AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DETENTOS MINEIROS FAZEM PROVA DO ENEM
Teve início nesta segunda-feira (28/11) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o sistema prisional. Em Minas Gerais, 795 detentos de 43 unidades se inscreveram para o exame, com o objetivo de conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou se candidatar a vagas em instituições de Ensino Superior. É o segundo ano em que as provas acontecem em unidades prisionais de Minas Gerais, que já é o 4º estado brasileiro no ranking de inscrições. Na região do Sul de Minas são 90 inscritos, sendo 19 de Andradas, 16 de Lavras, 15 de Passos, 14 de Pouso Alegre, 11 de São Lourenço, 8 de Caxambu e 7 de Itajubá. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, o estudo e o trabalho são pilares da política de humanização do sistema prisional mineiro. “Minas Gerais é o Estado que tem, proporcionalmente, o maior número de presos trabalhando e estudando enquanto cumprem pena. Temos investido fortemente na ressocialização dessas pessoas”, afirmou o secretário.
No primeiro dia de prova do ENEM são avaliados os conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no segundo dia (nesta terça-feira, 29) o conteúdo será Linguagens, Códigos, Matemática e Redação. Os testes acontecem dentro das próprias unidades prisionais, em salas especialmente preparadas. As provas são diferentes daquelas do ENEM regular, que aconteceram nos dias 22 e 23 de outubro, mas apresentam o mesmo nível de dificuldade.
Exemplo
Frederico Martins Pádua Alves, de 28 anos, está preso na Penitenciária José Maria Alkimin (PJMA), em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele fez o ENEM ano passado e conquistou um desconto de 50% para cursar Turismo à distância. Nesse ano, estava novamente ocupando uma cadeira na sala reservada para a realização da prova, dessa vez para tentar a bolsa integral na Universidade e para continuar se reavaliando. “Essa foi a oportunidade da minha vida. Nunca pensei que fosse entrar na faculdade, não imaginei que eu fosse capaz. Agora meu principal objetivo é concluir os estudos”, contou.

Fonte: Correio dos Lagos