AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 30 de julho de 2018

ELEIÇÕES 2018 - MINEIRICES POLÍTICAS


ELEIÇÕES 2018 - MINEIRICES POLÍTICAS.
by José Celestino Teixeira.

Olho na parede do meu escritório, no lugar onde todos colegas colocam o Diploma de Bacharel em Direito lá está meu Diploma do Jardim da Infância "Noraldino Lima", em SJDR.
O ano foi 1957 e está assinado pela Diretora Sylvia Teodoro de Souza e chancelado pelo Inspetor Escolar.
O Jardim de Infância Noraldino Lima pertenceu ao Grupo Maria Teresa (Torresmo), o qual tinha a mesma Diretora Escolar , a tal Dna.Sylvia Teodoro.
Lembro-me, que tanto o Inspetor Escolar (Cargo Nobre), quanto as Diretoras eram indicações Políticas de Estado, pelo Deputado majoritário na Região, evidentemente do Partido Vencedor do ultimo pleito eleitoral.
Naquele tempo, ainda, na velha Republica digladiavam: o velho PSD, aliado quase sempre ao PTB (de Vargas) e ao PR. Do outro lado a aristocrática UDN representante da intelectualidade e das Oligarquias Ruralistas inimiga fidagal (figadal) de Getúlio Vargas e, depois, de JK.
"Ingressaram também na UDN, outros setores oligárquicos que só romperam com Vargas no decorrer da década de 1930, como José Américo de Almeida, Juarez Távora, Antônio Carlos, Juraci Magalhães, Carlos de Lima Cavalcanti e Flores da Cunha. Havia ainda liberais históricos, como os irmãos Virgílio e Afonso Arinos de Melo Franco, Raul Pilla, Pedro Aleixo, Odilon Braga, Milton Campos, entre outros."
Naquele tempo quando o Governador visitava a cidade com sua comitiva de deputados estaduais, o que ocorria em ambiente pré-eleitoral, as crianças do Grupo Escolar eram “obrigadas” pelas Diretoras a perfilarem na Avenida Rui Barbosa (Hoje, Tancredo Neves0, em São João Del Rei, com bandeirinhas de Minas (aquelas do Triangulo: “ Libertas quae sera Tamen” – Liberdade, ainda que Tardia), calças curtas , sapatos de verniz e meias em pleno sol escaldante e “gumex” no cabelo. Sempre atrasavam os políticos e as crianças com sede e fome.
Vez ou outra um pão com salame e guaraná Marquetti, no final da batalha.
Uma covardia, um abuso das autoridades escolares que tinham que agradecer e reverencias os políticos que lhes garantiam nomeações.
Todo Ano Eleitoral, a mesma novela.
Quando era um Deputado Federal, Senador ou até mesmo o Presidente da República só mudava a bandeirinha na mão dos alunos, que era Verde e Amarela (Ordem e Progresso), o sofrimento e a sacanagem a mesma de sempre. E quem pagava o Pato éramos nós, os alunos do Grupo Escolar que tínhamos que ouvir discursos intermináveis.
Era tudo como se fosse castigo!
E ai de quem não fosse. Podia até ser reprovado dependendo da facção política que os pais apoiavam.
São João Del Rei sempre foi Centro de convulsões políticas e lutas acirradas.
Tancredo Dominava a palavra, com discurso claro, objetivo e eficaz pra eleger tanto seu aliado à Assembleia legislativa, que era o Zezé Baccarini, ou um Senador, o Governador ou o Presidente.
Em 64, a Redentora Revolução Militar acaba coma Festa criando o Bi-partidarismo e os Senadores e Prefeitos Biônicos (sem voto popular, mas nomeado pelos Militares no Poder).
Murilo Badaró foi o Senador Biônico por Minas e Ministro da Indústria e Comércio no governo João Figueiredo. O Prof. Morvan Acyaba de Resende, de Varginha foi Suplente de Badaró.
A UDN em SJDR lança Nelson Lombardi a Prefeitura, depois à Assembleia Legislativa, após um Bom governo Municipal.
Gabriel Passos alavanca a candidatura de Nelson Lombardi e SJDR ganha outra cadeira na Assembleia Legislativa de Minas via ARENA, além, do José Luiz Baccarini pelo PMDB (antigo PSD).
Depois elegem Zé Menino pela ARENA, como candidato a Prefeito da cidde. Um ilustre desconhecido à época (filho do Sr. Joaquim do Posto de Gasolina) , mas, que realiza, também um bom governo.
Naquele tempo da Revolução domina o Bi-partidarismo, com uma inovação absurda.
A Sigla Partidária Governista se divide em duas ; ARENA 1 (UDENISTAS), ARENA 2 ( políticos adesistas ao Governo Central, antes dos quadros do PSD, PTB, PR, etc, partidos extintos pela Reforma Política Revolucionaria).
Em Minas, na cidade de Barbacena ficou famosa a rivalidade histórica entre os Andradas (Bonifacistas, Udenistas roxos) e os Bias (Bias Fortes, antigos membros do PSD, mas que aderiram ao Poder Revolucionário). Embora, ambas as famílias apoiassem os Militares continuaram inimigos políticos mortais, com a cidade das Rosas e dos Loucos dividida em áreas de domínio de um ou de outro.
O genial mineiro Fernando Sabino, em sua monumental obra literária “O Grande Mentecapto” (ainda, melhor que Encontro Marcado) , um relato das aventuras e desventuras de “Viramundo” e de suas inenarráveis peregrinações pelo Estado romanceia, com enorme brilhantismo a rivalidade entre os Andradas & os Bias Fortes.
Um Trecho: 
“Vc é Biista ou bonifacista?
Viramundo indaga: Que vem a ser isto?
É quem apóia os Bonifácios.
Sei lá quem são bonifácios! – respondeu o mentecapto, já por conta do Bonifácio.
- São os inimigos dos bias – informou Barbeca.
- Quem são bias?
São os inimigos dos Bonifácios.
E ficariam nisso, se Barbeca não insistisse:
- Aqui em Barbacena a gente tem de ser biista ou bonifacista. Você o que é?
Viramundo, aborrecido, lembrou do Dr. Pantaleão: TODO MUNDO NAQUELA CIDADE TIRA ERA MANI DE PERGUNTAR O QUE OS OUTROS ERAM.
- Não sei – respondeu, evasivo. – Ainda não li as plataformas. Você o que é?
- Eu nasci biista, porque meu nascimento foi na maternidade dos bias. Mas, logo virei bonifacista porque fui batizado na igreja dos bonifácios. E assim foi indo na minha vida inteira. Na cidade tudo é duplo: armazém, escola,cinema, clube, salão de barbeiro, até puteiro, tem de um e de outro.
-E hoje, o que você é?
- Bem, hoje de manhã eu acordei bonifacista porque a primeira coisa que eu fiz foi tomar uma cachacinha no botequim dos bonifácios. Depois fui levar uns sacos de esterco na fazenda dos bias e voltei de lá biísta.
- Eu quero saber aqui e agora – insistiu Viramundo.
- Ainda agorinha nós estávamos ali na rua Bias Fortes, de modos que eu era biísta. Agora estamos indo pela rua José Bonifácio, de modos que sou bonifacista.”

