AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 16 de março de 2016

Deputado Arantes promove gastronomia da região

Deputado Arantes promove gastronomia da região
Parlamentar visita municípios acompanhado pelo chef de cozinha Eduardo Maya





O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) esteve, neste fim de semana, em cinco municípios do Sul e Sudoeste mineiro para apresentar ao chef de cozinha Eduardo Maya os produtos dessas regiões. Além de conhecer os produtos, Eduardo teve contato com empresários do ramo de turismo e gastronomia, falou sobre seu trabalho e incentivou os produtores da região a levarem suas mercadorias para a Feira Aproxima, projeto de sucesso em Belo Horizonte promovido pelo chef.

Eduardo Maya fez um balanço positivo da viagem. Para ele, o potencial das regiões Sul e Sudoeste é enorme e ele espera que sua passagem tenha contribuído para que, em um futuro bem próximo, os produtores das regiões possam agregar valor a seus produtos e todos estarem com ele na Feira Aproxima em Belo Horizonte.

O deputado Antônio Carlos lembrou que a Feira Aproxima pode ser o caminho para que os produtos da região cheguem a Belo Horizonte e depois em todo o País. “Sempre visitei feiras em todas as cidades e vejo um potencial enorme nos produtores. Fiz questão de trazer o Eduardo para conhecer o que é feito por aqui. E ele confirmou o que eu pensava: temos potencial para conquistar o Brasil. Estarei sempre apoiando ações como essas por ter certeza de que o incentivo ao turismo e à gastronomia traz crescimento econômico e gera emprego e renda”, salientou Arantes.


Caxambu

Em Caxambu, Eduardo Maya falou para mais de 40 empresários sobre suas experiências na área. Para o renomado chef, a região do Circuito das Águas tem o que mostrar e vender para o País inteiro e só precisa de pequenas ações. “Sempre falo que o importante é começar. Aqui vi potencial. Vamos incentivar as ações de agora em diante”, explicou Maya.

O empresário Diogo Curi, um dos proprietários da Pousada Águas de Caxambu, local do encontro, se impressionou com a experiência do palestrante. “É muito importante termos este contato, pois nessas conversas sempre aprendemos muito. Graças ao deputado Antônio Carlos recebemos em nosso estabelecimento uma pessoa como Eduardo Maya, que tem a intenção de valorizar ainda mais o trabalho feito não só em Caxambu, mas em toda região”.


Baependi


Na manhã do sábado, Eduardo Maya e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes foram recebidos em Baependi pelo prefeito Marcelo do Engenho, o vice Elsinho, o secretário Emilson, o executivo do Circuito de Turismo, Felipe Condé, vários vereadores e secretários municipais na Feira da Agricultura Familiar, montada há quase dois anos com o incentivo de Arantes. No local, Eduardo conheceu os produtos ali comercializados e ficou encantado com sua qualidade. Mais uma vez Maya colocou seu projeto da Feira Aproxima à disposição dos produtores. O prefeito Marcelo afirmou que a Prefeitura ajudará os produtores a levarem seus produtos para Belo Horizonte.

Marcelo do Engenho fez questão de falar do trabalho de Arantes na região e agradeceu novamente ao deputado por levar mais uma oportunidade para os municípios do Sul de Minas. “Sempre falo que Antônio Carlos Arantes se preocupa com nossa cidade e hoje ele demonstra mais uma vez isso. A presença de um chef como Eduardo Maya em nossa região é de suma importância e apoio qualquer iniciativa que vier de Arantes”, disse Marcelo.

Outro que fez questão de agradecer o apoio de Antônio Carlos foi o engenheiro agrônomo e funcionário da Emater, André César Henriques. Apaixonado pela agricultura familiar, André ressaltou o trabalho de Arantes, principalmente na montagem da feira de Baependi. “Agradeço e muito o deputado pelos serviços prestados. Quando ele aparece com um chef de cozinha do nível de Eduardo Maya fica comprovado que ele realmente se preocupa com a gente. Obrigado Arantes por tudo”, falou Henriques.

Para encerrar os compromissos em Baependi a comitiva foi recebida na Fazenda São José da Vargem por Marita, Ítala, Ana, Antônio Carlos e dona Miloca os proprietários de uma fazenda que tem uma sede com 300 anos. Ali for servido um almoço típico da Comida de Buteco que tanto conhecemos.

