AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 24 de março de 2018

Quais seriam as intenções de CODEMIG em relação ao Parque das Águas de Caxambu?



O Parque das Águas representa o coração e a razão de ser do próprio município.Todos os caxambuenses possuem interesse direto a tudo o que seja relacionado a ele. 
Existe ainda o interesse dos turistas que buscam informações sobre suas águas e todo o seu valioso e diferenciado  patrimônio histórico-arquitetônico e ambiental. 

Encaminhamos  ao Departamento de Comunicação da CODEMIG algumas perguntas frequentes que são feitas por moradores e visitantes em relação ao  Parque das Águas de Caxambu, que foram prontamente respondidas: 

Quem será o novo diretor(a) do Parque? 

- A Diretoria de Fomento à Indústria Criativa da Codemig é responsável pelos parques e balneários. 
Devido à importância dessa frente de ação para a Codemig, foi criada a Coordenação de Parques e Balneários, dentro da Gerência de Promoção e Comercialização de Ativos, ligada à mencionada Diretoria. 
A atual gerente de Promoção e Comercialização de Ativos é Marina Fantoni 

 Existe alguma previsão para para o início da reforma do balneário, desassoreamento do lago e investimentos para revitalização e restauração do patrimônio histórico-arquitetônico do Parque? 

 - A Empresa aguarda a conclusão de perícia judicial no processo 0028.321-76/2017.8.13.0155, que tem como objetivo levantar os reparos necessários em face da inexistência de manutenção e cuidados mínimos com o ativo público. 
Esclarecemos que os trabalhos periciais estão em andamento e que a operacionalização completa do Parque depende da finalização dessa perícia judicial. 

Enquanto aguarda o término da perícia, a Codemig está investindo na limpeza e manutenção constante do Parque, além de estar recebendo os usuários sem nenhuma interrupção ou descontinuidade. 

A Codemig também estruturou cartilha informativa sobre o espaço (disponível no site www.codemig.com.br/wp-content/uploads/2017/08/caxambu-cartilha-parque-aguas-caxambu-15x21-final.pdf), distribuída esta semana para crianças e adolescentes de Caxambu que visitaram o Parque numa ação social promovida pela Empresa em comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Quais seriam os projetos da CODEMIG a curto, médio e longo prazo para o Parque das Águas de Caxambu? 

 - A Codemig está mantendo a política de acesso ao parque para os cidadãos de Caxambu e gerindo o espaço com vistas a fomentar o turismo e assegurar sempre a adequada preservação do local como importante patrimônio histórico e ambiental de Minas Gerais. 

O Parque das Águas de Caxambu está, desde o dia 1º de outubro de 2017, sob administração da Codemig. Desde então, a Empresa vem promovendo diversas ações de preservação, manutenção básica e melhoria imediata no empreendimento:
- Pintura geral dos meios fios, passeios e escadas de todo o parque;
- Reforma das quadras de tênis e vôlei e do parque de brinquedos;
- Limpeza diária de todas as fontes e dos sanitários do parque;
- Desobstrução da tubulação de água do gêiser, normalizando o fluxo diário de água;
- Revisão da parte elétrica das fontes, com reparo de tomadas, troca de lâmpadas e elevação do quadro de força da quadra de tênis, mitigando riscos de choques;
- Renovação de sinalização dos portões de acesso;
- Manutenção das calçadas;
- Limpeza geral do gramado e dos jardins;
- Vigilância e segurança contínuas.

Outras informações estão disponíveis no site da Codemig: www.codemig.com.br/atuacao/comunidades/caxambu/.