AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

segunda-feira, 13 de abril de 2015


PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA - COPASA - COMEÇA POR VARGINHA


A Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande (CRRG) participou dia 10.04.2015, no lançamento do PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA (COPASA - GOVERNO DO ESTADO DE MG - ITAIPU BINACIONAL), em Varginha, onde propôs-se o apoio do Ministério Público, através da CRRG, ao referido Programa na região.


João Bosco Senra (Diretor de Operações) e Nelton Miguel Friedrich (Itaipu Binacional) expuseram da importância da participação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais nesse programa.



Veja abaixo a matéria abaixo sobre o programa:




Varginha receberá programa 

Cultivando Água Boa
Por COPASA - Assessoria de Imprensa

Mais de 70 prefeitos da região Sul de Minas Gerais participaram da apresentação do programa, que conta com a parceria da Copasa


Mais de 70 prefeitos da região Sul de Minas Gerais, que possuem a concessão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) participaram, nessa sexta-feira, 10, em Varginha, da apresentação do Programa Cultivando Água Boa (CAB), uma iniciativa socioambiental desenvolvida pela Itaipu Binacional, para promover a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade, além de promover o respeito e o cuidado com o meio ambiente.


Para o Diretor de Operação Sudoeste da Copasa, João Bosco Senra, a etapa de hoje foi o pontapé inicial da implantação do programa em Varginha. “A ideia é fazer com que as pessoas pudessem conhecer e se sensibilizar com o programa, que busca a articulação entre os diversos atores envolvidos, seja os Governos Federal, Estadual, Municipal, e a sociedade civil, para alcançarem um objetivo comum”, disse. “Foi uma surpresa agradável ver a receptividade que tivemos aqui com a presença significativa de representantes municipais”, destacou.


O vice-presidente da Copasa, Junior Miranda, acredita que a implantação do Cultivando Água Boa é a melhor solução para a situação hídrica enfrentada atualmente. “Inicialmente será implantado em Varginha, mas vamos trabalhar para atender o estado inteiro. Tenho a certeza de que da mesma forma que ele já é um sucesso no sul do país, será um sucesso aqui também”, concluiu.


Para o prefeito de Varginha, Antônio Silva, a cidade se sente muito honrada em sediar um evento deste porte. “O Cultivando Água Boa é um programa de várias virtudes, e a principal delas é nos dar a oportunidade de discutir sobre a preservação e os cuidados com a água em um momento tão oportuno. O país vive uma crise hídrica que precisa ser enfrentada com competência e responsabilidade”, disse.


A primeira parte do evento, que aconteceu na Cidade Universitária do UNIS, no Parque Mariela, foi conduzida pelo diretor de coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, que apresentou o programa para os prefeitos e os resultados alcançados no Paraná, onde o CAB já é um caso de sucesso.


“O Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, por isto o seu nome está no gerúndio. Ele envolve a participação de aproximadamente dois mil parceiros no Paraná, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas”, explicou Friedrich. Em Minas Gerais, a implantação do CAB veio a partir da assinatura de um acordo de cooperação técnica do Governo Estadual e a Itaipu Binacional. A segunda parte do evento contou com a participação de entidades e a comunidade local para a troca de ideias e opiniões.


Fonte: Coordenadoria da Bacia do Rio Grande