AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Nutricionista do Espaço Halfeld apresenta dicas importantes para uma alimentação saudável





Falar sobre Nutrição é algo complicado nos dias de hoje. Atualmente o alimento é classificado como, aquele que engorda (carboidrato) e o que emagrece (alimentar apenas de frutas, vegetais, zero lactose, zero glúten). 
Tratam os alimentos como os vilões e os mocinhos. E assim gerando uma distorção no conceito do que seria alimentação saudável causando a privação de diversos grupos alimentares. Pensando assim, é muito comum paciente apresentar carências nutricionais que acontecem sendo uma das justificativas; exclusão de certos alimentos ou grupos alimentícios. 




Sabe-se no meio científico que se privar de alimentos rotulados como vilões levam a compulsão por eles, gerando um ciclo vicioso do ganho de peso: Insatisfação corporal - Restrição Alimentar – Frustação e Tristeza – Desejo do “Alimento Proibido” – Exagero – Sentimento de Culpa e por fim Ganho de Peso. 


Através do padrão corporal imposto pela mídia, as pessoas se cobram por não terem aquele corpo e acabam realizando dietas da moda, aquelas de revistas, blogueiras e celebridades que prometem 10, 15, 20 kg a menos em um mês e aí acontece o momento de restrição. Acredito que você que já passou por isso percebeu que após parar de seguir essa dieta cabulosa houve o retorno do peso, em até mesmo o dobro. Somos bombardeados de informações pela mídia gerando confusão e até mesmo medo ao depararmos com os alimentos, mas precisamos nos atentar, se essa informação possui embasamento cientifico, se é fonte confiável, ou se não passa apenas de uma pessoa querendo vender uma ilusão.



É importante as pessoas entenderem que o foco não deveria estar em dietas milagrosas e sim realizar a reeducação alimentar: deixar presente alimentos mais naturais no dia a dia o que influenciará na sua saúde e consequentemente o peso e evitar os exageros! O profissional da saúde é quem você deve procurar quando estiver ciente que precisa mudar algo em sua alimentação. 
Não precisamos excluir nenhum alimento de nossas vidas, porém nosso estilo de vida precisa ser revisado, é importante mirarmos no equilíbrio. O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados não fazem bem ao nosso corpo mas o que devemos fazer é evita-los, investir em alimentos naturais como disse acima. 

Agora é Páscoa! 

É o momento em que famílias se reúnem para celebrar a ressurreição de Cristo, é o momento em que amigos e familiares se presenteiam com ovos de chocolates e/ou reúnem em mesa farta. É momento de prazer! E a nutrição vai muito além do alimento em si, é respeitar esses momentos culturais, é sentir prazer nos alimentos, é poder estar em paz com as comidas e aproveitar o momento simbólico, claro que sem exagerar. 

É poder comer sem culpa, sem se sentir frustrado e logo depois retornar a rotina de hábitos saudáveis. Isso, é o Equilíbrio! 


Bruna Peixoto Siqueira - Nutricionista