Incrível, que ainda, na Velha Republica, aqui mesmo em Caxambu tinha Arena 1 (do Dr. Acácio) e Arena2 (dos irmãos Castilho: O Chico (Cartórios: Registro Imóveis, Títulos e Documentos e, Civil), o Hélio ( excelente Vereador), o Mário (Escrivão de Polícia, gente finíssima) o Padre Castilho (o Pároco da Matriz N.Sra. dos Remédios, Sonhou um Faculdade, para Caxambu) e, o nosso amigo Palmirinho, do Fórum.
Corriam por fora, ainda, o Sr. Edmundo Dantas (respeitadíssimo contador da Empresa das Águas, homem de confiança do DR. Cyro da Gama Cruz, Concessionários da Exploração das Águas Minerais e do Parque, proprietários do Cine e, do Hotel Caxambu, além do Anexo – Hotel Dom Pedro, naquele prédio, onde funciona hoje, a Prefeitura), o Gabriel da Farmácia e, o Dr. Abel Murta de Gouveia (da celebre Campanha do “A,É,I ,O, U”).
Ganhou o Abel, para Prefeito e logo, o Promotor de Justiça da Comarca lhe cassou o Mandato. Dizem alguns, injustamente!
Ferraz Caldas, corretor de imóveis e advogado que foi Bonifacista (eleito vereador pelo Dr. Acácio) mudou de lado e apoiou Abel. Foi Prefeito e, depois elegeu-se Deputado Estadual, pelo antigo MDB, com quem corri o Sul de Minas lhe ajudando em Campanhas.

Recuperada a autonomia política das Capitais Estaduais, cidades consideradas Áreas de Segurança Nacional e as Estâncias Hidrominerais.
Isaac Rosental se elege Prefeito, numa virada política que ficou gravada na História da Cidade.
Primeiro Prefeito eleito, depois, do Golpe Militar de 64, para Caxambu.
Hoje estamos a caminho de novas Eleições, no pleito de 2018, com vistas à eleição de Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais e, ao que tudo indica nada Mudou.
Agora, o Povo com o Saco mais cheio, ainda, de Política depois da esparrela do PT e de seus aliados (PMDB, agora, novamente: MDB) e o PSDB de Aécio tão desgastado, com olhos para o Futuro de eleger-se o digno Anastasia, que apoia Geraldo Alckmin, a Presidência. Dilma volta a Minas tentando eleger-se Senadora,com o desgastado Pimentel que não paga os Professores, nem o pessoal da Saúde.
Os Estados Faliram todos (Minas, Rio, Rio Grande do sul, Maranhão, etc, etc), mas, a antiga pratica de pretensões, para nomeações em cargos de confiança, com esperanças nos novos Governos continuam mais vivas que nunca.
Já dizia Tancredo:
“Em Política só se conjugam duas operações matemáticas; Soma e Multiplica!
“Se tiver o padre (o Pároco) do seu lado, 80% da Eleição tá garantida!
Hoje eu diria: Se o Candidato tiver um Pastor ao seu lado, ajuda muito! Não precisa ser um Pastor Alemão, brasileiro serve muito!
E assim segue o Bonde dos Políticos: Pais, filhos, netos, sobrinhos, avós , tios e cunhados.
Um cargo aqui, uma nomeação e um beijinho ali.
Um fingimentozinho , um chorinho, um beicinho e um tapinha nas costas, acolá.
Tudo e todos ajudam muito, voto então nem se fala!
E vamos lá, que as Eleições de 2018 vêm aí!
“Mal começando” e, já tem muito interesse em jogo a ser satisfeito, a ser prometido.
Lembrando, que em Política, nem sempre promessa é dívida.
Nada Mudou!