AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 30 de setembro de 2018

CODEMGE - Gêiser – Intervenção finalizada


Nota – Gêiser – Intervenção finalizada
A interdição na área do gêiser Floriano de Lemos, iniciada em 26/7/18, está finalizada. Os tapumes foram retirados, e a atração natural do Parque das Águas de Caxambu está reaberta ao público.
A obra de recuperação do gêiser teve início em 13/8/18, com término previsto para 1º/10/18, porém a conclusão se deu em 28/9/2018. Tudo ocorreu de forma normal, sem nenhuma intercorrência. Os gastos totais foram de R$99.145,65.
Durante a intervenção, a Codemge realizou também uma perfilagem ótica no local. Essa técnica consiste na descida de uma microcâmera até o fundo da cavidade, com o objetivo de captar informações sobre os aspectos construtivos e das condições do poço.
A partir de agora, a Codemge vai monitorar o gêiser por duas semanas, com o objetivo de pesquisar as ocorrências naturais de “explosão” de água, devido ao acúmulo de gás. Até então, o gêiser jorrava água todos os dias às 10h30, de forma manual. O gêiser passa, agora, a contar novamente com a explosão espontânea, para a qual não há, no momento, previsão de horário de ocorrência. Os técnicos da Codemge vão estudar o equipamento nas próximas semanas.