AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hospital São Camilo reforça protocolos sobre administração de medicamentos em pacientes
A capacitação periódica sobre o assunto é sempre importante para rever protocolos de conduta em cada administração.
 Tendo em vista a responsabilidade que a administração de medicamentos exige de toda a equipe assistencial de um Hospital, aconteceu um treinamento no Hospital São Camilo de Caxambu que reforçou metodologias e protocolos que devem ser praticados por enfermeiros e técnicos na administração de medicamentos nos pacientes.

Apesar de ser baixa a divulgação de ocorrências de erro de medicações no país, o equívoco pode comprometer a vida e integridade da pessoa, trazendo prejuízo moral e físico. A capacitação periódica sobre o assunto é sempre importante para rever protocolos de conduta em cada administração.

“Fazemos administração de medicamentos quase que de minuto em minuto e as ações dos profissionais devem ser pautadas em extrema responsabilidade para eliminar falhas, negligência ou imprudência. Afinal, nossa preocupação é o bem estar e recuperação do paciente”, afirma a enfermeira Cristina Maciel.

Os treinamentos que reafirmam condutas assistenciais fazem parte de uma atitude de consciência social e humana, segundo a enfermeira Cristina: “é mais que uma atribuição técnica profissional, e por isso, precisamos sempre frisar a importância da atenção e cuidado”, pontua.

Entre as principais regras para o procedimento correto, estão: não conversar durante o processo de preparação de medicamentos; enquanto prepara o medicamento ter sempre à frente a prescrição médica; ler o rótulo do medicamento três vezes, e antes de cada uma das seguintes etapas comparar com a prescrição médica; na bandeja de medicamentos deve colocar sempre juntos o cartão e o recipiente de medicamentos.

“Antes de administrar o medicamento, deve-se esclarecer ao paciente qualquer dúvida existente e fazer sempre a anotação no relatório quando o medicamento não for administrado indicando qual o motivo. Nosso papel é contribuir no processo de cura ou melhora, evitando erros no preparo e na administração”, finaliza a enfermeira.