AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 11 de março de 2016

Lançamento do Salão do Café na ALMG foi um sucesso de aprovação

Lançamento do Salão do Café na ALMG foi um sucesso de aprovação
Evento foi prestigiado por deputados e autoridades do agronegócio



Em solenidade oficial concorrida, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, na última quarta-feira (09/03/16), o Salão do Café, onde já está sendo servido para deputados, funcionários e visitantes o café de qualidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) sem custo adicional para o poder Legislativo. A parceria entre ALMG e Epamig foi provocada pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), assim como foi iniciativa dele a mudança de nome do Salão de Chá para Salão de Café.

O evento contou com a presença de vários deputados e funcionários da ALMG; do presidente da Epamig, Rui Verneque; do presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato; do secretário adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cléber Araújo; do diretor do Conselho Nacional do Café (CNC) e assessor da Faemg, Breno Mesquita; autoridades da agricultura; e representantes de entidades ligadas à produção cafeeira.




Todos tiveram a oportunidade de degustar os cinco tipos de café oferecidos na ocasião pela empresa e ouvir a explanação do coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig, César Botelho, que falou das características de cada tipo de café. Além disso, o pesquisador comentou sobre algumas pesquisas realizadas pela empresa que têm contribuído para o desenvolvimento da cafeicultura no Estado.

O novo sabor que tomou conta do recém-lançado Salão do Café foi aprovado por unanimidade. Quem experimentou o café da Epamig reconheceu a qualidade do produto. O pesquisador da empresa, César Botelho, explicou que as pessoas se acostumaram com café de qualidade inferior, que não é puro. “Quando elas começam a experimentar um café sem impurezas sentem a diferença. Já está comprovado que um café assim só faz bem à saúde. E essa demanda por cafés especiais só gera o crescimento de toda a cadeia produtiva. Todos saem ganhando”, ponderou o pesquisador.

O deputado também elogiou o produto da Epamig e destacou sua excelência nas pesquisas, mesmo com poucos recursos do governo do Estado. “A Epamig é uma parceira de primeira hora. Toda a equipe está de parabéns. Do presidente aos técnicos abnegados que fazem muito com pouco dinheiro. A Assembleia terá, a partir de agora, um café puro, de excelente qualidade”, destacou.

O presidente da Epamig destacou que a parceria com a ALMG será muito importante, pois, além de promover um produto genuinamente mineiro, trará recursos para a empresa. “A Epamig não recebe aporte financeiro do Estado para as despesas com custeio. O governo paga apenas a folha. Precisamos captar recursos para tornar viável o investimento em pesquisas e pagar nosso custeio”, explicou Rui Verneque.

A parceria também foi elogiada pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “O deputado Arantes teve uma ideia maravilhosa ao pensar nessa parceria e na mudança de nome para Salão do Café. Isso com certeza vai valorizar ainda mais o nosso produto que gera riqueza, emprego e renda”, afirmou Cléber Araújo.

Diariamente, são servidos aproximadamente 115 litros de café, o equivalente a 800 cafezinhos para cerca de 300 pessoas que circulam pelas dependências da ALMG ao longo do dia. A Epamig fornecerá 2.850 kg de café do tipo arábica, blend de Catuaí, Mundo Novo, Paraíso e Bourbon por ano, divididos em quatro entregas trimestrais.

Ana Karenina Berutti