AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 1 de março de 2016

O VOTO E A DEMOCRACIA ILUMINADA - Por Edmundo Brandão Dantas

O VOTO E A DEMOCRACIA ILUMINADA

Edmundo Brandão Dantas

Se eu não pudesse escolher, não hesitaria
Em fazer valer minha voz,
Minha liberdade, gritaria,
Minha mudez abortaria
Pelo esforço de fazer valer a democracia.

Não há quem me compre com carros de som,
Bonecos e bolas de plástico,
Presentes de conquistador barato,
Bonés e camisetas e todo o aparato,
Que macula o evento e distorce a importância do fato.

Não há quem me compre com promessas de fachada,
Frases feitas de candidato,
Quando seu passado o condena
E as coisas que não fez quando podia denunciam a fraude,
A imprecisão verdadeira do que de fato aconteceu: apenas falsos atos.

Não há quem me compre com fotos coloridas ao lado de autoridades,
Nem com mensagens vagas, comícios e programas de partido.
Sou parte do povo, e o povo não é burro,
Não é massa de manobra,
Nem iludido.

Não há quem me compre com cestas básicas,
Falsos abraços ardentes, beijos apaixonados.
Esse amor eleitoreiro, eu apenas finjo que acredito,
Mas jogo no lixo, cuspo em cima,
E, com meus sorrisos mais cínicos, enterro para sempre esses mitos.

A verdade é que nunca estive e jamais estarei à venda,
Tampouco espero promessas vãs e obras de papel de pão.
Sou pelas verdades que não se alardeiam,
Pela realidade que não se maquia,
Pelos remédios mais eficazes dos que planejam com os pés no chão.

Política não é emprego, cidades não são feudos, nem lojas, nem supermercados.
Gerir uma cidade exige compromisso,
Luta real pelos direitos do povo, expurgo de favores individuais.
Meu voto, senhores candidatos, é pela esperança de ações em prol do bem coletivo.
Esqueçam benefícios próprios, empenhem-se pela sociedade.

Senhores eleitores, assumam a condição de povo,
Apaguem o fogo dos pretensos líderes,
Deem voz aos seus direitos.
Senhores eleitores, sejam os líderes de vocês mesmos, não aceitem presentes,
Nem somente o pão e principalmente o circo. Coloquem sua inteligência nas urnas.

E quando a luz da democracia brilhar por sobre a cidade,
E vocês, ao acordarem, perceberem a fantástica força que têm nas mãos,
Os políticos tremerão nas bases e entenderão seu papel na sociedade,
Sua voz se fará ouvir com toda ressonância,

Povo, com “P” maiúsculo, pessoas, cidadãos.