No dia 23/3/2018, foi declarada mais uma Unidade de Conservação no Município de Caxambu, que recebe o nome de Área de Proteção Ambiental  Municipal das Águas Minerais, que compreende a microbacia hidrográfica do ribeirão Bengo em uma área correspondente a 676,0727(seiscentos e setenta e seis hectares, sete ares e vinte e sete centiares). A exemplo da Reserva Biológica das Laranjeiras, esta APA foi criada com o objetivo de contribuir para a promoção e o desenvolvimento sustentável da região buscando o equilíbrio em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais.
A APA Municipal das Águas Minerais tem por objetivo proteger e conservar os atributos ambientais da região, especialmente os aquíferos hidrominerais e suas zonas de contribuição, transporte e influência.
Destina-se também a garantir a recuperação e a conservação dos bens materiais e imateriais associados ao termalismo, em especial o do parque das águas e as práticas crenoterápicas e hidroterápicas a eles associadas.
O ordenamento do uso e da ocupação do solo, em especial na microbacia hidrográfica situada acima do Parque das Águas “Dr. Lyzandro Carvalho Guimarães” e das demais surgências e captação hidrominerais da bacia, além de promover ações de recuperação das áreas degradadas ou poluídas, com enfoque na restauração de matas de topo e ciliares.
A APA Municipal das e Águas Minerais será implantada, supervisionada, administrada e fiscalizada pelo Município, através de suas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMAM), Desenvolvimento e Planejamento Urbano (SEDEP) e Turismo e Cultura (SETUR), em conjunto com o Instituto Mineiro de de Gestão das Águas – IGAM, COPASA, CODEMIG e podendo contar também com outros órgãos federais, estaduais e municipais, bem como organizações não governamentais, na forma de regulamento.
Mais informações: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxambu – (35) 3341-5316


Prefeitura Municipal de Caxambu