AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Caxambu: "Um pouquinho não sacia"

Foto compartilhada por Sonia Mello Freire
Desde pequena aprendi ter Caxambu no lado esquerdo do peito, minha mãe de sangue mineiro sempre me levava nas férias de julho e de janeiro.
Os dias passavam rápido demais pelos teleféricos, pedalinhos e o pique em volta do lago.
Não havia tristeza naquele lugar, os doces feitos em casa e vendidos na feirinha sempre traziam o gosto bom de gente simples e educada. O barulho das charretes e do trenzinho a tarde, o sino a tocar na igreja era sinal de que a brincadeira tinha acabado e hora de comer o bolinho da Tia Mariinha.
Muitas vezes não queria voltar pra casa no Rio, não por não gostar da minha cidade, mas por não quer perder as manhãs coloridas e fresquinhas, comer os docinhos caseiros, beber das águas que vinha da fonte e não da geladeira, subir o cristo a pé e descer de teleférico aproveitando o tempo e o perfume das flores. Não ia poder mais ouvir música ao vivo no coreto e nem caminhar de manhã pelas ruas de paralelepípedo contando os passos…
Minha mãe sempre me explicava que no Rio era nossa casa e em Caxambu era pra passar as férias, então todas as minhas férias passaram a ser na terra que corre as águas gasosas e ferruginosas onde eu torcia pra chegar e chorava para não sair…
O tempo foi passando e com ele meus pés começaram a dar passos livres, passei a ir mais vezes e algumas sozinha sem nunca deixar de fazer o ritual de beber todas as águas e ler a história e origem de cada uma delas, eram tantos mistérios, tantos sabores que eu até hoje não deixo de passar e repassar para todos que conheço e quero bem.
Foto compartilhada por Sonia Mello Freire
Se me dizem ou perguntam se já fui em algum lugar lindo ou que eu preciso conhecer tal lugar eu logo pergunto: Conhece Caxambu? Ah você ia adorar conhecer. Curiosos sempre me perguntam: – Porque, o que tem lá?
Vou te contar só um pouquinho…