AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Concerto promovido pelo Governo de Minas Gerais reúne milhares de pessoas em Caxambu

Concerto promovido pelo Governo de Minas Gerais reúne milhares de pessoas em Caxambu

Cerca de 3 mil pessoas assistiram ao espetáculo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a da subsidiária Codeáguas Águas Minerais, levaram a Caxambu a mais tradicional orquestra do estado, para um concerto gratuito com regência do maestro Sérgio Gomes e em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxambu. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresentou no Parque das Águas no último domingo, 16/7. Segundo os administradores do Parque, aproximadamente 3 mil pessoas estiveram no balneário para assistir ao espetáculo gratuito de música clássica. A Codemig investiu cerca de R$ 75 mil nessa ação.
O diretor de Serviços da Codemig, José Vieira Filho, esteve presente no evento, destacando o papel e o compromisso da Codemig como indutora do desenvolvimento. Ele ressaltou a importância de Caxambu como destino turístico e patrimônio do estado. Presidente da Codeáguas, Pompílio Canavez também participou do encontro.
Para o prefeito de Caxambu, Diogo Curi Hauegen, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais representou um marco na cultura e no turismo de Caxambu, proporcionando uma noite inesquecível ao público.
O repertório incluiu trechos de óperas famosas do mundo todo e peças contemporâneas da música nacional, interpretando composições de Bizet, Brahms, Carlos Gomes, Rossini e Tchaikovsky, entre outros. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) faz parte do corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado e completou, no ano passado, quatro décadas de história.
Para o regente Sérgio Gomes, apresentar um Concerto Sinfônico fora de Belo Horizonte traz benefícios à Orquestra e ao público que, muitas vezes, mesmo em uma cidade como Caxambu, não tem fácil acesso à música sinfônica. “Essa apresentação foi uma excelente oportunidade, não só para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, já que temos a experiência de levar a música para outras plateias, como para o público, que pode apreciar um repertório muito variado, que vai das composições operísticas às canções contemporâneas nacionais, com novas releituras”, destaca.
Da ópera ao Romantismo, a apresentação foi dividia em duas partes distintas. Na primeira delas, a OSMG celebrou o repertório operístico mundial, executando aberturas de três importantes composições: Carmen, de Georges Bizet; O Guarani, de Carlos Gomes; e Guilherme Tell, de Gioachino Rossini.
A segunda parte do Concerto Sinfônico foi dedicada a um dos mais belos períodos da música clássica: o Romantismo. Três composições presentes no repertório do Concerto sintetizaram esse importante momento da música clássica: Dança Húngara, do alemão Johannes Brahms; Sinfonia nº 9 – Sinfonia Novo Mundo, do tcheco Antonín Dvořák; e Danças Polovtsianas, do russo Aleksandr Borodin.
O concerto foi encerrado com a “Valsa das Flores”, trecho do Ballet Quebra Nozes, de Tchaikovsky, que fez o público de Caxambu aplaudir de pé a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Águas Minerais
A Codemig é detentora da concessão das fontes de águas minerais das marcas Araxá, Caxambu, Cambuquira e Lambari, localizadas nesses municípios. Em 2015, a Empresa implementou o novo modelo de gestão referente aos Direitos Minerários, Equipamentos e Instalações de Envasamento dessas águas. A Codemig tem conferido especial atenção a essa relevante frente de ação, buscando a continuidade de operação, manutenção e vendas das águas minerais e considerando sempre a importância de sua atuação estratégica em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de Minas Gerais. A Empresa gera cerca de R$ 1 milhão em impostos por ano, em decorrência de operação na região de Caxambu, e realiza investimentos constantes na gestão das águas minerais.
Minas Gerais participa com cerca de 10% do total de água produzida no País, ocupando a segunda posição no ranking nacional. É ainda o estado onde se encontra a maior concentração geográfica de águas carbogasosas, alcalinas, alcalino-terrosas, sulfatadas e sulfurosas. As águas minerais de Minas são extraídas com suas composições naturalmente balanceadas. Límpidas, transparentes e refrescantes, elas brotam de todo o extenso território, em fontes e nascentes que dão origem a córregos, rios, cachoeiras e lagos.
As águas de Cambuquira e Caxambu, por exemplo, participam de importantes festivais gastronômicos no mundo, como é o caso do Madrid Fusion e do Festival de Gastronomia de Tiradentes, entre outros. A Cambuquira é uma água mineral leve, suave e exclusiva, premiada como uma das melhores do mundo. Por sua vez, a Caxambu tem a capacidade natural de ampliar a percepção dos sabores, sendo indicada para se degustar durante as refeições e para o preparo de receitas especiais e refinadas, sendo considerada uma água gourmet por excelência.
Em 2016, foi criada a Codeáguas Águas Minerais Ltda., empresa pública sob a forma de sociedade empresária limitada, tendo como sócios a Codemig (com 99% de participação) e a Codepar, subsidiária integral da Codemig (com 1% de participação). Desde 1º de maio de 2016, as atividades de envasamento e comercialização das águas minerais das referidas fontes passaram a ser realizadas pela Codeáguas. Contato comercial: (31) 3250-2900. Outras informações: www.codemig.com.br.

Fonte: CODEMIG