AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 10 de junho de 2012

O NOVO ESPÍRITO DAS LEIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Paulo Roberto Guimarães Moreira ¹

Paulo Roberto Guimarães Moreira
Xyco Theóphilo, um dos maiores líderes da história do movimento das pessoas com deficiência da história do Brasil, do meu ponto de vista, de Fortaleza – CE, perguntou-me por que Rosângela Bergman e Izabel Maria Madeira Costa ² consideraram que o “Plano Viver sem Limites”, da Presidência da República, era inconstitucional. Expliquei a ele que, infelizmente, o Brasil não sabe, ninguém sabe, nem as autoridades políticas, nem a Dilma e sua Assessoria, nem a quase totalidade dos juristas sabem que o Decreto Legislativo 1986 de 2008, que se tornou a primeira emenda de direitos humanos de 3ª geração, na Constituição brasileira, torna a legislação infraconstitucional, praticamente, revogada.
O espírito das leis desse Decreto não tem nada a ver com a legislação infraconstitucional. Nesse Decreto as pessoas com deficiência têm infinitas possibilidades de trabalho. Não podem em hipótese alguma ser defuntos civis, como nós aposentados por invalidez somos. Decretaram nossa morte civil e ninguém percebeu. O que uma pessoa com deficiência, aposentado, com um mísero salário mínimo pode fazer para melhorar sua qualidade de vida, digamos em termos profissionais? Pode estudar? Não pode, porque com essa renda não pode nada, muito menos viver, talvez sobreviver, quem sabe? Pode trabalhar? Não pode. Se é inválido (sabemos que ninguém é totalmente inválido) como vai trabalhar? Pode dar aulas? Não pode. É aposentado por invalidez: morreu civilmente e esqueceu de deitar.
Mas, o Espírito do Decreto Legislativo 186 de 2008 apresenta outra perspectiva: um verdadeiro “Viver Sem Limites”. Mas, quem percebeu isso? Quem se dedica a isso? Como pesquisará nessa área? Quem está interessado nisso? São esses interessados empoderados (empowerment ³) ? São organizados politicamente? Infelizmente o foram no passado, mas, não o são mais. Respondemos a todas as essas perguntas negativamente. Temos que fazer um grande movimento, nesse país, para esclarecer a nós mesmos, às autoridades e os principais interessados o que está ocorrendo hoje nessa área. Do contrário, seremos vanguarda, de novo, nas leis que não pegam.

Brasília, 09/06/12

¹ Paulo Roberto Guimarães Moreira – É Economista e Mestre em Filosofia pela PUC -   Rio, Pós-Graduado em Gestão Estratégica das Organizações Públicas, foi o não parlamentar que mais pronunciamento fez na Constituinte de 2008, Assessor do então Ministro da Cultura Aloísio Pimenta e Coordenador de Cultura e Cidadania do então Ministro da Cultura Celso Furtado e está no quarto semestre de Direito no UniCEUB: orientação@tba.com.br e prgm7@hotmail.com .
² Rosângela Bergman é Presidente do Instituto Interamericano de Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo (IIDI). Izabel Maria Madeira Costa é Médica Fisiatra e foi por oito anos Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.