AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CAXAMBU, EM MEMORIA DAS ÁGUAS MINERAIS - QUE BRASIL VOCÊ QUER PARA O FUTURO? - by José Celestino Teixeira.


CAXAMBU, EM MEMÓRIA DAS ÁGUAS MINERAIS - QUE BRASIL VOCÊ QUER PARA O FUTURO?
by José Celestino Teixeira.


“Minas ainda não percebeu todo o valor de sua joia.
Quando a lapidar e engastar como Ella pede, estas fontes
De vida verterão luz, como de estrellas, que vá fallar
Bem longe, aos que sofrem, dos suaves previlégios
Deste torrão abençoado...."

(Impressões de Ruy Barbosa Sobre A Estância HIdromineral de Caxambu – 1919).


Pois, bem, quando recentemente o Senador Anastasia, em Campanha de Reconstrução ao Governo de Minas visitou Caxambu, nos Salões do Hotel Gloria, o Prefeito Anfitrião, Diogo Curi Hauegen releu um trecho das impressões de Ruy Barbosa enaltecendo as qualidades de nossas Águas Minerais.
Em contraponto, o Sociólogo, Ex-deputado e Ex-Secretário de Estado da Educação (Ex-PT – Fundador) , Prof. João Batista Mares Guia (pretenso Candidato ao Governo de Minas em 2018, pelo Partido Rede, da Marina) fez circular pela internet, um vídeo do tipo daquela Campanha da Globo: Que Brasil você quer para o futuro?

Com muito conhecimento adquirido desde os tempos de criança, quando menino visitava a Estância “Soberana das Águas”, Mares Guia colocou o dedo na ferida da CODEMIG.
Exaltou as belezas arquitetônicas do nosso Balneário descrevendo, em detalhes todo o rico acervo cultural daquele bem, de características imperiais. Além de falar de sua maior riqueza as Fontes de Águas Minerais que abastecem todo o Complexo Termal do Balneário de Caxambu. Remodelado, mas, infelizmente fechado aos turistas, aqüistas e a toda população. Não está funcionando.
Mares Guia lembrou bem, que na era da tecnologia de aquecimento solar pensar em uma Caldeira, para aquecer as águas dos banhos é regredir ao Século XVIII, quando uma Caldeira que gasta combustível (lenha, carvão ou óleo), já está ultrapassada pelo Tempo.
Já Era!
Incrível é que ninguém faz nada!
Não há nenhuma reação concreta por parte da Rede Hoteleira, a mais beneficiada do Turismo das Águas.
Há sim, uma Guerra Ideológica contra e a favor da Exploração e Comercialização das Águas Minerais.
No fundo tudo vira discurso pró e contra PT, Pimentel, Anastasia, Lula, Dilma, Aécio ou Geraldo Alckmin , Marina e agora, João Batista Mares Guia.
Hoje fui ao Parque, como diariamente vou todos os dias, de domingo a domingo.
“Um géiser (português europeu) ou gêiser (português brasileiro) é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome Géiser provém de Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar".
A formação de géiseres requer uma hidro geologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos.” (Fonte: Blog do Edson Henrique - O Brasil tem gêiser e fica em Caxambu/MG – Maio/2009).
Agora me disseram, que o solo está afundando e, então Gêiser, não pode funcionar.
Acho que afundando está o País inteiro, o Estado Minas e, apesar do esforço louvável da nova administração municipal, também a Caxambu, como Estância Hidromineral, tão decantada Mundo a fora.
Quem pode nos Salvar?
Medicina entre Flores, onde cães andam a nos atacar no próprio Parque, onde já foi Vida.
A Realidade dói, quando machuca aos que amam a Cidade, como Patrimônio da Humanidade.
Mas é fato e fato tem que ser sempre noticiado!