AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

domingo, 19 de abril de 2015

Gazela caxambuense
Um novo olhar


Por Dorcas Veiga


Erros administrativos, corrupção, negligência, incompetência, egocentrismo, entre outros, nos trouxeram para este momento crítico. Não há o que se falar sobre o drástico estado da nossa cidade e ou do nosso país. Acabamos por nos desesperar, a maldizer e fechar os olhos para nossa pátria. Tamanha desilusão nos faz acreditar que não há solução. Temos fatos que nos levam a pensar assim, a cidade tornou-se um deserto, não há turistas, não há sequer movimento do próprio cidadão caxambuense.Vemos dia após dia, empresas demitindo, comércios fechando as portas e nenhuma luz parece existir no fim do túnel. Cidade abandonada.

No entanto, não podemos nos envergonhar da nossa cidade. Ela é linda, tem história, tem rica cultura popular, é agraciada por Deus com fontes de águas minerais num parque com arquitetura de encher os olhos e abençoado pela mãe natureza. Lugar maravilhoso para turista de qualquer lugar do planeta apreciar. Caxambu tem potencial para superar toda e qualquer crise. Não podemos culpar nossa cidade pelos erros que nós cometemos. Sim, nós. Quando não selecionamos bem o nosso candidato, quando não vamos às audiências públicas, quando não participamos das reuniões da associação do bairro, quando não participamos das sessões da Câmara dos vereadores, quando não participamos da política, quando acreditamos que tudo está errado por conta do erro alheio, quando falamos mal da nossa cidade para o turista. Ah, tudo isso é chato? Pois é, a cidade está como?

Erramos por não exercer a cidadania. E o que seria isso? Falar mal dos administradores, da cidade, do país? É claro que não. Exercer a cidadania é conhecer sua cidade, seu bairro, sua rua, seu vizinho. É você saber que em sua cidade há culturas que precisam ser resgatadas e lutar pra que sejam. É conhecer a história e as festas populares do seu bairro e divulgá-las. É não depredar o patrimônio cultural, histórico, arquitetônico… É preservar a natureza, o meio ambiente… É votar consciente de que fez a melhor escolha. É participar, fiscalizar, cobrar providências dos vereadores, do prefeito, da sociedade. É contar ao turista todas as coisas maravilhosas que a cidade possui e que, embora seja mal administrada ela sobrevive. É entender que o turista quer descanso, lazer e que nossa cidade pode proporcionar.

Exercer cidadania é, antes de tudo, ser solidário, é pensar coletivamente, é acreditar que mesmo sendo um pequenino e simples ato, fazê-lo, irá melhorar o lugar onde moramos. Não é preciso tempo, nem dinheiro. É preciso acreditar que se pode, de grão em grão, fazer a diferença. É ter fé e boa vontade, pois, toda e qualquer mudança começa em cada um de nós.


Imagem adquirida do site: http://www.pedalarepreciso.com.br/2011_12_01_archive.html

Fonte: Gazela Caxambuense