AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

POLÍCIA AMBIENTAL DE AIURUOCA LOCALIZA CATIVEIRO DE PÁSSAROS DA FAUNA SILVESTRE EM LIBERDADE/MG


Na manhã do dia 16 de setembro, em atendimento à denúncia anônima versando sobre tráfico de pássaros da fauna silvestre, a equipe da Polícia Ambiental de Aiuruoca/MG localizou no bairro Quirinos, zona rural de Liberdade, um cativeiro de pássaros da fauna silvestre. 
Conforme a denúncia, o traficante aliciava moradores do referido bairro a fim de caçarem os pássaros, comprando-os por valores ínfimos, sendo posteriormente levados em grande quantidade para serem vendidos no Estado do Rio de Janeiro.  
A equipe de Polícia de Meio Ambiente, ao chegar no local denunciado, que é de difícil acesso (somente a pé)  andou por todo o sítio, não logrando êxito na localização de qualquer pessoa para acompanhar a fiscalização. 

Diante do exposto, foi localizado em uma mata, próximo a um curso d’água, nos fundos do sítio, uma casinha de pau-a-pique coberta por telhas de amianto, a qual correspondia com a denúncia, sendo localizados em seu interior os seguintes pássaros da fauna silvestre: 02 Curiós, 02 Coleiros de Papo Preto e 01 Trinca Ferro, e também 01 pulsa, 13 gaiolas (sendo duas gaiolas/alçapões, e três viveiros de madeira e tela verde) onde ficavam depositados os pássaros que eram caçados. 
Conforme denunciado, o local servia também para amansar os pássaros, pois eram mantidos em um ambiente bastante parecido com o habitat natural dos referidos, porém sem nenhuma liberdade devido ao tamanho. 
No local a equipe observou que faltava higiene nas gaiolas e viveiros, principalmente no fundo, devido estar embolorado e com bastante fezes. Todos os pássaros não possuíam anilhas; Sendo assim, os mesmos foram apreendidos em suas respectivas gaiolas e foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de AIURUOCA-MG. Já o restante do material apreendido foi inutilizado no local. 
Não foi possível a prisão do autor devido ao fato de não se encontrar no local. 
Foi registrado boletim de ocorrência alusivo ao fato para que a Autoridade Policial prossiga com os trabalhos (investigação) de praxe.


Equipe do Meio Ambiente: Sgt Rogério e SD Timóteo