AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PROCURADORES E PROMOTORES AMBIENTAIS CRITICAM EXCESSIVO NÚMERO DE PROJETOS HIDRELÉTRICOS

FALTA DE CONTROLE ECOLÓGICO E SOCIOCULTURAL SÃO INDICADOS COMO MAIOR PROBLEMA

Promotores e Procuradores Latino-americanos se reuniram na cidade de Quito,  Equador, durante os dias 07, 08 e 09 de novembro, pela Rede Latino Americana de Ministérios Públicos Ambientais,  de forma a construir parcerias e atuações estratégicas conjuntas, principalmente na discussão do impacto de grandes empreendimentos em seus respectivos países.

A Rede Latino-Americana de Ministérios Públicos Ambientais é presidida pela brasileira Silvia Capelli, Procuradora de Justiça no Rio Grande do Sul.


O 4º Congresso Latino-Americano de Ministérios Públicos Ambientais teve ainda intercâmbio de vários membros do Ministério Público para análise comparada das legislações dos vários países na proteção do patrimônio florestal continental.


PROJETOS HIDRELÉTRICOS



No plano energético, ressaltou-se que os países sul-americanos que compartilham o ecossistema amazônico planejam a construção de mais de 200 hidroelétricas, das quais 80 estão no Brasil, segundo dados da ONG International Rivers.


Vários promotores do Brasil ressaltaram na sexta-feira (09/11), no fechamento das oficinas de trabalho, em Quito,  os prejuízos ambientais e sociais em consequência do atual número de projetos hidrelétricos em toda a bacia amazônica, por exemplo, incluindo a controversa usina de Belo Monte.


Essa política de projetos sem o devido controle “impossibilitarão os povos indígenas de permanecerem em seus locais de origem e prevê-se o desaparecimento de espécies que poderiam servir de matéria-prima para novos remédios”, explicou à Agência Efe Felício Pontes, Procurador da República do Pará. Avaliou-se que se estudou apenas 5% do potencial farmacológico da flora amazônica do Brasil.


Enquanto isso, no mesmo dia, o secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Helio Franco, e a secretária adjunta, Heloisa Guimarães, receberam o presidente da Norte Energia, Duilio Figueiredo.


A Norte Energia S.A é formada por empresas estatais e privadas do setor elétrico, fundos de pensão e de investimento e empresas autoprodutoras, responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Alegou que o empreendimento terá capacidade instalada de 11.233,1 MW de energia elétrica, sendo 4.571 MW médios ao ano.
Durante a visita o novo presidente da empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte falou sobre os aspectos do andamento das obras com ênfase no compromisso assumido pela empresa com o Governo do Estado, no sentido de melhorar a estrutura de atenção à saúde.

Já no 4º Congresso da Rede Latino Americana, o Promotor de Justiça Ambiental, Leonardo Castro Maia, de Minas Gerais, apresentou as propostas de diálogo e atuações específicas e práticas, apresentando ferramentas na área acadêmica, para lidar com a complexidade do assunto por parte dos órgãos do Judiciário e Ministérios Públicos com atuação ambiental.


Prevê-se a publicação de um livro com artigos de cada Ministério Público da America do Sul, de forma a se expressar o cenário local quanto aos grandes projetos e empreendimentos previstos em cada país. 

O fato é que com necessidades energéticas crescentes, os países da região olham com interesse o grande caudal dos rios amazônicos por seu poder de movimentar turbinas.


O projeto mais emblemático na região é a hidrelétrica de Belo Monte, que com uma potência máxima de 11.233 megawatts seria a terceira maior do mundo.

As obras foram retomadas em meados de outubro, após ser interrompida quatro vezes neste ano por ocupações ou decisões legais.


O Ministério Público brasileiro, que se opõe à construção, denunciou supostas irregularidades na concessão da licença ambiental.


“Vamos destruir um ecossistema muito frágil, que é o entorno do Rio Xingu”, advertiu Pontes.


O projeto foi levado adiante, segundo o promotor, sem nenhum tipo de consulta aos indígenas e colonos que vivem na região, sendo que mais de 20 mil deles deverão ser evacuados para sua construção.


“Estamos esperando agora que o Supremo Tribunal Federal julgue a questão da consulta prévia aos povos indígenas”, indicou Pontes, que disse esperar uma decisão para o começo do próximo ano.


Em julho, a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) estabeleceu a obrigação de consultar os indígenas sobre “planos de investimento ou desenvolvimento de qualquer outra índole que impliquem potenciais afetações ao seu território”.


PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

Promotores de Justiça com atuação ambiental em Minas Gerais, Fernando Cruz, Leonardo Castro Maia, Paula Maia, Marcelo Maffra e Bergson Guimarães, em Quito, no Equador

O Brasil contribuiu no Congresso com as participações temáticas de Fernando Galvão (Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica); Legislação comparada, medidas cautelares ambientais e experiência de quatro países (Alex Fernandes Santiago); Combate ao Crime organizado para pesca e carvão ilegal (Wilson Rocha Assis); a experiência da Secretaria da CITES no combate ao crime organizado da fauna e flora silvestre (Liliane Garcia Ferreira); aspectos teóricos e práticos no combate ao crime organizado (Vânia Tuglio) e atuação do Ministério Público Brasileiro nos projetos hidroelétricos (Felicio Pontes, com participação de Leonardo Castro Maia e Sandra Cureau).

Viajando às suas próprias expensas, os representantes do Ministério Público de Minas Gerais, contou o Congresso ainda com a contribuição nas oficinas de intercâmbio institucional e discussão, com temáticas específicas, de Alex Santiago, Bergson Guimarães, Fernando Cruz, Leonardo Castro Maia, Paula Maia e Marcelo Maffra.


O evento foi encerrado com uma Conferência do Ministro Herman Benjamin, do STJ brasileiro, sobre meio ambiente e jurisprudência. Abordou-se a experiência do Superior Tribunal de Justiça do Brasil, trazendo-se as tantas novidades principiológicas, com consequências práticas, vividas atualmente pelo Direito Ambiental Brasileiro.

Fonte: Coodenadoria da Bacia do Rio Verde