Dentre os 853 municípios mineiros, Caxambu foi escolhida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e pelo Instituto Gesois para receber apoio técnico na ampliação do Programa de Coleta Seletiva na cidade. A iniciativa desse apoio se deu em Março de 2019 com a assinatura do Termo de Adesão entre a Prefeitura Municipal de Caxambu e a FEAM.
As atividades a serem realizadas, como diagnóstico, planejamento, implantação e monitoramento serão desenvolvidos durante um período de 12 meses.

Nesta terça-feira (24/4), foi dado inicio as atividades de composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos – RSU, que faz parte da fase de diagnóstico. A gravimetria é o processo de amostragem no qual uma parcela dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são coletados, materiais como papel, plástico, metal, vidro, matéria orgânica e rejeitos são separados com o objetivo de verificar a porcentagem de cada material presente nos resíduos, pode-se avaliar a adesão da população às campanhas já implantadas, estimar o potencial de recuperação dos materiais encontrados, identificar fontes de geração de cada componente e definir as possibilidades de destinação de cada parcela dos resíduos.

As atividades foram conduzidas por Lívia Gonçalves, Carolina Barros e Thiago Machado, Analistas Ambientais do Instituto Gesois, que passaram a metodologia para os representantes do grupo gestor, equipe executiva do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva de Caxambu e os colaboradores da Secretaria de Obras e Meio Ambiente. Em seguida fizemos o fechamento do diagnostico de resíduos, da legislação municipal e o diagnóstico dos catadores.
Veja Mais. 
Acesse: