AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Casal na rota dos estádios da Copa do Mundo de 2014

- Nossa primeira viagem estadual foi para Caxambu, em Minas Gerais. 

Projeto de dupla é percorrer o país de moto e ver os 12 locais que serão utilizados na competição
Casal na rota dos estádios da Copa do Mundo de 2014 Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Conhecendo o Fonte Nova, em SalvadorFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Oito anos atrás, o designer Gustavo Dias Araújo dos Santos, o Guga, 41 anos, sequer tinha habilitação para motos. Hoje, ele conta milhares de quilômetros em duas rodas e, junto com a mulher, Elza Silveira, está realizando um projeto ousado: percorrer o Brasil e ver os 12 estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014.

- O retorno a São Paulo está previsto para o dia 26 de setembro, quando vamos ver o estádio da cidade. A estimativa é rodar 15 mil km. Temos mais cinco mil pela frente, sem contar os período que passamos navegando pelo Rio Amazonas - conta Guga.

A viagem começou em Santos, litoral paulista, em 6 de agosto do ano passado. Desde então, a dupla já visitou os estádios de Brasília, Belo Horizonte, Rio, Recife, Salvador, Natal e Fortaleza. Faltam ainda Manaus, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
No ritmo das construções
Dia 8 de outubro, já com a missão cumprida, os dois pretendem estar no Salão de Duas Rodas, em São Paulo, para falar da viagem.

Guga conta que gostou da reforma. Ele e a mulher acharam o Maracanã "muito bonito", mas o casal achou a Fonte Nova, em Salvador, o mais bonito dos estádios. Mas nem tudo são flores:

- Me assustei com a arena de Natal, pois dizem que está 79% construída. Não parece. No entorno, tem pelo menos cinco predios que ainda precisam ser demolidos para estacionamento. A previsao é de entregar em dezembro, mas duvido que vai dar. Os demais estão melhores - analisa.

O casal sequer sabe o que é a Data Farroupilha, mas, por coincidência, agendou passar por Porto Alegre no dia 20 de setembro.

Sonho realizado tarde 

Apaixonado por motos desde criança, só em 2006, aos 34 anos, Guga conseguiu comprar a primeira - uma Yamaha Virago 250. Pouco depois, o paulista da Capital conheceu Elza, natural de Piracicaba, e ela também mostrou-se adepta a ingressar no mundo das viagens de moto - os dois acabaram se mudando para Santos, no litoral paulista. Era o estímulo que faltava.

Hoje, os dois viajam com uma Suzuki V-Strom, 650cc. Com a bigtrail, encaram estradas esburacadas e algumas vias de terra.

- Nossa primeira viagem estadual foi para Caxambu, em Minas Gerais. Hoje, já passamos por 91 cidades e mais de 50 mil km, tudo registrado - conta o motociclista.

Hobby acabou virando profissão
Logo nas primeiras viagens, Guga e Elza tiveram a ideia de fazer um site para compartilhar pontos turísticos, dicas de viagem e passeios. A ideia deu mais certo do que imagivam  - hoje, ambos vivem do site www.diariodemotocicleta.com.br.

- Sou formado em comunicação, trabalhava como web desing. Mas o site foi crescendo, larguei tudo, e o que era um hobby, acabou virando a nossa profissão. Trabalhamos exclusivamente pra isso, fazendo projetos de viagens. E este ano, levamos grupos para a Serra do Rio do Rastro (SC) duas vezes.

Planejamento, o segredo
Quando o assunto é dicas de viagem, Guga vê uma atitude como mais importante: planejamento, mesmo que seja para um bate e volta. No mais, continua ele, o ideal é começar com motos e roteiros menores, e ir aumentando ambos com o tempo.

- Vivo numa saia justa, como dou dicas de viagem de motos, pensam que o que eu digo é uma verdade absoluta. E isso não existe em motociclismo - lembra.

Outro segredo, na opinião de Guga, está em manter o bom humor. Na viagem atual, por duas vezes a dupla teve problemas sérios. Na Bahia, o pedal de embreagem bateu em um buraco e, por vários quilômetros, a moto só engatava a primeira marcha. Em Recife, quando a noite começava, devido a um curto a moto ficou sem farol por 60km.

- Imprevistos sempre vão acontecer, é preciso ter presença de espírito - sentencia.

Acompanhe dados e fotos da viagem em www.diariodemotocicleta.com.br. No blog, Guga e Elza dão dicas de roteiros e outras informações.
Renato Gava
Zero Hora