Paraguaçu

Em Paraguaçu, Arantes e Maya visitaram a 7ª edição da Feira do Marolo. Recebido pelo prefeito Netinho, secretários, vereadores e os ex-prefeitos Evandro, Cláudio e Nanci, os visitantes percorreram todas as barracas da feira que utilizam o marolo como ingrediente em suas receitas. Eduardo gostou da iniciativa, pois é uma fruta característica da região. “Muito interessante, as pessoas aqui de Paraguaçu utilizam uma fruta de sua região e valorizam isso. É disso que precisamos. Vale a pena incentivar iniciativas como essas”, salientou Maya.

Em um restaurante da cidade, Arantes e Eduardo experimentaram bolos, sorvetes, tortas e tantas outras comidas tendo sempre o marolo como ingrediente principal. Para o vencedor do concurso de culinária com marolo de 2015, receber uma pessoa como Eduardo Maya é um prazer. “Pude conversar com ele sobre gastronomia, minha paixão. Agradeço ao deputado Antônio Carlos por ter proporcionado uma oportunidade como essa não só para mim, mas para todos de Paraguaçu”, falou Julio César Souza.

Para Gilmara Aparecida de Carvalho, presidente da Associação Terra do Marolo, responsável pela organização da feira, o evento deste ano foi mais enriquecedor, pois contou com a presença do grande chef Eduardo Maya. O prefeito Netinho fez questão de agradecer o apoio de Antônio Carlos. “O deputado sempre esteve presente em Paraguaçu e agora não é diferente, trazendo uma pessoa de renome internacional como Eduardo Maya só engrandece nossa terra”, ressaltou Netinho.

Jacuí

Arantes e Maya encerraram o dia na cidade de Jacuí, no tradicional Bar Chicos Ponto, da Nice, onde saborearam o quibe assado e o pão sírio feito por Nice. “Sem dúvida, essa comida árabe servida aqui é especial. O Antônio Carlos sempre fala que aqui tem o melhor quibe do Brasil e olha que ele não mentiu”, falou Eduardo.

Paraíso

No domingo, já em São Sebastião do Paraíso, Eduardo e Antônio Carlos se juntaram ao jovem chef Igor Dias. Os cozinheiros foram à tradicional Feira da Vila Formosa onde escolheram os ingredientes que compuseram um almoço especial feito e servido no tradicional Bar do Zé Dias. No cardápio ceviche de tilápia pescada no Rio Grande e frango caipira.

Eduardo Maya ficou impressionado com o tamanho da feira e a qualidade dos produtos, além de elogiar o delicioso pé de moleque vendido lá.

Eduardo Maya


Carioca de 57 anos, Luiz Eduardo da Silva Maya – mais conhecido por todos como Eduardo Maya – tem 20 anos dedicados ao estudo, ao trabalho e ao desenvolvimento da gastronomia de Minas Gerais. É idealizador de importantes projetos que promovem nossa culinária em todo o Brasil, dentre eles o concurso Comida di Buteco, criado em Belo Horizonte, em 1999, com a proposta de se instituir um evento que valorizasse a cozinha típica e os botecos de BH. Com 10 participantes na primeira edição, hoje, após 15 anos de sua criação, reúne 45 botecos somente na Capital e está presente em 20 cidades de todo o Brasil.

É também idealizador e gestor do projeto Aproxima, que promove o contato dos melhores produtos mineiros com chefs de cozinha e o grande público. O objetivo é valorizar a cultura gastronômica de Minas. Segundo Maya, “o nome sintetiza o conjunto de ações envolvidas nesse grande encontro gastronômico: aproximar a tradição e o novo, o prazer e o negócio, os mineiros e suas raízes, as montanhas e o mundo”.

Também é realizador da feira gastronômica que ocorre no Mercado Central; proprietário do Centro Culinário onde pesquisa produtos e dá aulas, faz eventos e palestras; gestor da Cozinha/Escola Nestlé, em parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte; e, junto com Ralph Justino e Eduardo Avelar, idealizador e atual presidente da Oscip Conspiração Gastronômica, que promove à culinária e os sabores de Minas Gerais. O mais novo projeto de Eduardo Maya é o “Sou da Favela”, que dá aos cozinheiros da favela a oportunidade de se formaremchefs de cozinha e trabalharem em bares e restaurantes da capital.