AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Agricultura Familiar

Dom Mauro Morelli vai a Assembleia pedir agilidade na aprovação de PL de Arantes

Medida sugere que Estado separe 30% de seus recursos por meio de seus órgãos para comprar da agricultura familiar

Dom Mauro fez questão de elogiar o trabalho de Arantes na presença do presidente da Assembleia, deputado Diniz Pinheiro.

  O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), o bispo Dom Mauro Morelli e o subsecretário de Agricultura Familiar Edmar Gadelha estiveram nesta terça-feira, 13, com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Diniz Pinheiro e o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputado estadual Antônio Carlos Arantes. A intenção da visita, além de cordial, foi agradecer a Assembleia como parceira nos projetos e ações que envolvem a defesa do agricultor familiar, mas principalmente de solicitar à Casa Legislativa agilidade para aprovar o projeto de lei 2.352/2011, de autoria do deputado Antônio Carlos, conhecida como Programa de Aquisição Alimentar (PAA) mineiro, que prevê que o Estado aplicará no mínimo 30%, por meio de seus órgãos, dos recursos destinados à aquisição de gêneros alimentícios “in natura” ou manufaturados para a utilização em hospitais, creches, presídios, escolas, entidades sociais, entre outros.
            Dom Mauro salientou que o deputado Antônio Carlos tem sido um grande parceiro na luta de uma distribuição de alimentos saudável e adequada à população e ponderou que a Assembleia precisa estar atenta na distribuição destes recursos. “Este projeto de lei do deputado é fantástico pois ela envolve a participação do Estado na aquisição de alimentos do produtor e distribui isto para hospitais, escolas, presídios, entre outras instituições”. Dom Mauro explicou também que o projeto em si pactua com a boa qualidade do alimento. “Quanto mais próximo estiver o alimento colhido para as entidades beneficiadas que receberão aquelas frutas, verduras e legumes, melhor estará também a qualidade deste produto, até desta forma o projeto é inteligente”.
            O religioso ficou contente, pois Arantes não esqueceu as suas raízes. “Ele coloca como uma das premissas do seu trabalho a defesa dos interesses do homem do campo, para que ele seja reconhecido e valorizado, que ele tenha as condições necessárias de habitação, que ele possa escoar o seu produto, porque o grande desafio que temos é o trabalho do produtor surtir efeito da porteira para fora”, explanou.
            Edmar Gadelha ponderou também que a Assembleia tem sido parceira fundamental na defesa do agricultor familiar. “Nós temos hoje cerca de 440 mil estabelecimentos rurais de agricultura familiar no Estado com até quatro módulos fiscais e temos a informação de que muitas destas moradias residem mais de uma família, o que nos dá uma estimativa de 700 mil famílias  responsáveis pela produção de alimentos que chegam em nossas casas”, pontuou. Gadelha elogiou o projeto de lei do PAA mineiro de Antônio Carlos que, se aprovado, irá provocar mudanças muito positivas para a vida de quem depende do campo para viver. “É bom o produtor saber que o resultado do seu trabalho já estará bem encaminhado para as vendas e o projeto possibilita isto”.
            Arantes agradeceu as palavras de apoio e reconhecimento de Dom Mauro e Edmar Gadelha e acrescentou que a luta continua. “Pedimos pessoalmente ao presidente da Assembleia Diniz Pinheiro que tente aprovar este projeto ainda este ano, pois sabemos do grande benefício que esta lei trará para o agricultor familiar”. Diniz salientou ainda que Arantes é uma grande referência na Assembleia, quando o assunto é produtor rural e parabenizou o trabalho de Dom Mauro em sua luta pela agricultura familiar e pela distribuição de alimentos saudáveis à população.

Texto e foto
Ricardo Gandra
Assessoria de Imprensa
Deputado Antônio Carlos Arantes