AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sind-UTE/MG define estratégias de mobilização


O início de 2015 foi marcado pela continuidade da luta dos/as trabalhadores/as em educação pelo pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, o retorno da carreira, além de melhores condições de trabalho e uma educação pública de qualidade.

Esses assuntos e outras questões do cenário político mineiro e nacional, bem como uma análise da conjuntura econômica de Minas Gerais foram discutidos no Encontro de Subsedes do Sind-UTE/MG, que aconteceu no sábado (7/2), no auditório do Sindieletro, em Belo Horizonte. Participaram cerca de 100 lideranças de todas as regiões do estado.

O vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Carlos Magno abriu os trabalhos fazendo uma análise da conjuntura política.

Em seguida, foi a vez da apresentação da conjuntura econômica do Estado com a subseção do Dieese, feita pelas economistas Liliane Maria Barbosa da Silva Resende e Isabella Lott.

Na sequência, o departamento Jurídico do Sind-UTE/MG apresentou a 3ª edição do Kit Justiça e fez um balanço das atividades do departamento em 2014 e a regionalização que, em 2015, será no noroeste e Vale do Jequitinhonha.

Já no debate da Campanha salarial, a comissão de negociação apresentou um balanço das ações de 2015 como o protocolo da pauta de reivindicações dos educadores e os trabalhos do Grupo de trabalho sobre a Remuneração dos profissionais da educação. E, na sequência, foram discutidas estratégias para a negociação e mobilização da categoria.

Para a direção estadual, a mobilização é fundamental. “Precisamos ir avaliando passo a passo o trabalho da comissão, bem como estarmos preparados para pressionar, caso a proposta apresentada pelo governo não nos atenda.”

O calendário de mobilização prevê a eleição para representante de escola até 30 de março, a organização de assembleias locais nos meses de fevereiro e março e plenárias regionais em março. No dia 14 de março acontecerão as plenárias regionais no Triângulo Mineiro, Centro-Oeste, Calcária, Zona da Mata, Vale do Aço e Sul de Minas. No dia 28 de março acontecerão as plenárias do Norte de Minas e Noroeste. Em Belo Horizonte, a plenária de representantes será no dia 26 de fevereiro.

O Conselho Geral do Sindicato acontecerá no dia 28 de fevereiro e avaliará as reuniões de negociação que acontecerem até esta data. Assembleia estadual acontecerá em março.

A articulação com os movimentos sociais é também uma estratégia para a campanha. As plenárias regionais dos Movimentos sociais serão organizadas em todo o Estado. Além de disso, garantimos a nossa participação nas agendas sobre Reforma Política e Democratização da mídia.

Fonte: Sind - UTE Caxambu e Região