AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DECRETO TRAZ MUDANÇAS SOBRE A BEATIFICAÇÃO DE NHÁ CHICA

         Na manhã do último domingo 05 de agosto, a Diocese da Campanha (MG) publicou um DECRETO sobre a Causa de Beatificação de Nhá Chica promovendo grandes mudanças nos trabalhos até aqui.
         Com o reconhecimento do Milagre de Nhá Chica, pela Santa Sé, em 28 de junho passado, tudo o que se refere à Francisca de Paula de Jesus Nhá Chica, está sob os cuidados diretos do Vaticano, representado, portanto, pela Diocese da Campanha e por nenhuma outra instituição que até então pudesse ter alguma relação com a Beatificação. Desde o reconhecimento do Milagre, todas as ações a respeito da Beatificação devem passar pela Diocese.
         Agora, a partir do decreto assinado pelo Bispo Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho e pelo Chanceler da Cúria Diocesana Padre Lucas Reis Pereira, a Igreja da Conceição, em Baependi (MG), passa a ser uma Reitoria. Foi nomeado Reitor o Padre Douglas Baroni (pároco da Matriz de Baependi) e ele será o responsável direto para cuidar dos bens de Nhá Chica - nada mais estando nas mãos da Associação Beneficente Nhá Chica (ABNC).
         Esta decisão traz mudanças radicais na condução dos trabalhos. Mudanças estas que começaram com dois decretos anteriormente publicados pela Diocese da Campanha, no dia 26 de julho, quando o Bispo determinou que as taxas, espórtulas e coletas de missas na Igreja da Conceição (a igrejinha de Nhá Chica) fossem integralmente repassadas à Paróquia, para serem destinadas à Causa de Beatificação, não mais ficando tais recursos sob a guarda das Irmãs Franciscanas do Senhor (ABNC). Medida que estabelece a clara definição acerca de quem são os responsáveis pela Beatificação de Nhá Chica.
         Outra novidade deste último ato do Bispo Diamantino é que todos os milhares de devotos de Nhá Chica espalhados pelo Brasil podem comemorar: o decreto "PROIBE TERMINANTEMENTE" que qualquer entidade civil ou religiosa queira para si os direitos exclusivos sobre Nhá Chica, sendo proibida sua patente ou registro. E ainda, que ninguém jamais poderá impedir qualquer fiel católico de manifestar sua devoção à Nhá Chica, usando seu nome para comércio ou serviços prestados de forma respeitosa. Esta medida é um grandioso avanço, sobretudo na comunidade de Baependi, que nos últimos anos vem sofrendo represálias às manifestações de fé. São comuns as queixas de artesãos, comerciantes, profissionais liberais, políticos, lideranças comunitárias, sobre os limites impostos pelas religiosas franciscanas - que até então acreditavam deter algum tipo de exclusividade sobre a Serva de Deus.
         A partir de agora, entrevistas sobre Nhá Chica devem ser marcadas com Padre Douglas Baroni, Reitor da Igreja da Conceição e Pároco de Baependi. Contatos pelos telefones (35) 3343-1031 ou (35) 3343-3203 e pelo email paroquiadebaependi@hotmail.com
         Todos os decretos estão publicados no site: www.diocesedacampanha.org.br
______
Notícias Agência Vale
Taubaté/Guará/Cach.Paulista/Lorena, SP.