AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 8 de maio de 2010

Coluna: Paulo Roberto Guimarães Moreira

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMEÇAM A SER PROTAGONISTAS E NÃO MAIS APENAS COADJUVANTES
Paulo Roberto Guimarães Moreira *
Cheguei da Faculdade exausto. Comi demais, minha glicose aumentou muito e veio o sono. Infelizmente não pude ir meditar na Self-Realization Fellowship, minha prioridade, hoje.  No ano passado após completar 58 anos fui ao encerramento da leitura do livro de Paramahansa Yogananda: “Autobiografia de Um Iogue”. Lá, na Sociedade Teosófica, tínhamos que falar da nossa experiência com esse livro e com Yoganada. Bem, o guru de Yoganada foi Sri Yukteswar, cujo guru foi Lahiri Mahasaya, cujo guru foi Babaji. Babaji vive há séculos no Himalaia. Sua imagem é de um jovem de 25 anos. É considerado um Mahavatar, o Senhor do mundo. Cristo é reverenciado por todos esses homens santos. Só foram aceitos no Ocidente porque Yoganada é mais cristão de que os melhores cristãos, apesar de ser um expoente da Kriya Yoga, uma linhagem hinduísta, que começou com Krishna. Bem, eu tinha que dar meu depoimento e chorava. Chorei toda a reunião. Porque minha vida tem se mantido pela fé que tenho nesses grandes santos. E a fé cura, faz milagres. Após esse dia procurei a Self-Realization Fellowship aqui em Brasília. Voltei a ter a autobiografia de Yoganada na minha cabeceira junto com outro livro dele: “A Eterna Busca do Homem”. E minhas prioridades de vida mudaram completamente. Agora, primeiro a minha busca por Deus através da Kriya Yoga, segundo minha saúde, terceiro minha filha Mariana, porque se eu não estiver vivo, não poderei ajudá-la como gostaria e em quarto lugar continuo a buscar minha alma gêmea. E estou procurando uma alma gêmea, que como eu não tenha tempo. Não é difícil porque as mulheres interessantes hoje têm várias jornadas de trabalho. Porque me falta tempo para namorar com tantas prioridades.
Eu estava me preparando, novamente, para escrever um artigo sobre o filma “Avatar”, que assisti cinco vezes, para ser um anexo de um artigo científico, que escrevi como trabalho de fim de curso da pós-graduação em Gestão estratégica das Organizações Públicas. Esse trabalho será continuado agora na disciplina Iniciação à Ciência, do curso de Direito que faço no UniCEUB, intitulado: “Avanços na Legislação referente às Pessoas com Deficiência: O Decreto Lei 186 de 2008. Mas fui atropelado pelo casamento da Luciana com o Miguel, na novela “Viver a Vida”, da Rede globo de Televisão. Todo mundo quer que eu assista essa novela e a Joelma, minha empregada me implorou para eu colocar a TV na TV Globo, para que pudesse ver o fim do capítulo. Eu estava ouvindo a crise na economia mundial por causa da crise grega. Tenho uns trocados na bolsa de valores e quero aproveitar a baixa para comprar outros trocados. Mas agradeci a Joelma. Que casamento lindo! Eu casei assim também e vivi o que esse casal está vivendo. Fui muito discriminado e ainda sou. Aquilo que não me mata me fortalece. Enquanto isso, continuo pensando aquilo que o campos da Paz falou: “As pessoas com deficiência têm a sorte de fazerem uma seleção natural, não casam com pessoas medíocres, porque elas não se casam com as pessoas com deficiência”. Sequer namoram. Obrigado meu Deus. Que a minha alma gema, mas que não seja com mulheres medíocres.
Mas, quanto ao filme Avatar, tenho muito o que dizer. É uma ode à ecologia. Mas é uma ode às pessoas com deficiência também. Aliás, uma coisa não está separada da outra. Como disse Hegel: “É impossível ser feliz cercado de infelicidade”. Não poderemos ter uma sociedade boa e ecológica se houver descriminados ou segregados. Cameron colocou um paraplégico como protagonista do filme assim como a Luciana é a protagonista da novela da Rede Globo. Não dá mais para se esconder o valor de pessoas que enfrentam todos os problemas das pessoas ditas normais e mais ainda a segregação o apartamento social. Essas pessoas são fortes e têm suas contribuições a dar. O Decreto Lei 186 de 2008 ratificou a Convenção Internacional da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiências. Um desses direitos é o direito a uma carreira profissional. E por que não, também, a carreira militar. Meu artigo científico trata disso. Numa festa das promoções dos oficiais da Aeronáutica conversei com o Comandante Sato da Aeronáutica e com a esposa do Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre esse projeto. Ela me pareceu mais interessada que ele. Conversei também com dois colegas meus da EPCAR – Escola Preparatória de cadetes do Ar, um já Tenente-Brigadeiro, último posto da Aeronáutica: o Tenente-Brigadeiro Pohlmann e com o Major-Brigadeiro Machado, cotado para assumir o Comando da Aeronáutica. Estão cientes dessa idéia e desse Artigo científico. Farei agora uma pesquisa, também científica, para ver se a população brasileira legitimaria uma Lei nesse sentido.
* Paulo Roberto Guimarães Moreira é paraplégico e descobriu, depois de um salutar sofrimento, que a vida espiritual é superior a todos os títulos e a todas as riquezas e glórias materiais passageiras.