificante para todos, não só pelo reconhecimento do trabalho de voluntariado, como também pela demonstração do compromisso com a sustentabilidade do meio ambiente, cuja responsabilidade socioambiental é uma parte importante da cultura Aon. [http://www.miramundos.com/parceiros].
Perfil - A Aon está presente em 120 países, tem 600 escritórios e 61 mil colaboradores. É formada pela Aon Risk Solutions (Riscos e Seguros), Aon Hewitt (Consultoria em RH e Gestão de Benefícios) e pela Aon Benfield (Resseguros). No Brasil, a empresa conta com 1020 funcionários e 11 escritórios nas principais cidades do país. Foi eleita oito vezes pelo Guia da Você S/A – Exame como uma das "Melhores Empresas para Você Trabalhar" e é autora do estudo que determina quais As Melhores na Gestão de Pessoas – prêmio anual concedido pelo Jornal Valor Econômico. Em 2011 ganhou também o Prêmio Fornecedores de Confiança da Editora Segmento
 
Fonte: Revista Fator