AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 21 de abril de 2012

 Expedição Miramundos desbrava 
a Estrada Real
Depois de pedalar o Caminho de Santiago, grupo fará rota entre Ouro Preto e Paraty

De bicicleta por caminhos abertos há mais de 300 anos. Esse é o novo desafio da Expedição Miramundos, que, a partir de segunda-feira, percorre os 800 quilômetros da Estrada Real de Ouro Preto a Paraty. O relato desta aventura pode ser seguido no blog Miramundos, hospedado no site do Globo.
Esta será a terceira empreitada do jornalista e fotógrafo Rafael Duarte e do multiesportista e cinegrafista Jaime Portas Vilaseca que resultará num blog com atualizações constantes, acessado em oglobo.com.br/miramundos e também pelas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Os dois estiveram juntos na primeira Expedição Miramundos, em 2009, pelo Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha. E também, no ano passado, na jornada até o Monte Roraima, saindo do extremo norte brasileiro e cruzando imensidões por Guiana e Venezuela. Mas pela primeira vez terão um roteiro 100% em território nacional.
A exemplo do Caminho de Santiago, a Estrada Real também será percorrida em bicicletas. A expedição vai refazer o percurso usado no século XVII para escoar ouro e pedras preciosas de Minas Gerais até o litoral sul fluminense. O trajeto inclui as pequenas estradas de terra e trilhas que conectam diversas cidades que cresceram a partir de pequenas vilas estabelecidas pelos exploradores há mais de 300 anos.
A rota escolhida é a mais antiga, que liga Ouro Preto a Paraty, passando por localidades como Congonhas, Lagoa Dourada, Bichinho, Tiradentes, São João del Rey, Caxambu e São Lourenço, em Minas Gerais, antes de chegar ao estado de São Paulo, onde a estrada corta Guaratinguetá e Cunha até sua reta final, em Paraty, cidade patrimônio histórico nacional e antigo porto de escoamento de ouro e pedras preciosas. Mas antes de chegar a essa rota, a dupla — acompanhada pelos fotógrafos Daniel Ramalho e Flávio Forner, que vão seguir as bikes em um carro de apoio — fará um minicircuito ao norte de Ouro Preto pelo chamado Caminho dos Diamantes, onde farão palestras e apresentações em cidades como Catas Altas, Santa Bárbara, Barão dos Cocais e Caeté.
— Já ouvi muita gente dizendo que fez o caminho de carro ou 4x4, mas de bicicleta foram realmente poucos relatos. Acho que é um desafio mostrar como é percorrer o trecho apenas pedalando — conta Duarte, que espera emoção do começo ao fim. — Nossa ideia é seguir apenas pela trilha original. Se tudo der certo, espero não precisar andar em asfalto em momento algum.
Para cumprir a missão de pedalar em média 60 quilômetros por dia, ele e Vilaseca vêm treinando há quatro meses, sob a supervisão de preparadores físicos e nutricionistas. Esse período também foi usado para aprender mais sobre a história e aspectos geográficos da região. Baseado em tudo que leu e ouviu a respeito, Duarte já projeta o que virá pela frente.
— Lemos de tudo o que caiu na nossa frente, de sites na internet até trabalhos acadêmicos. Já sabemos que o Caminho Real tem uma boa infraestrutura e apresenta trechos com nível de dificuldade igual ou até mesmo maior que partes do Caminho de Santiago. Particularmente, estou bastante ansioso para a descida da Serra da Mantiqueira, no trecho Cunha-Paraty. Antigamente era uma barreira para os primeiros exploradores; muita gente não conseguia superá-la. Hoje vai ser um belo downhill para encerrar a viagem — espera Duarte.
Para conseguir compartilhar com o público diariamente as experiências e imagens da expedição pela internet, a equipe colocou na bagagem uma série de equipamentos que permitirão estar sempre conectados: câmeras e filmadoras em HD de diversos tipos, laptops, modens e smartphones. Vídeos e entrevistas com personagens ligados à Estrada Real também serão postado ao longo das próximas semanas.

Fonte: Primeira Edição - O Globo