AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 21 de agosto de 2018

A GRALHA AZUL, O UIRAPURU DE CAXAMBU!

A GRALHA AZUL, O UIRAPURU DE CAXAMBU!
by José Celestino Teixeira


Na Floresta Amazônica ouvir o Canto do Uirapuru sempre foi privilégio raríssimo, ve-lo, então, nem se fala.
Quando ele Canta toda Mata Silencia!
Uma Equipe de Reportagem da TV Globo demorou meses, para conseguir gravar o seu Canto e, horas para conseguir raras imagens. Pequeno e arisco no meio de uma floresta imensa com diversidade de cores e folhas reproduzir suas imagens foi uma aventura do Programa Terra da Gente.
Equipamentos de áudio e vídeo de extrema complexidade e avanço tecnológico
Um privilégio e verdadeiro milagre.
Nós iniciados e detentores de uma “Estrela” do Santo Daime sabemos disso e, muitas vezes no Acre, nos contentamos em ver os Colibris (beija-flor), que circulam pelos igarapés beijando as Flores das Águas.
Também, um privilégio para os que podem apreciar tão rara beleza, na velocidade das azas de um beija-flor, nas suas cores deslumbrantes.
Quem mora ou visita Caxambu tem lá , também seus privilégios de descobrir raridades e avistar belas aves, no Parque das Águas e nas matas circundantes ao Morro.
Mas, poucos, pouquíssimos Caxambuenses frequentam o Parque das Águas.
Menos de 0,1% vai caminhar no Parque.
Preferem alguns caminhar numa Esteira de Academia, com fone auricular nos ouvidos.
Como “voyeur” apreciam bíceps e aos tríceps sensuais e anabolizados.
Pra quem gosta prato cheio!
Mas, deixando de lado qualquer implicância com o modo de vida de cada um, melhor, muito melhor é Caminhar no Parque.
Isto numa bela manhã de outono, inverno, primavera ou verão.
Em qualquer estação do Ano é bom Caminhar no Parque ouvindo o murmúrio das 12 fontes e do Bengo , o gorjeio dos pássaros e o vento fresco nas folhas das árvores e bambuais .
Quem já presenciou uma Chuva de Folhas?
Pouco, muito poucos. Garanto!
Outro dia nas três primeiras voltas junto ao lago percebi um cantar diferente de um pássaro. Diferente dos demais.
Interrompi a caminhada e fiquei atento a ouvir aquele canto diferente.
De repente descobri no cume de uma Araucária, um pássaro de tamanho médio a principio me parecia preto, mas pude perceber por baixo das asas tinham cores azuis de rara beleza e uns tons de vermelho na cabeça.
A Lenda da Gralha Azul
“A lenda da Gralha Azul é típica da região sul do Brasil, principalmente do estado do Paraná. A gralha azul é a ave replantadora da árvore símbolo do estado do Paraná: a araucária (tipo de pinheiro). De acordo com a lenda, a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação desta árvore. Durante o outono, os bandos de gralhas azuis pegam os pinhões (frutos das araucárias) e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Neste processo, favorecem o nascimento de novas árvores.
De acordo com a lenda, há muito tempo, a gralha azul era apenas uma gralha parda, semelhante às outras de sua espécie. Mas um dia a gralha azul resolveu pedir para Deus lhe dar uma missão que lhe faria muito útil e importante. Deus lhe deu um pinhão, que a gralha pegou com seu bico com toda força e cuidado. Abriu o fruto e comeu a parte mais fina. A outra parte mais gordinha resolveu guardar para depois, enterrando a no solo. Porém, alguns dias depois ela havia esquecido o local onde havia enterrado o restante do pinhão.
A gralha procurou muito, mas não encontrou aquela outra parte do fruto. Porém, ela percebeu que havia nascido na área onde havia enterrado uma pequena araucária. Então, toda feliz, a gralha azul cuidou daquela árvore com todo amor e carinho. Quando o pinheiro cresceu e começou a dar frutos, ela começou a comer uma parte dos pinhões e enterrar a parte mais gordinha (semente), dando origem a novas araucárias. Em pouco tempo, conseguiu cobrir grande parte do Estado do Paraná com milhares de pinheiros, dando origem a floresta de Araucária.
Quando Deus viu o trabalho da gralha azul, resolveu dar um prêmio a ela: pintou suas penas da cor do céu, para que as pessoas pudessem reconhecer aquele pássaro, seu esforço e dedicação. Assim, a gralha que era parda, tornou-se azul.” (Fonte : Sua Pesquisa.com - Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais
Então, Caxambu, em seu Parque tem Gralha Azul, nos últimos pinheiros de Araucária, típicos do Paraná e dos Campos de Altitude da Serra da Mantiqueira.
Muito ágil e arisca já tentei fotografa-la diversas vezes e, ainda, não consegui este intento.
Mas sou persistente e vou conseguir provar com Fotos que a Gralha Azul é o Uirapuru de Caxambu.
Quem tive a sorte de fotografa-las, antes de mim, por favor, não percam tempo!
Visite o nosso Parque das Águas e Caminhemos!
Caminhemos, não na Esteira de uma Academia, mas, com os pés no chão ouvindo o Som das Águas Minerais e o Cantar dos Pássaros.
Lembrando que nos Anos 80 como Assessor Jurídico do Município encaminhei ao Prefeito um Projeto de Lei, para tornar imune o corte das Araucárias no Município de Caxambu, que foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo Municipal da Época. Cujo número da Norma, não me recordo agora.
Entretanto faz, ainda valer a Lei Municipal nº 960/90, que “Cria Área de Preservação permanente Para Proteção do Parque das Águas de Caxambu-MG, datada de 15/02/1990.
Diga-se: Não Revogada!