AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nhá Chica: 200 anos de Batismo

Município mineiro de Rio das Mortes também participará das comemorações dos 200 anos de Batismo de Nhá Chica


Rio das Mortes Homenageia Nhá Chica

No próximo dia 26 de abril, o distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, em São João del-Rei, estará em festa. Isto porque, nessa data, completam 200 anos do batizado de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, na Capela de Santo Antônio daquela comunidade. Uma extensa programação está sendo preparada para homenagear a conhecida “Santinha de Baependi”, cujo processo de beatificação já está em fase final de aprovação pelo Papa Bento XVI.
   Nhá Chica era filha da escrava Isabel Maria. Passou boa parte de sua infância no Rio das Mortes, até que, com oito anos, mudou-se, com seu irmão Theotônio, para Baependi. Foi lá que devotou sua vida aos necessitados e revelou sua capacidade de interceder junto à Nossa Senhora da Imaculada Conceição em favor daqueles que a procuravam. Ainda em vida Nhá Chica era chamada de “Santinha de Baependi”.
   Naquela cidade foi aberto o Ano Jubilar para comemorar os 200 anos do Batismo de Nhá Chica e durante 2010 acontecerão diversas atividades, sendo que no mês de fevereiro foi lançado um selo e um carimbo alusivo ao batizado. Agora no mês de abril estão previstas celebrações a partir do dia 26 culminando com a chegada de romarias em 1º de maio.

Beatificação
   Breve o Brasil terá a primeira Santa nascida em suas terras. E São João del-Rei é sua terra natal. O processo de beatificação de Nhá Chica aguarda a publicação pelo Papa Bento XVI. O processo de sua causa foi concluído em 1998 e a Positio com o Milagre foi publicada em 2002.

Programação
   O distrito de Rio das Mortes celebrará a data com eventos marcantes, para prestar a homenagem dos são-joanenses à conterrânea que é exemplo de vida. Confira:

* 26 de abril - 19h30min
Celebração Eucarística na Capela de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno;
Inauguração do quadro com o Batistério de Nhá Chica;
Caminhada noturna ao local das ruínas da antiga Capela de Santo Antônio.

* 27 de abril - 6 horas
Saída da caminhada Pelos Passos de Nhá Chica por caminheiros peregrinos experientes com preparo físico para caminhar uma média de 35 Km por dia.

* 30 de abril a 1º de maio
Romaria de ônibus para Baependi com saída na noite de sexta-feira e chegada prevista em Baependi no sábado, para a Missa das 11 horas. Retorno na parte da tarde.

   OBS: O grupo que desejar e tiver preparo físico poderá pernoitar em Cruzília e percorrer cerca de 30 Km no sábado, começando a caminhar por volta de 4 horas da manhã para chegar a tempo da Missa.


Fonte: Folha das Vertentes
http://www.folhadasvertentes.com.br/default.asp?pagina=integra&cd_materias=3769